Pesquisar neste blog

quarta-feira, 12 de julho de 2023

O Museu de Rua e o Museu Comunitário

 

O Museu de Rua e o Museu Comunitário, em comentários comparativos

 

O Museu de Rua, um museu de momento, efêmero, ao possui um local definido, o próprio local do objeto é o local da exposição, é a rua, o bairro, a comunidade do relato dos moradores que são promovidos a agentes históricos. É uma exposição com ênfase museológica onde o elemento principal é a fotografia colocada em painéis com a descrição do relato oral dos atores. Fotografias obtidas com moradores ou em documentos e imagens de um momento. O Objetivo é resgatar o passado e trazer para o presente memórias para reflexão e dialogo do lugar.

O Museu Comunitário, um museu de território, interdisciplinar, onde a comunidade está envolvida ativamente. Busca resgatar as vivências do passado desta comunidade da história oral de seus representantes. Se relaciona e se preocupa com a sua comunidade e não se preocupa com um acervo, no entanto possui uma sede, que pode conter um acervo de objetos relacionados a história local, um local que serve de espaço educativo e de exposição, destinado a sua divulgação e conto de histórias vivenciadas por seus moradores, um espaço de integração entre museu e seu público.

Em comparativo os dois museus se relacionam com a comunidade,  embora em condições diferenciadas, o primeiro por relacionar-se com a comunidade de rua ou bairro por um tempo finito e curto, o segundo por um relacionamento comunitário cotidiano e longo. Há de se comparar a inexistência  de um endereço para um museu de rua enquanto o museu comunitário apropria-se de uma sede para sua integração. A oralidade, a busca da narrativa da historia oral, a procura pela memória é comum nos dois tipos de museus que envolvem a comunidade resgatando um tempo passado ou uma história esquecida.

O Museu de Rua é efêmero com uma exposição que desaparece quando atinge seus objetivos, enquanto o museu comunitário permanece apropriando suas histórias e memórias.

A fotografia é o principal elemento do Museu de Rua enquanto a participação ativa comunitária  se referencia no outro.

|O regate da memória é o objetivo dos museus assim como promover ações de integração, reflexão, na comunidade estimulando sentimentos e conhecimentos

 

Estes comentários ocorreram após a visitação a um Museu de Rua na Comunidade Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre-Rs, durante o curso de Museologia da UFRGS.2014/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário