Um exemplo de conhecimento tácito e conhecimento explícito baseado no texto “De dar inveja à Fidel”
Rogerio Carlos Petrini de Almeida[1]
O presente trabalho tem a finalidade de identificar a aplicação de conhecimento tácito e de explícito, no texto “De dar inveja em Fidel”, inicialmente se procurou em conceituação de conhecimento tácito encontrados com alguma facilidade em dicionários e textos da internet, resumindo aí temos: tácito – do latim – não expresso por palavras; adquiridos ao longo do tempo da vida; intrínseco e inerente a habilidade da pessoa, ligado a pessoa, com base nestes princípios destaca-se do texto os seguintes trechos: . “O escritor, por sua vez, era um admirador dos charutos produzidos manualmente por Menendez, na pequena fábrica da Menendez & Amerino,” [.....]“A produção é totalmente artesanal, do plantio à confecção, exatamente da mesma forma que o pai de Félix, Alonso Menendez, fazia em Cuba até a tomada do poder por Fidel Castro.” ; [...] “a secagem das folhas de fumo é feita uma a uma e o processo de fermentação é acompanhado pessoalmente pelo diretor da fábrica, Arturo Toraño. Primo de Félix” [...]. A primeira e segunda colocação evidência o conhecimento tácito pela manifestação de conhecimento da pessoa na produção e no plantio manual, conhecimentos intrínsecos que lhe permitem um reconhecimento nesta produção artesanal; e podemos dizer que a admiração aos charutos também emana conhecimento próprios da pessoa, na terceira citação vê-se que o processo é acompanhado pessoalmente pelo Senhor Aturo o que ressalta a pura manifestação do conhecimento adquirido ao longo dos anos, tácito. A secagem das folhas já pode nos induzir ao conhecimento explícito – do latim: formal; é aquele claro, regrado, facilmente comunicado, pode ser formalizado em texto, desenho.
Ainda para destacar o conhecimento explícito retira-se do texto a seguinte passagem: “conquista é um tipo peculiar de fumo desenvolvido nos últimos dois anos em parceria com a escola de agronomia da Universidade Federal da Bahia. A planta usada nos charutos da empresa é uma variante obtida de cruzamentos de variedades cubanas com brasileiras.”; de onde se percebe que a demanda produz conhecimentos formalizados, regrados, registrados e que podem ser seguidos sem perda de conhecimento, ao contrário do tácito que está contido na pessoa e com ela se perde.
Para se relacionar o conhecimento tácito e o conhecimento explícito busca-se o seguinte episódio: “A região do Recôncavo Baiano é, no território brasileiro, a que mais se aproxima em condições climáticas e de solo à principal área produtora de Cuba, Piñar Del Rio. Mas, mesmo com as semelhanças, é praticamente impossível produzir por aqui habanos como os caribenhos", diz Félix.” O conhecimento explicito identifica a região, condições semelhanças de clima mas o conhecimento tácito do Sr. Felix, registra a dificuldade de se ter um produto igual ao de Cuba.
Resta esclarecer que o conhecimento tácito e conhecimento explícito se completam e relacionam em cada individuo, formando este, talvez, um ser único. O texto bem demonstra exemplificando pelos dados estatísticos, pesquisa, condições climáticas identificadas pelo homem, e por ele registradas, ao mesmo tempo reflete a experiência e conhecimento arraigado nas pessoas da família Menendez.
REFERÊNCIA
Exame.com. De dar inveja a Fidel. Revista Exame. São Paulo Ed. Abril, ed. 916. 2008.Disponível em: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0916/noticias/de-dar-inveja-em-fidel-m0156973 Acesso em: 03 set. 2011.
[1] Aluno do Curso de Biblioteconomia – FABICO / UFRGS. Trabalho realizado como pré-requisito para avaliação da disciplina de Gestão do Conhecimento (BIB03225), ministrada pela Professora Maria do Rocio Fontoura Teixeira. Porto Alegre, set. de 2011. E-mail: rogério_petrini@hotmail.com. Blogue - http://rogeriopetrinialmeida.blogspot.com/.
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