UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO
BIB-03094-LEITURA, BIBLIOTECONOMIA E INCLUSÃO SOCIAL
PROFESSORA ELIANE LOURDES DA SILVA MORO
LEITURA SEM TEXTO: QUADRO “INDEPENDÊNCIA OU MORTE”
Rogério Carlos Petrini de Almeida
Silvani Freitas Miranda
PORTO ALEGRE
2011
ATIVIDADE: Material de Leitura Não-livro
PLANEJAMENTO:
Dados de Identificação
Integrantes do grupo:
Rogerio Carlos Petrini de Almeida (coordenador/cronometrista)
Silvani Freitas Miranda (coordenador/cronometrista)
Nome da atividade:
Leitura de aspectos do quadro de Pedro Américo Independência ou Morte.
Português: INDEPENDÊNCIA OU MORTE" ou "O Grito do Ipiranga" de Pedro Américo (óleo sobre tela, 1888).
Local:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação.
Data: 01/07/2011
Suporte de leitura utilizado para a dinâmica
1 Digitalização da Tela Independecia ou morte de Pedro Américo.
Objetivos
Estimular percepção da leitura de um quadro artístico ou figurativo identificando algumas características e qualidades, promovendo a interação entre os integrantes da turma, com manifestação de idéias sobre o quadro e despertando a leitura da figura com a expressão – “o que você pensa? Ou o que você vê? Com a exposição do quadro pode-se fazer uma leitura da participação da, compreensão e troca de informações, motivação, criatividade, percepção, integração, comunicação e atenção, especialmente por se tratar de um quadro representativo para a formação de ideais nacional.
Desenvolvimento da atividade
A dinâmica para leitura de não texto será aplicada aos integrantes da sala de aula com algum ou muito conhecimento em historia do Brasil, que via de regra já viu a figura ou comentário do quadro aqui tematizado.
A Imagem do quadro ficara exposta via apresentação digital por projetor, bem como alguns dados como data da proclamação da independência e data da conclusão do quadro.
Fotos e dados do autor, e um recorte de um personagem do quadro parecido com o autor.
Serão lançada as seguintes perguntas:
Todos conhecem o quadro? (verificar participação)
Todos conhecem a historia do quadro?
Fazer um breve comentário - sempre utilizando a participação da turma em sala de aula – sobre a encomenda do quadro pelo Imperador. Sobre a imponência dos cavalos, mais europeus que brasileiros, trajes, civil, militar sem capacete, dois civis entre os militares (incomum?), O gesto com a espada para cima, em guerra? O círculo em torno do Imperador topo da colina? Casa quer não existia, foi construída bem depois.
Jogar com a figura do centro da tela com a do autor e questionar se é o pintor ou não (sugestionável). Lendo a expressão e comportamento da turma em aula.
Pedro Américo de Figueiredo e Melo (Areia, 29 de abril de 1843 - Florença, 7 de outubro de 1905) foi um pintor, romancista e poeta brasileiro.
No finalizar a apresentação em dois eslaides e com um tempo não superior a 10 minutos, comentar-se-á que a leitura de não texto é representativa em nosso cotidiano, pois, lê-se imagens a todo o momento, e importante, visto proporcionar acréscimo de conhecimento e formação de idéias.
Avaliação
Nesta dinâmica promove-se uma leitura de não texto com orientação a tela escolhida, sem questionar a veracidade ou intenção histórica, apenas se intenciona a percepção da leitura, que pode ser vista em um objeto sem texto, e mesmo da leitura que se pode fazer da turma mediante a colocação de fatos, observando seu comportamento e reação.
REFERÊNCIAS
WIKIPEDIA. Pedro Américo. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Am%C3%A9rico Acesso em: 23 jun. 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário