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sexta-feira, 3 de julho de 2015

SULEANDO MUSEUS E MUSEOLOGIA EM DIREÇÃO À AMERICA LATINA: O ICOFOM LAM E A INTERCULTURALIDADE LATINOAMERICANA

RESENHA

SULEANDO MUSEUS E MUSEOLOGIA EM DIREÇÃO À AMERICA
LATINA: O ICOFOM LAM E A INTERCULTURALIDADE LATINOAMERICANA

 

Rogerio Carlos Petrini de Almeida[1]

 

Luciana Menezes de Carvalho: Doutoranda e mestre em Museologia e Patrimônio pelo PPG-PMUS UNIRIO/MAST. Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2006). É diretora e museóloga do Museu da Memória e Patrimônio da Universidade Federal de Alfenas. Secretária Acadêmica e Membro do Board do Subcomitê Regional do ICOFOM para América Latina e Caribe - ICOFOM LAM. Atuou, no Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST.

 

Teresa Cristina Moletta Scheiner : Bacharel em Museologia pelo Museu Histórico Nacional (1970), com Habilitação para Museus de Ciências; Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1977/78); MESTRE (1998) e DOUTORA (2004) em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ. Professor Associado 2, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Coordenadora, Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - PPG-PMUS, UNIRIO/MAST. Vice-Presidente, Conselho Internacional de Museus - ICOM (2010/2013, reeleita para 2013/2016). Editora Chefe, Museum International.

 

 

Palavras-chave: Museologia. Suleação. América latina.

 

As autoras introduzem o texto discutindo a dicotomina relacionada a países ser desenvolvidos ou em desenvolvimento, parâmetro instituído para a modernidade, que separam países e grupos sociais, que é um modo diferente de ver um país, parâmetros que interfere nas diferenças culturais. Coloca a América Latina no plano da discussão, com suas diversidades étnicas, religiosas, hibridismo cultural, introduzindo o termo suleando – para se posicionar ao sul geográfico. Refle a necessidade dos Museus pensarem esta diversidade, multiplicidade e interculturalidade latino-americana, dizendo que a Museologia, como campo de conhecimento do Museu, deve atuar na construção desta interculturalidade. Propõe o ato de sulear a América Latina, para reafirmar a existências dos seus referenciais, na multiplicidade étnica, de identidades de nacionalidades reconhecendo as diferenças. As autoras refletem sobre a realidade latino-americana, citando-se e colocando que os museus não representam em amplitude o sentimento latino, refletem a sociedade que os idealizaram, tendo o olhar da elite. Sobre a interculturalidade observam os dizeres de Garcia Cancline (p.128), que esta: implica que os diferentes são o que são, em relações de negociação, conflito e empréstimos recíprocos.”. As autoras colocam que na ideologia do ICOM, UNESCO, ICOFOM_LAM, no contexto histórico dos museus da América Latina, deveriam estar comprometidos com soluções que integrem a sociedade, se projetando como educador da comunidade, como formador da consciência desta sociedade latina. Se modificando para atender as necessidades de seu grupo social, incentivando a preservar o seu patrimônio. As autoras comentam que as funções do ICOFON-LM permitiram o desenvolvimento de trabalhos de uma linha de pensamento própria dos profissionais latino-americanos, que introduziram questões relacionadas ao fenômeno Museu deste sul geográfico, propiciando que tais profissionais possam ler a produção de seus conterrâneos, possibilitando debates neste campo. Trazem comentários sobre os eventos ocorridos na ótica da América Latina, fixando temas como: museologia como campo disciplinar específico, museologia contemplada como campo de regeneração da sociedade; a questão do tangível e intangível dentro do campo; o modo integral do Museu; as classes sociais; museus nos modelos para atender a comunidade local; e a questão do autoconhecimento dos museus. Isto para declararem a necessidade de [...] sulear a Museologia em direção à América Latina [...](p. 133), nas busca do pensamento e das práticas latino-americanas sobre Museu, Museologia e Patrimônio.

As autoras abordam a importância de se refletir sobre a América Latina e sua
diversidade cultural, a partir de um movimento de suleação na forma de pensar museus e
Museologia.
(p.124). Corroboramos com as autoras na reflexão de que a Museologia como um todo deve ser pensada em termos regionais, face a diversidade cultural existente na América Latina. Os modelos Europeus podem contribuir com suas experiências, mas não como padronização única. A realidade Latino-americana é repleta de multiplicidade e merece a consideração da interculturalidade colocada pelas autoras.

 

REFERÊNCIA

CARVALHO, Luciana Menezes de; SCHEINER, Tereza Cristina. Suleando museus e Museologia em direção à América Latina: o ICOFOM LAM e a interculturalidade latino-americana. In: ICOFOM LAM 2012: Termos e conceitos da Museologia: Museus inclusivos, interculturalidade e patrimônio integral. Rio de Janeiro. Dez/ 2012. p.124-135.



[1] Aluno do Curso de Museologia – FABICO / UFRGS. Trabalho realizado como pré-requisito para avaliação parcial da disciplina Teoria Museológica (BIB03239), ministrada pela Professora Ana Carolina Gelmini de Faria. Porto Alegre, jun. de 2015. E-mail: rogériopetrini@gmail.com.

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