UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
Rogerio Carlos Petrini de Almeida
Monumento a Osório: Conservação em metais - Bronze
Porto Alegre
2012
Rogerio Carlos Petrini de Almeida
Monumento a Osório: Conservação em metais - Bronze
Conservações em Metais - Bronze apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina BIB0211- Conservação e preservação de bens culturais, do Curso de Biblioteconomia, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ministrada pela Profa. Jennifer Alves Cuty.
Porto Alegre.
2012
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1 | INTRODUÇÃO | 4 |
2 | O BRONZE | 5 |
3 | CONSERVAÇÕES E PREVENÇÕES EM METAIS | 7 |
4 | O MONUMENTO A GENERAL OSÓRIO | 10 |
5 | O AMBIENTE E A CONSERVAÇÃO DO MONUMENTO. | 12 |
5 | CONSIDERAÇÕES FINAIS | 19 |
| REFERÊNCIAS | 21 |
| FONTE PRIMÁRIA | 22 |
1 INTRODUÇÃO
O presente texto trata do assunto de conservação e preservação de metais, especialmente, o bronze, material muito empregado em escultura de estátuas, bustos, exposto em praça pública.
O objeto escolhido para análise e comparações é a escultura equestre do Monumento a General Osório, localizada na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, cuja escultura em tamanho natural e feita toda em bronze.
O bronze por sua vez é contextualizado, permitindo que se tenha uma noção de sua estrutura metálica e as condições de risco que promovem sua depreciação, ainda se comenta as técnicas de limpeza de sujidades sem que lhe cause danos.
O monumento esculpido tem evidenciada sua história, que relata aspectos de sua criação e localização.
Através de imagens fotográficas, se demonstra o monumento em seu ambiente, a céu aberto, imagens de recente ação de conservação, sobre as quais se produzem comentários.
O texto é finalizado com a nítida conclusão de que metais, mesmo que possuam grande durabilidade, devem ter cuidados e precauções nas ações de conservação e restauro, para não ocorrer perda em seu valor cultural.
2 O BRONZE
Segundo a Wikipédia (2012), o bronze é uma liga metálica que ocorre entre dois metais: o cobre e o estanho este com um percentual entre 2 a 11%, admitindo outros metais, com proporções variáveis, tais como o zinco, níquel e chumbo. A liga acontece em forno de alta caloria alimentado por carbono e é realizada para se obter uma dureza maior que a do cobre. É bastante utilizado em escultura face a sua resistência estrutural e a não corrosão atmosférica e devido a sua facilidade de fundição e de moldagem e acabamento. Quando polido tem aparência de amarelo-ouro.
O emprego do bronze remonta a antiguidade e foi empregado por diversas civilizações.
Foto http://www.bronzemetal.com.br/Produtos.aspx?lan=br
Atualmente o bronze é empregado em diversas áreas e com diferentes ligas, que apresentam resistência a corrosão, por exemplo: bronze alumínio, bronze fosforoso, bronze grafitado.
Ainda com relação as característica do bronze a Império do Metais (2012) informa;
À medida que aumenta o teor de estanho, aumentam a dureza e as propriedades relacionadas com a resistência mecânica, sem queda da ductilidade. Essas ligas podem, geralmente, ser trabalhadas a frio, o que melhora a dureza e os limites de resistência à tração e escoamento, como está indicado na Tabela, pelas faixas representativas dos valores dessas propriedades. As propriedades são ainda melhoradas pela adição de até 0,40% de fósforo, que atua como desoxidante; nessas condições, os bronzes são chamados fosforosos. Nos teores de utilização usuais, dependendo das condições de resfriamento, a estrutura apresenta uma única fase (alfa), que corresponde a uma solução sólida de estanho em cobre. Os bronzes possuem elevada resistência à corrosão, o que amplia o campo de seu emprego. Freqüentemente adiciona-se chumbo para melhorar as propriedades lubrificantes ou de antifricção das ligas, além da usinabilidade. O zinco é da mesma forma eventualmente adicionado, atuando como desoxidante em peças fundidas e para melhorar a resistência mecânica.
Com relação a este texto, temos a considerar que o bronze, principal elemento metálico empregado na construção do monumento que é objeto deste estudo, ao longo dos anos sofre a ação de agentes que lhe causam alguns danos a exemplo o zinabre proveniente na oxidação do cobre, facilmente observado na foto a baixo. Sua degradação, também, ocorre por ação de umidade, cloretos e sulfatos.
Foto: http://pt.wikipedia.org/wiki/General_Os%C3%B3rio
3 CONSERVAÇÕES E PREVENÇÕES EM METAIS
Os metais de um modo geral quando transformados em um artefato, uma obra, uma peça ou qualquer item de criação humana tem uma grande durabilidade e existência prolongada no tempo, mas não significa que não sofra ações que venha a prejudicar a sua estrutura, ou que não mereça ações de conservação para sua preservação.
Para Paragon (2005) a maioria dos metais sofre a oxidação da tendência de se combinar como ar, um processo lento para o ferro em condições normais de ambiente, porem para outros como o alumínio a ação é mais rápida. Havendo umidade o processo se acelera e a presença de sal ainda é mais agressiva. A presença de água se deve ao processo galvânico. Micro-organismos, também, afetam os metais a exemplo de algas e moluscos. Na tabela que Paragon apresenta o cobre, latão e bronze tem baixo potencial de corrosão. Para ele a prevenção e o combate dependem de cada caso e aponta a aplicação de métodos comuns como uso de tintas protetoras e tratamentos superficiais.
Gonçalves, Souza e Froner (2008) comentam “tratamento físicos ou químicos externos, como jateamento de areia ou uso de ácidos, podem causar danos irreparáveis ao monumento, tanto pela ação direta quanto residual [...]” colocando que sua ação prejudicial e aconselhando o desuso na conservação em obras de arte.
Ainda se tem que considerar os dizeres de Theile (2007) a seguir;
Basicamente se corroen los metales, todos los materiales en general se corroen pero los más corroídos son los metales. Esta se produce por agentes corrosivos y se inicia en La superficie del cuerpo. Los tres tipos de corrosión se pueden combinar.
Principales agentes corrosivos:
Agentes corrosivos lentos (grifo nosso):
- Humedad, vapor de agua que hay en el ambiente.
- Aire, oxigeno del aire que tiene propiedades oxidantes.
Agentes corrosivos intensos (grifo nosso), el ataque es mucho más rápido:
- Ácidos y álcalis, provenientes de las chimeneas
- Salinidad.
Los agentes corrosivos se pueden potenciar (grifo nosso) entre ellos o hay agentes que pueden actuar juntos.
Metal + Medio corrosivo ® Producto de corrosión = Resultado
- Puede ser soluble o no
- Permeable o no
- Puede ser protector o no
- Puede adherirse al medio.
Segundo a CINM (2012) a natureza eletroquímica da corrosão leva a diversas formas de agressão aos metais determinadas por uma série de fatores: ambientais e mecânicos. A identificação da forma é vital para se traçar planos de prevenção e de controle e proteção do elemento. Classifica a corrosão como: Corrosão generalizada que afeta toda a superfície do metal e se traduz em uma perda de espessura; Corrosão localizada afeta uma parte limitada da superfície metálica e provoca a formação de cavidades; Corrosão seletiva produz a dissolução preferencial de uma determinada parte do metal ou sobre o metal mais frágil. A prevenção pode ocorrer por aplicação de barreias inerte como a pintura, a utilização de métodos de proteção catódica ou anódica, bem como os ajustes no meio eletrólito ou corrosivos da química, a aplicação de inibidores específicos para controle de corrosão, além da aplicação de sistemas anti-corrosivos.
Dentre os vários tratamentos que se pode empregar para a conservação do metal, destacou-se para o bronze os apontamentos de Rodrigues (2010), por se entender pouco agressivo.
