Pesquisar neste blog

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Museu José Joaquim Felizardo – Um destino turístico de Porto Alegre

clip_image001

 

 

 
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO
CURSO DE MUSEOLOGIA
 
 
 
 
 
Rogerio Carlos Petrini de Almeida
 
 
 
 
 
 
Museu José Joaquim Felizardo – Um destino turístico de Porto Alegre
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Porto Alegre
2014
 
clip_image002 

Rogério Carlos Petrini de Almeida
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Museu José Joaquim Felizardo – Um destino turístico de Porto Alegre
 
 
 
 
Trabalho acadêmico apresentado como requisito parcial para aprovação na Disciplina BIB02007, Museologia e Turismo Cultural, ministrada pela Prof. Enoi Dago Liedke, da Faculdade de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Porto Alegre
2014
clip_image003SUMÁRIO
 
 
1
INTRODUÇÃO...............................................................................
4
2
 
O MUSEU JOAQUIM JOSE FELIZARDO............................ ....
5
3
JUSTIFICATIVA DO TEMA.........................................................
7
4
OBJETIVOS DO TRABALHO.....................................................
8
4.1
Objetivo geral
8
4.2
Objetivos específico
8
5
REFERENCIAL TEÓRICO..........................................................
9
6
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO....................................
11
6.1
Recursos Materiais
12
6.2
Recursos Humanos
12
6.4
Cronograma
12
7
CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................
13
REFERÊNCIAS...............................................................................................
14
 
 
  
 
1 INTRODUÇÃO
 
O presente trabalho destina-se a sintetizar um projeto turístico tendo como foco o Museu Joaquim Jose Felizardo, alavancando-o como um produto turístico da cidade de Porto Alegre. O presente estudo é embrionário e intenciona a sensibilizar e promover ações que conduzam os turistas, os cidadãos que residem na Cidade, seja próximo ou distante do Museu, o visitante que vem a cidade a negócio ou que passam pela cidade com outros destinos, mas que percebem e venham a ver e ter o Museu Joaquim José Felizardo como um ponto de lazer, de visitação, de busca de conhecimento. Um espaço que lhe promova satisfação por algumas horas e que lhe fixe lembranças que o tragam de volta a uma nova visita.
O Museu Joaquim Jose Felizardo, não fica isolado do contexto do bairro e da Cidade, e visando o museu como um produto turístico, que lhe trará maior movimentação a dupla que efetua este projeto propõe algumas ações para provocar maior visibilidade e atração do turista e público ao Museu, fomentando este espaço como destino turístico. O estudo proposto enseja a incentivar ações pedagógicas junto a escolas e organizações de bairros e agências de turismo, para que sejam incluídos em suas atividades, roteiros uma visitação ao espaço do Museu.
O Museu escolhido é visto como um potencial turístico e leva a se conhecer as peculiaridades e realidades do local e das próprias atividades do museu
O trabalho realizado não é exaustivo, anota alguns conceitos e definições pertencentes ao campo do Turismo e Museologia e elenca apenas poucas ações para promover o local como ponto turístico, mas ações que de fato podem alavancar o começo de uma movimentação direcionada a visitação do espaço ocupado pelo Museu, projetando o espaço como um produto turístico, sem, no entanto, fazer uma análise da sua potencialidade turística, por entender-se que já apresenta certas particularidades para isto.
 


2 O MUSEU JOAQUIM JOSE FELIZARDO
 
O Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo esta instalado  no  Solar Lopo Gonçalves, construído entre 1845 e 1855, em um área de aproximadamente 2ha, uma chácara que se extendia até a atual  av. Joao Alfredo. Éra pertencente do importante comerciante Lopo Gonçalves Bastos, nascido em Portugal. Está  situado na atual rua João Alfredo, n. 582, Bairro Cidade Baixa,  em Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, conforme pode ser visualizado pela figura adiante. Bairro de Grande movimentação hurbana. É o museu histórico da cidade de Porto Alegre.
 
clip_image005
Fonte Google Maps.
 
