Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação
(BIB03343) Ética em Informação
Professora: Glória Isabel Sattamini Ferreira
Aluno: Rogerio Carlos Petrini de Almeida
Aspectos éticos e profissionais da informação: síntese do capítulo 6 do livro - O contexto dinâmico da Informação.
O autor inicia colocando a incerteza da coisa certa a ser feita e que o discurso ético são abstrato, mas a decisões éticas são concretas e práticas e discorre para o que é ético como um ramo da investigação filosófica a filosofia moral, que a ética faz perguntas morais tipo: Há certas situações em que determinada ação seria correta? Relata a complexidade da ética dentro da filosofia face ao seu relacionamento com a religião, política, antropologia e psicologia e todas as demais atividades humanas. O universo de valores gerados pelo dever, obrigação, faça o certo, observe as consequências e avalie o valor moral.
Com o foco do campo da ética examina brevemente as seguintes teorias: teoria do direito natural, como teoria universal uma lei escrita na essência da pessoa das ações corretas, do certo e da razão; a teoria do emotivismo, onde os valores são expressos pela preferência ou sentimentos - sei que estou errado, mas sinto que estou certo, cenas cruéis. Teoria do utilitarismo, agir de forma a trazer benefícios para o maior número de pessoas pela escolha moral e por seguir regras que proporcionem a satisfação ao maior número de indivíduos. Teoria do contrato social sugere normas que guie as pessoas no processo de decisões éticas, um contrato entre os indivíduos de mesma opinião, proporcionando maior segurança coletiva e diminuindo a liberdade individual, de fato. Deduz que não há consenso ente os filósofos, mas uma análise das condições e que as teorias se fragmentam entre si aceitando-se ou contradizendo-se em certas situações. Além disso, ressalta que só o ser racional age de acordo com a noção de suas regras, portanto com arbítrio e com noção de certo e errado.
Com relação a ética e as relações profissionais, o autor coloca que as decisões éticas acontecem em um sistema de regras, que se atua como profissional e como cliente, que a comunicação da informação é fator determinante da ética do relacionamento. Cresce o aumento do conhecimento e as necessidades humanas e o especialismo do especialista com detenção de poder da informação e com maiores responsabilidades da ética empregada em cada profissão independente de sua característica.
Por fim, posso concordar com os dizeres do texto, pois o convívio social, creio que por natureza já intrínseca, condiciona a regras comportamentais impondo às vezes condições de certo e errado, de moral e amoral, tudo em prol de um bom convívio; não se distancia do ambiente de trabalho com maior abundância de regras, de obrigações e de deveres, não menos de manter-se uma ética e moral mais vigiada condicionada pelo ambiente.
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