Rodrigues(2012) recomenda para peças de bronze suja ou manchadas: imã, sabão neutro, água morna, panos de camurça e escova macia. O imã é para certificar-se sobre o material, aplicado o irmã, se não aderir ao material a peça não é bronze porque o bronze não é magnético. Usando o sabão e água morna com o pano molhado limpe a superfície o escovamento deve ser empregado nas partes que necessite de maior limpeza ou que tenha sujeira acumuladas, após a limpeza a peça deve ser seca e lustrada com pano seco. Cita que em alguns casos a peça pode estar com uma camada de verniz e que soluções abrasivas poderão ser empregadas, porém com o cuidado de não danificar o bronze.
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Thiele (2008) recomenda entre outras coisas que a patina do bronze seja mantida para preservar a cor e característica do objeto. Na limpeza aponta para algumas técnicas, como a utilização de produtos químicos como tarnishield aplicado suavemente e com cotonetes, enxaguamento com água destilada e secagem com ar, dependendo do objeto pode ser utilizado água destilada e álcool. A limpeza ultra-sônica aplicada com parâmetros técnicos uma vez que é uma ação mecânica em alguns casos o emprego do lápis ou uma fibra de vidro sem utilização de produtos químicos são utilizados. Após a limpeza o objeto deve ser protegido por uma laca acrílico como Palaroid acrescentando-se uma camada de cera.
Alguns ensinamentos populares conduzem ao uso de vinagres, detergentes de cozinha, com utilização de água quente, limão, sal, pasta de dente, esfregão de aço. Observa-se que alguns elementos são ácidos outros abrasivos, e a melhor maneira de se escolher o melhor método é a busca de informações junto a especialistas da área
4 O MONUMENTO A GENERAL OSÓRIO
Segundo o site da Prefeitura de Porto Alegre, o Monumento a General Osório foi instalado no centro da Praça da Alfândega , em 1923 [sic], em bronze, obra de autoria do escultor Leão Veloso e possui em seu entorno um espelhamento de água e chafariz.
Foto do site portoalegre.rs.gov
A Wikipédia relata que o Monumento ao General Osório localizado na Praça da Alfandega – Centro de Porto Alegre-RS -, foi erigido em homenagem a Manual Luiz Osório (1808-1879), Marques do Herval, patrono do exército brasileiro. O escultor carioca Hidegardo Lerão Veloso foi o vencedor do concurso com este fim, e em agosto de 1933 foi inaugurada. Em 1966 um vendaval derrubou a estátua que foi restaurada e devolvida ao seu lugar. Está sobre uma base de granito, cujas laterais possuem inscrições de frases de autoria do general.
O rio de janeiro possui uma Estátua equestre do General Osório, localizada na praça XV de Novembro – Centro, inaugurada em 1894 (PACINI, 2012).
Foto http://www.jblog.com.br/rioantigo.php?itemid=26947
O Monumento tem 8 metros de altura e pesa 5.700 quilos, sendo o pedestal de granito
5 O AMBIENTE E A CONSERVAÇÃO DO MONUMENTO.
É importante se observar o ambiente que abraça o objeto, o local ao seu entorno e a situações de desgaste e riscos que o objeto estudado está propenso.
Neste texto recortamos a época atual, porém considerando a historia do objeto, no caso a Estatua do Monumento a Osório que está sendo restaurada e sofrendo uma ação de limpeza e revitalização, bem como toda praça ao seu redor sofre uma remodelação.
O Monumento em bronze está exposto a céu aberto e sobre ele ocorre todo o tipo de intempéries, não descartando ações de vândalos e toda a espécie de poluição.
A seguir comentar-se-ão algumas fotos considerando ações que podem incidir sobre a conservação do objeto feito em liga metálica bronze:
http://portoimagem.files.wordpress.com/2011/06/imagem70245.jpg?w=600&h=400
Foto da Porto Imagem, registrando a remodelação que a praça da Alfanda está sofrendo, isto ocorre desde 2009 até a presente data, Amparado pelo Projeto Monumenta. Os efeitos desta remodelação sobre os objetos em bronze especialmente a este Monumento são diversificados, a ação da água, frio calor, poeira são intensos, face a grande concentração de atividades de construção cívil, de trânsito de materiais para colocação e remoções.
