Pesquisar neste blog

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Qualidade de Blogues

A definição de blogues, segundo Alvim (2010) é uma tarefa difícil, pois, a rapidez da evolução das tecnologias e comunicações proporcionaram a explosão de utilizadores desta ferramenta, que permitem a construção de páginas na internet de modo acessível, com a fixação, neste momento, de fotos, textos, vídeos, formando um mundo de interatividade nesta plataforma que vem se apresentando como WEB2.

O surgimento desta fonte informativa, onde qualquer indivíduo pode publicar notícias ou manifestar opiniões requer atenção quanto a sua qualidade ( TECH, apud ALVIM, 2010), além disso, Merlo Vega citado por Alvin (2010) revela que ' Uma fonte de informação só é valida se transporta, em si mesma, informação útil e se a transmite de forma simples”. Alvin (2010) discorrer sobre as características gerais e organização dos blogues e comenta que os o autor é quem tem a liberdade de redigir , decorar, apagar ou não o seu conteúdo.

Com intenção de proporcionar a identificação de blogues com um conteúdo significativo e de qualidade, de maneira próxima as avaliações de sites, se visualiza formas e parâmetros para a identificação de fonte informativa com veracidade. Critérios com descrição e avaliação de recursos, desenho, organização de conteúdo, meta de informação clareza e precisão são reveladas, porém vejo que nem sempre o autor possa interferir, quando o produto seja de criação pré formatado e cujos conhecimentos do autor não alcance a forma de programação. Avaliação de aspectos técnicos como acessibilidade, funcionalidade, navegabilidade e analise de conteúdo, tornam-se relevantes, porém se inclui novos itens como autenticidade, a integralidade, conservação e a credibilidade, que vejo ligadas a autoridade do autor e a revelação das fontes de referência que devem ser indicadas em cada artigo, para a identificação de base do fato relato (ALVIN, 2010).

Alvim (2010) propõem um grade de avaliação contento diversos parâmetros como suporte de investigação a determinação de aspectos qualitativos, mas não o fixa como global e deixa aberto as constante evoluções que ocorrem a cada dia.


REFERÊNCIA

ALVIM, Luíza. A avaliação da qualidade de blogues. Disponível em: http://blogs.ua.pt/ergo037/wp-content/uploads/2008/10/tp04.pdf . Acesso em: 31 ago. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário