Uma oportunidade única…. tirar algumas fotos a pouco metros de um Leão-marinho, em uma praia tropical. Acreditamos que em seu período de descanso, pois, no dia seguinte já tinha tomado seu rumo, novamente.
Pesquisar neste blog
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Convento da Penha–Vila Velha–ES
Visita realizada em setembro de 2012, o Convento da Penha – Vila Velha – ES, tem uma visão circular fantástica do seu entorno. Uma construção de 1558, junto com Vila Velha fundada em 1535, com certeza fazem parte da história do Brasil.
Fotos tirada na ocasião.
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
Síntese do artigo política de indexação na américa
Síntese do artigo política de indexação na américa
Rogerio Carlos Petrini de Almeida[1]
O estudo de Fujita e Leiva efetuaram um estudo para revelarem elementos específicos da política de indexação no contexto das bibliotecas universitárias, em especial do sistema de biblioteca da UNESP. Relatam que a indexação era pensada somente em relação aos usuários locais e que o advento da automação proporcionou ao público a oportunidade de satisfazer suas necessidades informacionais sem o deslocamento físico, teorizando uma política de indexação explicita e uma política de indexação básica, com uso de indexação e vocabulários básicos.
Definem a indexação como:
[...] um processo de analise documentária realizado sobre os documentos com a finalidade de determinar-lhes um conjunto de palavras chaves ou assuntos para facilitar sua armazenagem em bases de dados e sua posterior recuperação para atender necessidades de informação.
Os sistemas de recuperação da informação – índices, catálogos etc. estão disponíveis na web sem fronteiras para sua visibilidade e faz com quer o profissional da informação tenha compromissos com este usuário virtual e com o tratamento de forma e conteúdo, portanto de diretrizes que conduzam uma política de indexação consistente e com foco na gestão da informação e sua recuperação e como uma filosofia que reflita os interesses do usuário e não só um rol de procedimentos pretendidos.
A política de indexação deve ser um guia com as características e objetivos da organização que identifiquem o usuário suas necessidades e a forma de realizar a indexação, englobar os procedimentos materiais e ser normalizada.
Como metodologia as pesquisadoras utilizaram a investigação teórica e a pesquisa de campo para a coleta de dados, visitando a Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, Equador, Colômbia, |Panamá e Costa Rica, iniciando no Brasil. Entre os objetivos estavam a verificação da existência de manual de procedimentos para indexação, uso do sistema a linguagem de indexação etc. Apresentando um resultado diversificado, sendo que quatorze instituição utilizam listas de autoridades durante a catalogação.
As autoras em suas considerações finais identificam que a maior parte das instituições não dispõe de uma política de indexação, seja por não realizarem tarefas de indexação ou por falta de pessoal e sugerem a geração de uma interoperabilidade ou compatibilidade entre vocabulários controlados, em trabalho cooperativo, em língua espanhola e portuguesa para desenvolvimento de uma linguagem de indexação online que melhor sirva a difusão do conhecimento. Em fim na sistematização de uma política de indexação.
REFERÊNCIA
FUJITA, MariângelaSpotti Lopes; Gil Leiva, Isidoro. Políticas de indexação na América Latina // ibersid, 2009, p. 155-162.
[1] Aluno do Curso de Biblioteconomia – FABICO / UFRGS. Trabalho realizado como pré-requisito para avaliação da disciplina Gestão Organização de Informação (BIB03344), ministrada pela Professora Dra. Regina Helena Van der Laan , set. de 2012. E-mail: rogério_petrini@hotmail.com.
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Diretrizes para uma política de Indexação, Carneiro -Síntese do artigo
ELEMENTOS DE POLíTICA DE INDEXAÇÃO EM MANUAIS DE INDEXAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESPECIALIZADO Síntese do artigo
[1] Aluno do Curso de Biblioteconomia – FABICO / UFRGS. Trabalho realizado como pré-requisito para avaliação da disciplina Gestão Organização de Informação (BIB03344), ministrada pela Professora Dra. Regina Helena Van der Laan , set. de 2012. E-mail: rogério_petrini@hotmail.com.