Deve-se observar que os Monumentos não estão protegidos e sofre ação direta de ações de desgastes provenientes de seu entorno, além de risco a danos em sua estrutura.
Foto 1 do autor – 10.04.12 - Tapume com identificação do escultor restaurador, visão do poço para lâmina de água.
Foto 2 – do autor – 10.04.12 -Aplicação de verniz – corda de segurança envolvendo a estátua.
Restauração do Monumento onde se observa na primeira foto a identificação do escultor Gutê – Carlos Augusto da Silva, encarregado da restauração do Monumento.
Na segunda figura, há uma aplicação de uma pintura, onde a pessoa, sem máscara, aplica um verniz, e está sobre andaime frixado no rabo do cavalo ou envolta da estátua, podendo provocar danos na estrutura em caso de desmoronamento.
Foto 3 – do autor – 10.04.12 - Aplicação de verniz.
Foto 4 do autor – 10.04.12. Visão do entorno – céu aberto – vegetação – altura – condições do andaime.
Foto 5- do autor – 10.04.2012 - Restauração do espelho d'água em seu entorno.
Foto 6 – do autor -10.04.2012. Polimento do bronze - para destacar partes da estátua.
Foto 7 do autor – 10.04.2012 - vista lateral- Gute -
Conforme informação obtida junto ao Sr. Gutê, a limpeza do Monumento foi promovida com Ácido muriático e com escovamento com escovas de aço em certas partes aplicando outros ácidos – mais fortes para remoção de toda a sujeira e zinabre existente na estátua, um trabalho que demandou cerca de dois meses. A remoção e polimento realizado em certas partes foram executados para que se destacassem detalhes como os botões, o peito do cavalo, os desenhos da sela etc.
O ácido muriático conforme especificação da DIPIL (2012) produz efeitos adversos à saúde humana e efeito prejudicial ao meio ambiente, especialmente a vida aquática e perigos físicos/químicos: Ácido Forte: Evitar seu contato com metais, pois há risco de ocorrer evolução de gás hidrogênio que, em contato com o ar, pode resultar em fogo e explosão, se houver ignição. É corrosivo.
O zinabre ou verdete á camada de cor azul esverdeada que ocorre sobre a superfície do metal ou liga que contém cobre a oxidação acontece quando exposta ao ar úmido contendo gás carbônico (WIKIPÉDIA, 2012).
Outra observação que se deve realizar é em relação às condições que esta acontecendo a ação de conservação e restauração do Monumento, é executada em meio a um canteiro de obras, com plena ação de poeira e fuligens provenientes de seu entorno. Neste ponto um tapume mais elevado de manta plástica, amenizaria o efeito a sujidade promovida pelo local.
A que se discorrer que o Monumento já é concebido com um inimigo ao seu prolongamento de existência, pois, o projeto de seu entorno é uma lâmina de água com chafarizes, sendo a umidade um agente de risco a sua conservação.
Os riscos de fatores humanos devem ser observados considerando que é um objeto cultural, muito novo com apenas 79 anos, já sofreu queda, furto, além dos milhares de dias de ações ambientais.
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS.
O Monumento a General Osório localizado na Praça da
Alfândega, projetado para ter em se entorno uma lâmina de água e chafarizes, circundado por árvores veio a receber ao longo dos anos uma influência da cidade que cresce e se transforma produzindo poluição, especialmente atmosférica que propaga grande carga de gases que atuam sobre estes objetos.
O bronze por sua vez largamente utilizando na construção destes monumentos, em face de sua grande durabilidade requer por certo cuidados para que seja mantida esta longevidade, mesmo se encontrando a céu aberto, próximo a umidade, sofrendo a constante ação de emissão de gás carbônico emitido pelos automotores devem ser empregadas técnicas que venham a conservá-lo.
No caso do objeto em questão apurou-se o emprego de ácidos para a retirada de zinabres, do uso de escovas de aço para polimento e retirada de sujeira ações que por sua vez desgastam o metal e que mantém a ação corrosiva por algum tempo, não bastando à ação ambiental existente.
Com relação à preservação desta obra e do metal existente em sua estrutura deve ser levado em consideração todo o seu entorno, sua história, as condições ambientais no momento em que está sofrendo as ações de conservação, o material a ser empregado, não utilizando agentes corrosivos e aplicando pulverizações de vernizes sobre poeiras para não fixar outros elementos ao metal.
Finalizando sugere-se que obras exposta ao ar livre seja protegida por uma área envolta em plástico, até que seja finalizada a ação de conservação, diminuindo dessa forma ação de agentes externos, tipo pó. Os metais também sofre ação do tempo e sua tendência é retornar ao seu estado natural, portando deve-se empregar cuidados para que seja preservado o objeto.
REFERÊNCIAS
CINM. princípios e prevenção para corrosão em metais. 20111. Disponível em: <http://www.cimm.com.br/portal/noticia/exibir_noticia/7902-princpios-e-preveno-para-corroso-em-metais> Acesso em: 23 abr. 20212.
DIPIL. Acido muriático. Disponível em: <het.://www.dipil.com.br/anexos/02___cido_muritico.pdf > Acesso em 23 abr 20112.
GONÇALVES, Wili de Barros, SOUZA, Luiz Antonio Cruz e FRONER, Yacy-Ara. Edifícios que abrigam coleções. Belo Horizonte: LABICOR – EBA – UFMG. 2008. 45 p. Il. – (Tópicos em conservação preventiva; 6).
Império dos Metais. Bronze. Disponível em: <http://www.imperiodosmetais.com.br/bronze.php?gclid=CO_Am4e4x68CFc6a7QodH3CUXg>. Acesso em: 23 abr. 2012.
PACINI, Paulo. A Estátua de Osório. Disponível em: <http://www.jblog.com.br/rioantigo.php?itemid=26947> Acesso em: 23 abr. 2012.
PARAGON, Ricardo. Fundamentos da corrosão em metais. [S.L] 2005. Disponível em : <www.rioboatshow.com.br/rbs2005/paragon/corrosao_de_metais.doc> Acesso em: 23 abr. 2012.
Prefeitura de Porto Alegre. Monumento a General Osorio. Disponível em: <http://www2.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro/default.php?reg=9&p_secao=118>
Acesso em: 23 abr. 2012
RODRIGUES, Manoel. M Como Limpar bronze. Disponível em: <http://www.comofazertudo.com.br/casa-e-jardim/como-limpar-bronze>
Acesso em: 23 abr. 2012.
SARTHOU Carlos. As Estátuas do Rio de Janeiro,Rio de Janeiro: Leo Editores. 2005. Disponível em: <http://www.brasilcult.pro.br/rio_antigo2/esculturas/esculturas10.htm> Acesso em 23 abr. 2012.
THEILE, Johanna M. Conservação de objetos em metal in: Conservação de Acervos /Museu de Astronomia e Ciencias Afins- Org: GRANATO Marcus; SANTOS, Claudia Penha dos; ROCHA, Cláudia Regina Alves da. — Rio de Janeiro : MAST, 2007, p. 61-84 - (MAST Colloquia; 9).
WIKIPEDIA. Bronze Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Bronze> Acesso em 23/04/2012.
_________. Foto do General Osório – Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/General_Os%C3%B3rio Acesso em: 23 abr. 2012.
_________. Monumento a General Osório. Disponíovel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Monumento_ao_General_Os%C3%B3rio>
Acesso Em: 24 abr. 2012.
FONTE PRIMÁRIA.
Carlos Augusto da Silva – Escultor Gutê – entrevista ocasional, junto ao Monumento. 04.2012.
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