Pesquisar neste blog

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Qualidade de Blogues

A definição de blogues, segundo Alvim (2010) é uma tarefa difícil, pois, a rapidez da evolução das tecnologias e comunicações proporcionaram a explosão de utilizadores desta ferramenta, que permitem a construção de páginas na internet de modo acessível, com a fixação, neste momento, de fotos, textos, vídeos, formando um mundo de interatividade nesta plataforma que vem se apresentando como WEB2.

O surgimento desta fonte informativa, onde qualquer indivíduo pode publicar notícias ou manifestar opiniões requer atenção quanto a sua qualidade ( TECH, apud ALVIM, 2010), além disso, Merlo Vega citado por Alvin (2010) revela que ' Uma fonte de informação só é valida se transporta, em si mesma, informação útil e se a transmite de forma simples”. Alvin (2010) discorrer sobre as características gerais e organização dos blogues e comenta que os o autor é quem tem a liberdade de redigir , decorar, apagar ou não o seu conteúdo.

Com intenção de proporcionar a identificação de blogues com um conteúdo significativo e de qualidade, de maneira próxima as avaliações de sites, se visualiza formas e parâmetros para a identificação de fonte informativa com veracidade. Critérios com descrição e avaliação de recursos, desenho, organização de conteúdo, meta de informação clareza e precisão são reveladas, porém vejo que nem sempre o autor possa interferir, quando o produto seja de criação pré formatado e cujos conhecimentos do autor não alcance a forma de programação. Avaliação de aspectos técnicos como acessibilidade, funcionalidade, navegabilidade e analise de conteúdo, tornam-se relevantes, porém se inclui novos itens como autenticidade, a integralidade, conservação e a credibilidade, que vejo ligadas a autoridade do autor e a revelação das fontes de referência que devem ser indicadas em cada artigo, para a identificação de base do fato relato (ALVIN, 2010).

Alvim (2010) propõem um grade de avaliação contento diversos parâmetros como suporte de investigação a determinação de aspectos qualitativos, mas não o fixa como global e deixa aberto as constante evoluções que ocorrem a cada dia.


REFERÊNCIA

ALVIM, Luíza. A avaliação da qualidade de blogues. Disponível em: http://blogs.ua.pt/ergo037/wp-content/uploads/2008/10/tp04.pdf . Acesso em: 31 ago. 2010.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Blogs

   Estou engatinhando neste mundo da Web2, e redes sociais que estão se apresentando. Começo buscando muitos conceitos para formação de meu entendimento e nesta busca encontrei alguns sites e alguns conceitos que me fizeram entender  o que é blog, começando por descobrir que o nome é weblog, que ficou reduzido a blog, e, que tudo que tem registro com frequência tem esta denonominação. Usado a princípio como um diário mas permite a construção de assuntos variados (SOUZA, 2010).
   A Wikipédia (2010) sem dúvida é uma de minhas preferidas na busca de informações e lá encontrei o termo "blogue"  utilizado em Portugal, e creio que, também, aqui deveriamos utilizá-lo, mas  a informação que a página da Wikipédia nos traz é interessante,  pois, referesse a uma estrutura que permite a divulgação de artigos - posts -, comentários ou notícias e  a formato dos blogs, apontando para um tradional, com texto, imagens e links e um formato de microblogging (constituído com textos curtos - acho que tipo este aqui!).
    A leitura destes dois conteúdos, apenas, acenderam uma luz, e abriram curiosidade para outros conceitos que serão explorados, em nova pesquisa e leitura!

REFERÊNCIA

SOUZA, Edney. O que é um blog ou weblog? como fazer/criar um blog? Quer se tornar um blogueiro? Disponível em: http://www.internet.net/blogfaq.php?p=6490966. Acesso em: 30 ago. 2010.

WIKIPÉDIA. Blog. Disponível em: http://pt.wikipédia.og/wiki/blog. Acesso em: 30 ago 2010.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mídias Digitais

Este é meu primério blog construído. Direciona-se a comentários da Disciplina de Informações sobre mídias digitais, do curso de Biblioteconomia da UFRGSul. Por certo estou engatinhando, mas penso que terei a ajuda e contribuição de muitos que já armazenam conhecimentos na construção de um blog. Inclusive se tiverem alguma instrução em HTML a ser incorporada, estou sensivel!
Mídias Digitais, o que são? Foi a primeira pergunta que me fiz e me lancei na procura junto a Wikpédia, cujo endereço foi lincado, e me surpreende a abrangência e ramificação que a matéria traz ao contexto.
Entendi no primeiro momento que as mídias de armazenamento, cujo foto postei, ao lado, seriam uma boa compreensão, mas vejo que é pouco, ali se resume a alguns suportes de guarda de informação que foram evoluindo ao longo do tempo, existem outros por certo, mas são os que tinha em minha gaveta - um grande disquete de pouca capacidade até uma mini memória e pen drive, uma tecnologia mais recente. Mas a foto, em si, traz um pouco de história e as mídias digitais tem um conexto bem mais amplo.