 O acervo do museu está concentrado em acervo histórico, fotográfico e arqueológico relacionados a história de Porto Alegre. Possui 1300 peças do final do século XIX e início do século XX e cerca de 120 000 peças arqueológicas composta de fragmentos e objetos inteiros (cerâmicas, vidros, metal, etc.) (MUSEUDEPOA, 2014).
O Solar Lopo Gonçalves, visualizado na figura a seguir, teve o prédio, de estilo colonial português, tombado em 21 de dezembro de 1979 e sofreu uma intervenção de restauro iniciada e 1980 e finalizada com sua inalguração em 1982. O casarão serviu   serviço de senazala, enquanto pertencia ao Sr. Lopo Gonçalves, posteriormente abrigou uma fabrica de velas em 1946, após, em 1946 foi adquirido pelo Serviço de Assistência e Seguro Social dos Economiários (SASSE), com intenção de fazer área uma zona residencial, mas foi contido pela prefeitura local, sendo destinado ao uso do Museu.
 
clip_image007
Fonte: autor.
 
É atendido por várias linhas de ônibus, e taxi lotações, com diversos terminais localizados pelo centro da cidade. Os ônibus da empresa Carris (C 12, C 3, C 31) circulam  por ali  e entre outros a Linha LT01 Linha turística apenas circula pela rua. 
 O Museu funciona das terças-feiras as sextas-feiras, das 9h às 11h30 e das 14h Às 17H30 normalmente, disponibilizando sob agendamento, uma visitação no período da noite, nas quintas-feiras.
 


3 JUSTIFICATIVA DO TEMA
 
 O museu escolhido para o presente projeto e estudo acadêmico foi motivado pela, história de suas instalações, por sua localização, pelo importante acervo que abriga.
 A escolha se justifica pelo fato de se entender que o museu escolhido é um potencial significativo como um produto turístico e que requer ações constantes para que a população local e o turista o registre como marca e uma boa opção de visitação, que contribua com algo que lhe promova satisfação, quando em momento de lazer de busca de conhecimento.
 


4 OBJETIVOS DO TRABALHO
 
A seguir fica enumerado os objetivos gerais e específicos que balizam a condução deste projeto.
 
4.1 Objetivo geral
 Potencializar o Museu Joaquim Jose Felizardo como produto turístico.
 
4.2 Objetivos específico
a) Fomentar o Museu como destino turístico;
 b) Organizar palestra educativa sobre o potencial do Museu;
c) Incentivar as agências de turismo linha de turismo a ter o museu em seus roteiros;
 d) aliar parcerias como o comércio local, escolas e associações de bairro como promotores do museu.


5 REFERENCIAL TEÓRICO
 
 Para o desenvolvimento pleno do projeto busca-se o apoio a ideologia de alguns autores, para que seja possível efetuar um projeto sólido e que venha a atingir os objetivos propostos.
O artigo publicado pelo Portal da Educação (2014) nos traz o conhecimento de que o produto turístico não tem um conceito unanime ou pelo menos apresenta diferentes formulações, mas nos baseamos no enfoque dado por Monfort et al. (1996) em que o produto turístico concebe um conjunto de ofertas e serviços orientados pela demanda turística, nisto cita alojamento, transporte, alimentação, recreação, relacionada a criação do produto e outra ações que determinam a satisfação da experiência turística.
Todo e qualquer projeto ou definição de um produto requer um planejamento e sobre o assunto Petrocchi (2009, p. 2) se coloca dizendo que:
 
[...]  planejamento do turismo deve considerar todas as formas possíveis de contribuição ao bem estar dos moradores e desenvolvimento integral do destino. Porque o turismo não é um fim em si mesmo e nos núcleos receptores existem as aspirações da sociedade e outras atividades econômicas.
 
Mediante a colocação de Petrocchi tem-se a percepção que o Museu não está só, mas inserido no cotidiano da Cidade, merecendo ações que maximizem seu uso e sua referência como ponto turístico.
A avaliação do potencial turístico do ponto a ser explorado é significativa para se promover o produto turístico, e neste sentido Almeida (2006, p.216) defini como:
 
[...] a existência de condições objetivas favoráveis da oferta turística, dos aspectos normativo-institucionais e de outros fatores complementares capazes de viabilizar, por meio do adequado planejamento, uma exploração turística sustentável destinada a satisfazer uma demanda atual ou latente.
 
Avaliar de fato ao potencial da localidade em relação ao Museu dariam maiores consistência  ao planejamento e a concretização do Museu elencado, como produto turístico.
 
