Pesquisar neste blog

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ELEMENTOS DE POLíTICA DE INDEXAÇÃO EM MANUAIS DE INDEXAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESPECIALIZADO Síntese do artigo

Síntese do artigo
 ELEMENTOS DE POLíTICA DE INDEXAÇÃO EM MANUAIS DE INDEXAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESPECIALIZADO
de milena Polsinelli Rubi e Mariângela Sporti Lopes Fujita.
 Rogerio Carlos Petrini de Almeida[1]
 
Para as autoras a política de indexação em sistema de informação é imprescindível porque condiciona os resultados das estratégias de busca e que o indexador tem a função de compreender a leitura ao realizar uma análise conceitual de um conteúdo de um documento para que ocorra a correspondência do assunto. A política de indexação é norteadora de princípios e critérios que servirão de guia na tomada de decisões, otimizando e racionalizando processos, que por sua vez devem estar descritas formalmente em documentos em forma de manuais de indexação.
 Utilizam como metodologia um estudo teórico sobre indexação, analisam manuais de indexação dos sistemas de organizações, para evidenciarem semelhança e diferenças, que contribuam na elaboração de um manual de indexação para o programa de formação e capacitação em leitura. Conceituam política de indexação em sistema de informação segundo M.A.N Cesarino e Marília Vidigal Carneiro, para que se tenha compreensão de sua importância.
O nível de exaustividade e especificidade é uma decisão política e devem estar claramente definidos na política do sistema de informação.
 O manual de indexação é uma documentação oficial e devem conter a maioria dos elementos de uma política de indexação, além de fornecer regras, diretrizes e procedimentos para o trabalho do indexador.
O sistema de informação como um conjunto de centros referenciais de informações especializadas interdependentes, com objetivos comuns apresentam todas informações concentradas e especializadas para fornecimento de produtos informacionais.
A análise dos manuais de indexação: metodologia empregada pelas autoras foi a análise comparativa dos manuais de indexação, dos sistemas da BIREME, INIS e AGRIS, com a respectiva análise do conteúdo, análise da estrutura e identificação dos elementos de política de indexação, com base nos parâmetros estabelecidos pelo estudo de Marília Vidigal Carneiro, Mestra em Biblioteconomia. Análises realizadas: Conteúdo dos manuais de indexação – observação sobre a normatização em manual da identificação de conceitos e da leitura dos documentos; Estrutura dos manuais de indexação – observação de como está organizado os manuais ordem, introdução, esquemas propostos, subitens, esclarecimento do propósito do manual. Elementos de política de indexação dos manuais – observação de todos os elementos de indexação, exaustividade, especificidade, número de descritores etc.
As autoras abrem a discussão dos resultados e elegem o manual III – AGRIS como didático e completo e por fim concluem que a exaustividade e especificidades são dois elementos imprescindíveis, pois estão vinculadas, a leitura documentária e a política de indexação. E que o manual para o programa de orientação à formação e capacitação do indexador em leitura documentária deve ser didático e conter, de maneira clara e objetiva, os elementos constituintes da política de indexação do sistema.
REFERÊNCIA
 RUBI, Milena Polsinelli; FUJITA, Mariangela Spotti Lopes. Elementos de indexação em manuais de indexação de sistema de informação especializados. Perpestiva Ciência de Informação. Belo Horizonte.v8, n.1 p. 66-77, jan./jun.2003.

[1] Aluno do Curso de Biblioteconomia – FABICO / UFRGS. Trabalho realizado como pré-requisito para avaliação da disciplina Gestão Organização de Informação (BIB03344), ministrada pela Professora Dra. Regina Helena Van der Laan , set. de 2012. E-mail: rogério_petrini@hotmail.com.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário