Pesquisar neste blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

AS VANTAGENS NA IMPLANTAÇÃO DE UM CONTROLE DE ORÇAMENTO

AS VANTAGENS NA IMPLANTAÇÃO DE UM CONTROLE DE ORÇAMENTO

 


Rogerio Carlos Petrini de Almeida

Prof. Juliano Machado de Magalhães

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD2831) – Orçamento Empresarial
03/08/09


RESUMO


O presente texto tem como objetivo conhecer-se as vantagens que pode haver na implantação de um controle orçamentário. Do trabalho se conclui que o controle orçamentário visto pelas vantagens proporcionadas são ferramentas eficazes para uma boa administração. Utilizou-se textos obtidos na Internet, caderno de estudos fornecidos pela UNIASSELVI na elaboração deste trabalho.

Palavras-chave: Orçamento; Controle orçamentário; Vantagens de orçamento.


1 INTRODUÇÃO


 

O conteúdo desse trabalho versa sobre as vantagens de se implantar um controle orçamentário e temos por controle orçamentário segundo Passarelli (apud Paiva, 2009) como sendo a
“comparação entre resultados orçados e resultados reais, com finalidade de apurar variações, analisá-las e, a partir daí, escolher e adotar medidas complementares, corretivas ou compensatórias das variações controláveis, de forma a assegurar a obtenção de um nível de lucro pelo menos igual àquele definido no orçamento


 Os comentários do texto foram fundamentados no caderno de estudos fornecidos pela UNIASSELVI e por artigos extraídos da internet.


2 AS VANTAGENS DE IMPLANTAÇÃO DE UM CONTROLE ORÇAMENTÁRIO

Segundo Chamon e Araujo (2009) para um controle orçamentário ser vantajoso  deve passar por algumas atividades  e objetivos que orientam sua necessidade.

O envolvimento Administrativo é o primeiro ponto citado e refere ao compromisso da administração da empresa com este planejamento. A adaptação organizações é necessária, pois, para haver um bom controle orçamentário, a empresa deve estar bem estruturada.

Seguindo as observações de Chamon e Araujo (2009), temos a contabilidade como uma área de responsabilidade,  pois envolve a disponibilização de dados  para se efetuar comparativos de resultados.

 O objetivo deve estar associado a teoria orçamentária  e o estabelecimento do objetivo permite se estabelecer padrões para comparação de resultados e permitir maior participação administrativas.

Passa-se pela comunicação, que se refere a divulgação a todo o quadro da empresa. A geração da expectativa realista e outro ponto  citado e o planejamento do controle orçamentário deve  estar dentro de uma visão que não ultrapasse a realidade de mercado.

A oportunidade e aplicação flexível são outros dois pontos mencionados, o primeiro sugestiona um calendário com o momento mais adequado de se dispor das informações para utilizá-las; o segundo  consiste na liberdade dos envolvidos a reagirem conforme situações não previstas.

O reconhecimento do esforço individual e do grupo são objetivos medidos com melhor eficiência e os desempenhos  favoráveis podem ser recompensados adequadamente, enquanto que os desfavoráveis devem ser realinhados.

Por fim temos o acompanhamento, que mede os resultados alcançados verificando as várias internas e externas e é utilizado em análise para melhorar os procedimentos.


5 CONCLUSÃO

As transformações do mercado, cada vez mais as decisões tomadas pelos administradores se tornam fatores primordiais ao sucesso das organizações.

E o orçamento, segundo Knuth (2009, p.20) é um “plano geral de operações detalhado em todas as suas fases para um período futuro, buscando retratar formalmente as políticas, planos e metas estabelecidas pelos administradores, expresso em forma quantitativa”.

 A alta administração deve estar empenhada na implementação do controle orçamentário no sentido de compreender o seu funcionamento.

Visto vários pontos que podem trazer vantagens com a empregabilidade do controle orçamentário, pode-se concluir que o orçamento torna-se um importante guia para a tomada de decisão para os administradores de uma empresa.



5 REFERÊNCIAS

Chamon Eduardo Pereira, ARAUJO, Antonio Maria H.B. de. Orçamento: Os princípios fundamentais ao sucesso da utilização do controle orçamentário. Disponível em:

KNUTH, V. Orçamento Empresarial. Ed. Asselvi. Indaial. 2009.

PAIVA, Grazieli. Et Al. Controle orçamentário. Disponível em: http://www.jjveloso.com/Docencia/ControladoriaEmpresarial/Controle_Orcamentario.pdf Acesso em: 31 jul. 2009.



Nenhum comentário:

Postar um comentário