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sábado, 30 de outubro de 2010

OS CINCO PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS

OS CINCO PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS


Rogerio Carlos Petrini de Almeida
Prof. Juliano Machado de Magalhães
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnologia em Processos Gerenciais (Turma 2831) – Gestão de Pessoas
26/05/08


RESUMO



O presente conteúdo tem por objetivo expressar o princípio da gestão de pessoas, comentando resumidamente cada processo. Baseia-se em artigos da Internet e no caderno de estudo de Gestão de Pessoas, fornecido pela UNIASSELVI. Por fim vem a concluir que: prover, aplicar, manter, desenvolver, monitorar, são essenciais para uma obtenção de uma mão-de-obra que levem a organização ao sucesso da execução de suas tarefas.


Palavras-chave: Gestão de pessoas; Processos; Recrutamento

1 INTRODUÇÃO



O artigo do SEBRAE/PB (2004) relata em sua introdução que o sistema de Gestão de Pessoa “fundamenta-se no conceito de competência, entendidas estas como conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, que se manifestam por resultados observáveis e que viabilizam uma performance superior” e como parte comum neste tema tem-se como instrumento o planejar, organizar, desenvolver, acompanhar e avaliar as competências vias os processos ora descritos.

Os cinco processos descritos no presente texto são inter-relacionados e interdependentes e formam o ciclo da gestão de pessoas, onde qualquer alteração ocorrida provoca influência nos demais (RIBEIRO, 2007, p.65).

Pode-se afirmar que a essência de uma organização empresarial ou associativa são seus componentes humanos, que se pode generalizar como força de trabalho. Para o sucesso da organização e o bem estar social do seu grupo é indiscutível a aplicação dos processos de gestão de pessoas independente de formas mais apuradas ou não.


2 PROVER

O processo de provisão fica enumerado em primeiro plano, pois, um de seus principais objetivos é munir a organização de pessoas através do recrutamento e seleção de pessoa, que virão a compor a força de trabalho da organização (RIBEIRO, 2007, p.30).

O “prover” recursos humanos, implica em planejar quantitativamente e qualitativamente o recurso a ser buscado no mercado, onde está disponível a mão-de-obra. É importante que siga a política de provissionamento estabelecida pela organização.

O provissionamento acontece por recrutamento de forma interna ou externa e via recursos de Internet, mais recentemente.

O recrutamento de forma interna tem a busca de força de trabalho, para preencher lacunas ou novos postos, dentro do grupo de pessoas da própria organização, apresenta-se a técnica de escolha ou enquadramento pelo perfil do funcionário e por fim a indicação de chefias. Este recrutamento tem suas vantagens – no menor custo e na segurança da seletividade do público, e desvantagens: que fica na adequação da nova função e na manutenção do mesmo grupo humano na organização, não renovando pensamentos. De qualquer forma o recrutamento deve manter clareza e justiça na seleção (RIBEIRO, 2007, p 66,67)
O recrutamento de forma externo, oposto da forma interna, procura a força de trabalho no mercado disponível, empresas, universidades escola e assim por diante. Requer, também, clareza e justiça no processo seletivo. A organização pode buscar estas pessoas através de agências de emprego, anúncios em meios de divulgação e outros canais (RIBEIRO, 2007, p 71 e72).

O recrutamento utilizando os recursos da Internet é um processo recente e facilitado pelos recursos da própria internet e informática. Deve-se considerar os sites e currículos lá publicados observando a sua credibilidade e veracidade.

3 APLICAR

O processo de aplicação tem como principal objetivo à descrição dos cargos que a organização tem por objeto descrever detalhadamente a atividade e as responsabilidades e requisitos técnicos de cada cargo exercido na organização. A finalidade é que o ocupante do posto venha saber sua função, que seja enquadrado corretamente na função e que tenha controle em seu desempenho (RIBEIRO 2007, p.31).


4 MANTER

O processo de manutenção tem como principal pauta a remuneração; os benefícios voltados ao trabalhador e a empresa; a higiene e segurança no ambiente de trabalho; relações com os órgãos de categoria. Este manter está voltada à permanência da pessoa na organização, mas uma constância provocada pela motivação e estar feliz com as condições de trabalho (RIBEIRO 2007, p.31).


5 DESENVOLVER

O processo de desenvolvimento em sua principal pauta tem o Treinamento, que “significa o preparo da pessoa para o cargo” e ao Desenvolvimento que “é o preparo da pessoa para a vida e pela vida” ( CHIAVENATO, 2002, apud INTERATIVA,2008).

Assim, o Treinamento e o Desenvolvimento tem como objetivos, entre muitos:

- Ao preparo das pessoas para a execução das tarefas;
- A provocar a mudança das atitudes das pessoas;
- Desenvolver novas habilidades;
- Transmitir informações;
- Desenvolver conceitos;
- Aumentar a produtividade;
- Melhoras a comunicação e relacionamento inter-pessoal (INTERATIVA, 2008).


6 MONITORAR

Sob o processo de monitoramento estão todas as atividades de controles voltadas à gestão de pessoas. Controle de resultados - resultados do aproveitamento e custos dos funcionários; resultados – hierarquias, regras, assiduidade. São os controles que permitem avaliar os resultados obtidos na gestão de pessoal (RIBEIRO, 2007, p.32).

5 CONCLUSÃO
Os processos de provissionamento, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento, são processos fundamentais ao processo Gestão de Pessoas, e, estes processos estão interligados, um influênciando no relacionamento do outro.
Uma organização não existe sem a presença de pessoas, mas de pessoas aptas e motivadas a conduzir seus objetivos.

Cabe a Gestão de Pessoas da organização providenciar a força de trabalho a ser disponibilizada para a execução das tarefas, onde se pode concluir que o envolvimento dos cinco processos vistos são essenciais na composição desta força de trabalho em qualquer organização.


6 REFERÊNCIAS

INTERNATIVA. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Disponível em: < http://internativa.com.br/artigo_rh_03.html> Acesso em: 21 mai. 2008.

RIBEIRO, E.I.B. Caderno de estudos gestão de pessoas. Indaial: Asselvi, 2007. Unidade 2 e 3.

SEBRAE/PB. Sistema de gestão de pessoas SGP– manual de políticas e procedimentos. Disponível em: http://www.sebraepb.com.br/sebrae_paraiba/sgp/manual_politicas_procedimentos.pdf. Acesso em: 21 mai. 2008.

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