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quinta-feira, 7 de maio de 2015

Sistema da Museologia -Resenha

RESENHA
Sistema da Museologia
 
Rogerio Carlos Petrini de Almeida[1]
 
Waldisa Russio Camargo Guarnieri (1935/1990): Nasceu em São paulo, graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1959, na década de 1960, desempenhou múltiplas atividades docentes e funções administrativas junto ao serviço público estadual. No final de 1970, foi nomeada diretora técnica do Museu da Casa Brasileira, cargo no qual permaneceu até 1975. Nesse ano, passou a exercer as funções de assistente técnica para museus na Secretaria de Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado. Mestre pela Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, com a dissertação Museu (1977).
 
Palavras chaves: Museologia. Museus. Sistema da Museologia.
             
A autora introduz seu texto comentando que a museologia é uma ciência em não sendo seria uma disciplina científica independente, tendo como objeto da museologia o fato museológico, instituído pela relação profunda entre o homem e o objeto, sendo esta relação percebida em vários níveis, uma relação homem-realidade em outras ciências, porém visionando que o fato museal ocorre somente na museologia.
Relembra no texto que o fato museal, relação homem-objeto segue as premissas: o homem como um projeto inacabado, em constante evolução; o objeto, num contexto espaço-temporal, documento e testemunho de uma realidade suscetível de ser conhecida; o enclave museu como um processo contínuo dentro da realidade do homem e do social, em que coloca o objeto e o homem diante de si.
Para a autora a natureza do conhecimento museológico está na consideração do todo, de saber fazer para a técnica museográfica, não deixando de abranger o fato museal e o inter-relacionamento com várias ciências incorporando a natureza do objeto que é tratado na museologia, constituindo um ramo específico do conhecimento que não dispensa a prática. Considera a Museologia como uma ciência em construção, como um sistema de questão aberta com diferentes domínios do conhecimento museológicos, e discute, também, a questão dos subdomínios e seus respectivos objetos e da interação destes diferentes domínios da museologia.
 
  Os objetivos do conhecimento museológico, para a autora, é o conhecimento claro e intenso do fato museal e da condição de territorialização e pertencimento do Museu, e do contexto espaço temporal sob o olhar da comunidade. Define a museologia, sob a ideia de Neustupny[2], como a “teoria e a metodologia do trabalho do museu”.
A autora tem o ponto de vista de que a interdisciplinaridade é o método do conhecimento museológico, que os diferentes campos de conhecimento interagem no campo museológico e que o ensino e a informação por consequência do campo multidisciplinar será o trabalho nos museus. No nível do museu, sob a condição de espaço fechado, limitado, o método interdisciplinar previamente supõe a presença de diferentes disciplinas e profissionais; considera a ação do museólogo como profissional apto às ações de diferentes domínios; que é possível uma ação dinâmica com a comunidade onde o museu é o agente de ligação. No nível do ensino considera professores e alunos em um quadro interdisciplinar orientado pela e para a museologia, com ensino democrático na relação aluno professor. No nível da ciência museológica permite-se uma visão de diferentes campos científicos e uma sistematização de novos dados científicos, a criação de um espírito de receptividade à critica; e no nível profissional e científico do museu  a autora aborda que a interdisciplinaridade  permite a viabilidade de reflexões crítica contínua e constate sobre a Museologia e sobre os seus profissionais.
Da mesma forma que a autora, inferimos quanto ao objeto da museologia ser o fato museal e que a interdisciplinaridade atua como principal método de conhecimento deste campo, pela sua abrangência, que necessidade de especialistas de outras áreas. Vê-se que o objeto do acervo, a conservação, preservação pesquisa não caminha isoladamente dentro da museologia e necessita de múltiplos profissionais com formação voltada para este complexo.
 
 
 
REFERÊNCIA
 
GUARNIERI, Waldisa Rússio Camargo. Sistema da Museologia. In: BRUNO, Maria Cristina Oiveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. Vol.1, 1.ed., São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado de Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010. p. 127-136


[1] Aluno do Curso de Museologia – FABICO / UFRGS. Trabalho realizado como pré-requisito para avaliação parcial da disciplina Teoria Museológica (BIB03239), ministrada pela Professora Ana Carolina Gelmini de Faria. Porto Alegre, mar. de 2015. E-mail: rogériopetrini@gmail.com. Consta no blog pessoal.
[2] Jiri Václav Neustupny (1933-Tchecoslováquia), linguista e um dos fundadores da teoria da administração do idioma.La muséologie, science ou seulement travail pratique Du musée? MUWOP,1980.

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