Pesquisar neste blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

SEBOS EM PORTO ALEGRE COMO AGENTES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO – projeto -

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação

 

 

Rogerio Carlos Petrini de Almeida

 

 

 

 

 

 

 

SEBOS EM PORTO ALEGRE COMO AGENTES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Porto Alegre

2010


 

 

Rogerio Carlos Petrini de Almeida

 

 

 

 

 

 

 

SEBOS EM PORTO ALEGRE COMO AGENTES CULTURAIS: UM ESTUDO DE CASO

 

 

Trabalho de avaliação parcial da Metodologia da Pesquisa Aplicada a Ciência da Informação (BIB03060), FABICO / UFRGS, ministrada pela Professora Ana Dalla Zen. E-mail: rogério_petrini@hotmail.com.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Porto Alegre

2010

 

SUMÁRIO

 

 1

INTRODUÇÃO 

4

 

1.1

Definição do Proplema

5

 

1.2

Objetivos

5

 

1.3

Definição dos termos

5

 

 2

REVISÃO DE LITERATURA

7

 

3

METODOLOGIA

8

 

3.1

Abordagem e tipo de pesquisa

8

 

3.2

População e amostra

8

 

3.3

Instrumentos e técnicas de coleta dos dados

8

 

3.4

Procedimentos de coleta dos dados

9

 

3.5

Plano de análise e apresentação dos dados

9

 

3.6

Estudo-piloto

9

 

4

CRONOGRAMA

10

 

5

PREVISÃO DOS RECURSOS NECESSÁRIOS 

11

 

 

REFERÊNCIAS

13

 

APÊNDICE - questionário

14

 

 

1 INTRODUÇÃO  

 

            Porto Alegre é a Capital do Rio Grande do Sul, Estado Federativo de muitos leitores. A Capital com uma população de 1,5 milhões de habitantes tem uma rêde de distribuição de livros espalhados em diversas livrarias de novos e usados, que se reúnem no início de novembro, de cada ano, em bancas distribuídas na Praça da Alfândega, com a finalidade de aproximar o livro do público em geral.

             O Centro de Porto Alegre tem uma concentração de livrarias de livros novos e de livros usados, estas chamadas de “sebos”, situadas especialmente nas Ruas Riachuelo e General Câmara, a primeira também abriga um evento de rua, aos sábados, organizados pelos livreiros, donos de sebos.

            Os sebos como se sabe são os estocadores de livros usados e estão no cotidiano da cidade, como um fomentador da cultura e da leitura, e, na atualidade passam por transformação e adequação impostas pelas novas tecnologias, como veremos pelo presente trabalho.

            Reunir e analisar as informações a respeito destas livrarias, doravante denominadas apenas de “sebos”, passa a ser o objetivo desta pesquisa, que pretende verificar através de questionários e entrevistas: como são estes ambientes, como é o atrativo aos leitores, quais os tipos de clientes – comprador e vendedor, como divulgam obras, preservam o livro, e, se de fato são contribuidores para a longevidade do livro e da disseminação da leitura e da cultura.

            O mundo digital alcança o mundo dos livros em suporte em papel, existindo atualmente, centenas de obras em meios eletrônicos. Como o livreiro de sebos vê este enfoque, também será bordado com a visão de ver o comportamento do leitor seu consumidor, mediante a esta possibilidade de ter alguns títulos, nesta modalidade.

            Por fim revelar se é relevante a contribuição dos sebos na formação da cultura local como disseminadora de livros é tema geral deste trabalho.

1.1         Definição do Problema

 

Os sebos localizados na capital porto alegrense são ou não são fomentadores do livro e da leitura, questionamento a ser respondida por esta pesquisa, pois, visiona-se a existência do livro em suporte de papel por um período bastante longo e têm-se na atualidade outros instrumentos de disponibilização de livros, como meios eletrônicos em CD, internet e outros drivers, que sugerem a extinção dos sebos e livrarias nos moldes que conhecemos nos dias atuais. Por outro lado verificar se os interesses comerciais poderão obscurecer estes ambientes e afastar os amantes da leitura da proximidade e facilidade do livro em papel, complementa o vazio a ser respondido.

 

1.2      Objetivos propostos

 

 Identificar entre os usuários, qual a preferência de leitura.

 Avaliar junto aos usuários e donos de sebos os motivos da procura de livros usados.

 Analizar a influência de novas tecnologias no comportamento dos usuários e dos donos dos livreiros.

Analisar o comportamento dos usuários em suas preferência, frequência e demais prazeres ou não no convívio com o sebo.

            Reunir informações a respeito do acervo, com relação a estoque de livros raros, usados e novos.

 Com os objetivos propostos pretende-se avaliar se os sebos em Porto Alegre são agentes culturais difundidores da leitura e preservadores do livro.

 

1.3  Definição de Termos

 

            Sebo: Em quarta definição do dicionário Michaelis (2010), tem-se que é “Lugar onde se vendem livros usados; casa de alfarrabista; caga-sebo”. Como casa de alfarrabista se tem como casa de indivíduo que lê, coleciona ou vende livros antigos ou usados. Definições  que devem ser assimiladas neste contexto.

            Leitor: qualquer pessoa que lê e neste conjunto que tenha interesse da aquisição de livros para a leitura ou pesquisa.

            Livreiro: fica entendido que é o proprietário da loja onde se vende os livros.

            Usuário: neste trabalho fica compreendido que usuário é a pessoa que freqüenta os sebos, com alguma finalidade, seja de compra,  de consulta, procura, de venda ou apenas de visita.

2 REVISÃO DA LITERATURA  

 

Neste capítulo se apresentará um breve histórico dos sebos no Brasil e o estabelecimento teórico com o objeto da pesquisa.

A literatura não é tão abrangente a respeito dos sebos e sua história, entretanto a internet é um grande mecanismo propagador e neste ambiente temos  artigos e notícias que trazem o histórico a respeito do surgimento deste segmento (GOJABA, 2010), registros  que  serão base fundamentais para argumentação teórica e fundamentação deste trabalho que ora pode ser visto como uma pesquisa exploratória, pois se constata que as pesquisa sobre este segmento são escassas ou pouco difundidas.

 

Artigos como: O Discreto Charme dos Sebos (MATTA, 2010) e Os Sebos chegaram a Internet (PIAZZA, 2010), contribuirão para apuração da preferência e tendências dos usuários e verificação se os sebos são agentes propagadores da leitura.

 

2.1 Breve história do início dos sebos no Brasil

 

          Os sebos começaram a surgir no Brasil na sewgunda metadade do século XIX, durante o Império, quando as primeiras máquinas de impressão foram importadas. Na época, já existiam 10 livrarias dde livors novos em Salvador BA, enquanto que esse numero se aproximava de 50 no Rio de JANEIRO. Com crescente demanda da necessidade de trocar e vender livros antigos, o número de sebos foi crescendo a partir de então (GOJABA, 2010).

 

2.2. O relacionamento do usuário com o sebo.

 

            Cavendon e Stefanowski (2010), em seu artigo relatam uma pesquisa junto a sebos de Porto Alegre, cujo objetivo era de verificar como o humor e o riso podem evidenciar, por meio das relações estabelecidas entre o proprietário, clientes e fornecedores, a identidade de um sebo. Os resultados mostram que as relações dentro da livraria vão além da esfera comercial.

 

            Em novo artigo Cavendon, ET AL. (2010) desvendam que os bibliófilos extrapolam a visão funcional da compra dos livros evidenciando a sociabilidade e reações emocionais ligadas ao consumo: revela um universo consumidor com características extremas, no que tange a propriedade simbólica dos bens.

 

             O gosto pela leitura, de como e quando a leitura se da por fluição e o perfil do bom leitor são óticas do trabalho de Almeida, villarta_neder e dias (2010).

 

             Portanto ao se constatar que o usuário dos sebos tem suas características gosta de leitura e se envolve com os sebos tem-se o interesse de se buscar este relacionamento com base nas pesquisas já efetuadas e apurar se os sebos são agentes culturais e promovem a divulgação dos livros.

3. METODOLOGIA 

 

Será utilizada a metodologia de pesquisa onde se utilizarão os recursos de meios magnéticos, como o ambiente da internet, a visitação e observação junto aos sebos, a utilização de questionários e entrevista do público freqüentador dos sebos. A proposta é de uma pesquisa quanti-qualitativa sob a forma de um estudo descritivo, restrito a localidade de Porto Alegre - RS.

 

3.1         Abordagem e tipo de pesquisa

 

A pesquisa será descritiva e pretende estabelecer a relação do usuário aos sebos e dos sebos com os novos meios tecnológicos existentes. E com a existência dos livros em suportes em papel e mídias digitais ou virtuais.
A abordagem será mista de uma pesquisa quantitativa, pois pretende verificar a quantidade de acervo de livros comercializados e de usuários interessados, e pesquisa qualitativa, pois se interessa pelo fato das organizações destes livreiros serem uma entidade divulgadora de leitura.

 

3.2         População e amostra

 

Cinco sebos serão tomados como base da pesquisa. Três com mais de um ponto de comercialização. Três em área central Um em Barro  próximo ao centro e outro em bairro mais distante do centro.

 Fica estabelecida a entrevista de 15 pessoas em cada sebo, totalizando 75 abordagens. E Questionário a ser preenchido pelos livreiros donos dos sebos.

Os sebos na pesquisa tornam-se parceiros neste projeto e a solução da busca de nosso questionamento, para tanto se limitou em quatro o número desta parceria, ficando com os seguintes sebos: Martins, Beco, Rino, Traça, Aldeia, os quatro primeiros por possuírem vários pontos  de atendimento e o último por ser um sebo de bairro. É interessante ressaltar que tais sebos utilizam o mundo virtual para distribuir seus produtos, sendo que um deles possui site próprio e os outros têm parceria de software terceirizado.

Deve-se considerar o usuário – freqüentador ou comprador eventual do sebo - escolhido aleatoriamente que será um elemento de importância na obtenção de respostas para esclarecimento do questionamento feito.

 

 

3.3         Instrumentos e técnicas de coleta dos dados

 

Serão utilizados dois tipos de instrumentos: um direcionado ao livreiro e outro para entrevista ao usuário do sebo.

Serão feitas observações e anotações de atendimento ao público freqüentador em horários aleatórios.

 

3.4         Procedimentos de coleta dos dados

 

Os dados serão coletados pelo pesquisador de forma presencial, preferencialmente atuando na coleta de dados diretamente junto ao público freqüentador dos sebos e entregando os questionários diretamente aos livreiros.

 

3.5         Plano de análise e apresentação dos dados

 

Os dados quantitativos serão distribuídos em tabelas ora individuais por sebos ora em conjunto de sebos, para permitir uma visualização dos resultados. Os dados qualitativos serão apurados via os instrumentos de questionário junto ao público e via observação junto aos espaços físicos dos sebos, organização e atendimento ao usuário.

 

O estudo deverá ser submetido a apreciação de três usuário de sebos e a três livreiros e a validade dos instrumentos, deverão ocorrer sob olhar de especialistas da área.

4 CRONOGRAMA 

 

           

 O projeto para atingir seus objetivos está delineado no seguinte cronograma, prazos que requerem atenção e dedicação para serem cumpridos  no tempo proposto.

 

ATIVIDADES

 

 AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

Revisão do projeto

xxxx

 

 

 

Pesquisa bibliográfica

 

xxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxx

Xxxxx

Formulação de questionário

 

xxxx

 

 

Coleta dos dados -entrevistas

 

 xxxxxxxxxxx

xxxxx

 

Redação do  relatório

      

          xxxxxx

xxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxx

Defesa

 

 

 

                              x

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

GOJABA. História dos sebos no Brasil. Disponível em: <http://sebos.gojaba.com/2009/10/historia-sebos-brasil.html>. Acesso em: 08 junh. 2010.

MATTA, Luis Eduardo. O discreto charme dos sebos. Disponível em: <http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=1531>. Acesso em: 08 jun. 2010.

MICHAELIS. Sebo. Disbonível em: <http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=SEBO> Acesso: 22 jun. 2010. B

 

PIAZZA, Bernardete. Os sebos na internet. Disponível em: <http://portugues.agonia.net/index.php/article/13902601/index.html>. Acesso em: 08 jun 2010

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Questionário

 

 

LOJA:

  ( ) Centro     ( ) Bairro      Acervo aproximado:

                                          Cadastrado na internet em %:

Usuário:  Masculino ( ) Feminino ( )  

 Idade: até 20 (  )  de 20 a  30 (  ) de 30 50 n( ) Mais de 50 ( )

 

Compra de livros: Novos ( ) quantos ao ano (    )

      Usados ( )  quantos ao ano (     )

 

Preferências de leitura: Romance ( ) Ficção científica/ futurista

                                      Literatura Classica (  )

                                      Didáticos  1 grau  (  ) 2 Grau ( )

                                      Técnicos (  ).

                                       Obras raras (  )

 

Quantas vezes  procura os sebos ao ano:  (   )

 

Revende os livros? S ( ) N ( ).

 

Consulta  ou Utiliza a informação do livreiro para a compra de livros? S ( ) N ( ) – Sempre:  ( ) às vezes: ( ).

 

Utiliza a internet para: Consulta de títulos: S ( ) N ( )

                                    Compras: s ( ) n ( ).

                                  

                                   Leitura de livros virtuais: S ( ) N ( )

                                   Leitura total ( ) Parcial ( )  Resumo ( )

                                  

Quantos livros virtuais leu (completo) nos últimos 12 meses:  01 ( ) 2 a 5 ( ) 5 a 10 ( ) mais de 10 ( )

 

Não tenho acesso a internet: ( ) 

Desconhecia a existência ou apenas ouviu comentários a respeito de livros em meios eletrônicos: ( )

Teve acesso a livro em mídias eletrônicas tipo CD: S ( ) N ( )  Leu: S ( ) N ( ).

 

Comentário a respeito do ambiente do sebo freqüentado:

 

De outros sebos:

  

Do uso de livros usados:

 

Do livro digital.

           
Relação de sebos de Porto Alegre – RS.

 

Sebo Calvero

Teresópolis, Porto Alegre Telefone(s): (51) 9192-1744 - (51) 3273-4156


Sebo Só Ler

Rua dos Andradas, 870 Centro, Porto Alegre Telefone(s): (51) 3084-6791

Lupel Papelaria

Rua Doutor Armando Barbedo, 332 - Loja 4  Tristeza, Porto Alegre Telefone(s): (51) 3222-7976

Imaginário Livraria e Sebo

Avenida Benjamin Constant, 316  Floresta, Porto Alegre Telefone(s): (51) 3340-9135

Balaio Digital

Rua Coronel Massot, 1553  Cristal, Porto Alegre Telefone(s): (51) 3267-1920

Sapere Aude Livros

Rua Lopo Gonçalves, 33  Cidade Baixa, Porto Alegre Telefone(s): (51) 3221-0203

Livraria Província

Rua Riachuelo, 1511  Centro, Porto Alegre Telefone(s): (51) 3018-1252

Livraria Província

Rua Riachuelo, 1316 Centro, Porto Alegre  Telefone(s): (51) 3018-1248

Livraria Scriptorium

Rua Uruguai, 35 - Sala 421  Centro, Porto Alegre Telefone(s): (51) 9393-0826

Época Som

Avenida Borges de Medeiros, Viaduto Otávio Rocha Loja 10  Centro, Porto Alegre  Telefone(s): (51) 3221-0721 


Livraria Nova Roma

Rua General Câmara, 394Centro, Porto Alegre Telefone(s): (51) 3013-4535

Ábaco Livros

Avenida Osvaldo Aranha, 426  Bom Fim, Porto Alegre Telefone(s): (51) 3212-2422 - (51) 3226-3318

Brik dos Livros

Avenida Júlio de Castilhos, 347 Centro, Porto Alegre Telefone(s): (51) 3224-5664 

Magnólia Livros

Categorias: Livrarias / Sebos

Livraria Sapiens

Rua Coronel Vicente, 527 Centro, Porto Alegre Telefone(s): (51) 3225-9662

Martins Livreiro

Rua Riachuelo, 1291  Centro, Porto AlegreTelefone(s): (51) 3226-7779 - (51) 3028-1133

Livraria Martins

Avenida Alberto Bins, 900 Centro, Porto Alegre Telefone(s): (51) 3226-8697

Livraria Mosaico

Rua Riachuelo, 1264 Centro, Porto Alegre Telefone(s): (51) 3221-5553

Livraria Londres

Avenida Osvaldo Aranha, 1182  Bom Fim, Porto Alegre Telefone(s): (51) 3312-4582 - (51) 3311-4886 

Beco dos Livros

Rua dos Andradas, 697 Centro, Porto Alegre Telefone(s): (51) 3018-1250

Livraria Nova Roma

Avenida Independência, 56  Independência, Porto Alegre Telefone(s): (51) 3012-0797

Traça Livraria e Sebo

Avenida Osvaldo Aranha, 966 Bom Fim, Porto Alegre Telefone(s): (51) 3311-0044 

Livraria Sapiens

 Avenida Júlio de Castilhos, 325 Centro, Porto Alegre Telefone(s): (51) 3227-8777