 
 Definir ações neste contexto torna-se um ato de proposição de medidas que venham a causar mudanças que levem ao estabelecimento do objetivo


6 DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
 
O projeto de produto turístico tendo como o destino turístico o Museu José Joaquim Felizardo, deverá ser executado da seguinte forma:
Planejar com a linha turística de Porto Alegre, como um ponto de parada, apontando os restaurantes próximos e a peculiaridade das construções em estilo do início do século;
 Planejar com as agências de turismos a indicação do museu com ponto de visitação;
 Planejar com o museu a plena acessibilidade ao seu espaço de exposição;
Aumentar a exposição permanente, para promover maiores atrativos;
Planejar e implementar exposição de fotos antigas, por meio de imagem digital, acionada por controle, permitindo interação do visitante, compondo maior atratividade.
Ampliar horário de atendimento, para sábados e domingos, quando de fato há circulação da população local, em busca de lazer e conhecimento;
Abrir espaço para mediação ao ar livre, pois o museu tem um ambiente natural, precioso no local;
Disponibilizar um cartão de identificação do museu, em rodoviárias, e aeroportos, em hotéis, restaurantes frequentados por turistas.(cartão: Logo do Museu, mapa como chegar, horário, ônibus, etc.);
Planejar com a SEC e com escolar particulares uma visita mediada, pelo uma vez ao ano, apresentando a exposição permanente, mediando a história do casarão, de seus moradores e sua construção;
 Manter permanentemente um mediador para receber e orientar o visitante.
Contatar com todos os comerciantes do bairro para indicação do museu como opção de visitação, pela recíproca de que quanto mais visitante tiver o museu refletirá também no comercio local;
 Orientar para a gastronomia do entorno;
Conscientizar as empresas de ônibus que circulam no bairro quanto a localização do museu, e sua existência;
Divulgar por folders;
 Efetuar sinalizações turísticas orientando para o museu;
Ampliar ação pelas mídias e redes sociais;
 Participar em todos os eventos relacionados a museus e turismo, especialmente os realizados em Porto Alegre;
 
6. 1 Recursos Materiais
a) Folders institucionais do Museu.
b) TV LED 50 p.
c)  Banners e folders em hotéis para eventos que ocorrem na Capital
 d) Material para ampliação da exposição.
e) Fotografias.
 
6.2 Recursos Humanos
Três pessoas:
a)      Um mediador /palestrante;
b)      Um palestrante/mediador;
c)   Segurança.
 
 
6.4 Cronograma
 
Ano 2014
Outubro
Novembro
dezembro
projeto
X
 
 
Confecção   do material
 
x
x
Negociação com parceiros
 
x
x
Implantação
 
 
x
 
 


7 CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
 
O Museu Joaquim José Felizardo, constituído para preservar a memória de Porto Alegre, já por sua missão e se torna um ícone como produto turístico.
 A localização que pode ser considerada privilegiada encontra-se em uma zona de grande circulação urbana, contar com uma atividade gastronômica em suas proximidades é peculiaridades que somam nas vantagens em que se objetivas o Museu como destino turístico e como um produto turístico bastante aceitável.
 As ações propostas no corpo deste trabalho são entendidas como medidas importantes para conduzir o espaço ocupado pelo museu a ter um maior volume de visitação do público turista tornando o espaço um produto turístico de maior aceitação e visibilidade dentro da Cidade.
Tornar o espaço num potencial turístico não é uma tarefa fácil, mas a prática de penas e frequentes ações de reconhecimento de promoção de atividades, de atitudes sociais, da participação dos meios de transportes e meio comercial local, como propagadores e parceiros do museu contribui e diminui os esforços para transformar o museu em um destino turístico.  
  
 
 
 
 
 


REFERÊNCIA
 
ALMEIDA, M. Matriz de avaliação do potencial turístico de localidades receptoras.2006. 234p. Tese (doutorado) Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
 
MONFORT, V. M., Morant A. e Ivars, J. 1996 ”Demanda turística”. En Pedreño A. (Eds.). Introducción a la Economía del Turismo en España. Madrid:Civitas. 1996
 
MUSEUDEPOA. Coleções.  Disponível em: http://museudepoa.blogspot.com.br/p/o-acervo-do-museu.html   Acesso em 10 nov. 2014.
 
PETROCHI, M. Turismo: planejamento e gestão. 2 Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
 
PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado. 2013. http://www.portaleducacao.com.br/turismo-e-hotelaria/artigos/46926/o-conceito-de-produto-turistico-e-sua-dimensao-territorial#ixzz3HflfErN5. Acesso em: 10 nov. 2014.
 
 
 WIKIPEDIA. Museu Joaquim Jose Felizardo. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Joaquim_Jos%C3%A9_Felizardo. Acesso em: 10 nov. 2014.
 
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário