Pesquisar neste blog
segunda-feira, 22 de abril de 2019
sexta-feira, 29 de março de 2019
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019
Uma casa de Pedra - Memória em um Bairro - Ipanema
Uma casa de Pedra - Memória em um Bairro - Ipanema
Esta é uma casa construída com pedras cortadas de forma retangulares e quadradas, uma construção anterior a década de 1970, pois até aí vai minha recordação, não procurei pesquisar a data exata, mas sim o fato de ali estar e ainda compor o cenário do Bairro Ipanema, ainda hoje, em 2019. Ali residia o Sr. Hugo e família, propriamente onde se avista a janela, pois do outro lado existia um armazém de secos e molhados que abasteceu a população com gêneros alimentícios, por algumas décadas. Hoje continua sendo um ponto comercial e abriga um restaurante. O que chama a atenção é construção com o uso de pedras cortadas. Eu diria uma construção rara nos dias de hoje. O prédio esta localizado na avenida Tramandaí 225, em frente a Praça Sen. Alberto Pasqualini. Não muito distante, na esquina oposta formada pela Rua Casino, se encontra outro prédio construído igualmente em pedras cortadas,que remonta a mesma época, era a residência do Sr. Izaque (não sei qual a grafia correta, lembro apenas do nome), e seu armazém.
A foto foi tirada com a máquina do celular samsung j4.
Posteriormente vou publicar uma foto da construção onde residia o Sr. Izaque.
Lembro de outra construção em paralelepípedos já na esquina da avenida Tramandaí com a Rua Ipanema, hoje Déa Coufal, mas tal prédio foi destruído para dar lugar a um posto de combustível que ainda existe.
O bairro se transforma e apaga alguns vestígios de construções antigas substituídas por novos interesses.
Em 11.2021, passei pela frente do prédio e percebi que não havia mais o telhado era o início do fim, a desconstrução. A memória ficará em fotos.
terça-feira, 26 de fevereiro de 2019
Prédio do atual Memorial do Rio Grande do Sul
Memorial Do Rio Grande do Sul (Click para obter informações do Memorial)
Uma foto tirada do Prédio, em 2016, durante o evento Noite dos Museus que ocorreu em Porto Alegre.
Prédio construído em 1910 e abrigava o antigo correios e telégrafos da cidade.
Prédios antigos Porto Alegre -Rua General Auto
Prédios antigos Porto Alegre -Rua General Auto
Conjunto de prédio situados na Rua General Auto - Porto Alegre.
Um conjunto de prédios que merece uma revitalização. Tirei esta foto em 2015 em uma caminhada para algum destino que hoje não me lembro, mas me chamou atenção, por algum motivo. Talvez, por ver em países europeus, o cuidado que eles tem em preservar o antigo como parte de sua história.
Prédios Antigos Rua Duque de Caxias e Alto da Bronze
Prédios Antigos Rua Duque de Caxias e Alto da Bronze
Um postagens de alguns prédios que achei interessantes pela arquitetura e por resistirem ao tempo e aos avanços econômicos modernistas.
Não destaco suas características nem tampouco os localizo com exatidão, mas procuro instigar a sua observação e massagear a memória sobre os tempos idos e acontecidos.
Ao andar pelas Ruas de Porto Alegre, neste caso me fixei a Rua Duque e Alto da Bronze, digo Praça General Osório, pois assim é conhecida hoje, e não no passado como era chamada de Alto da Bronze. Que interessante pois já os remetemos ao passado tal e qual aos prédio que podem ser contemplados.
São apenas alguns dos prédios que a rua abriga. Talvez guardem muitas histórias como as do Castelinho do Alto da Bronze ou lembranças de alguma realização. Porém para mim é bom caminhar pela rua e saber que ali já caminharam muitos sonhos e ando onde andaram muitos no passado.
Assinar:
Postagens (Atom)