Pesquisar neste blog

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A SUSTENTABILIDADE E O CICLO FINANCEIRO

A SUSTENTABILIDADE E O CICLO FINANCEIRO

 

 

Rogerio Carlos Petrini de Almeida

Prof. Juliano Machado de Magalhães

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnologia em Processos Gerenciais (Turma 2831) – Gestão Financeira

16/04/09

 

RESUMO

 

A sustentabilidade tem haver com o bem estar do meio ambiente, e a sua colocação em relação com a organização empresarial envolve a sobrevivência da empresa. O Texto tem como objeto o relacionamento de sustentabilidade ciclo operacional, ciclo financeiro. Realizou-se pesquisa em artigos relacionados em sites da Internet de onde se pode concluir que a sustentabilidade empresarial esta relacionada o ciclo financeiro que move o ciclo operacional da organização, e este ciclo operacional por sua vez se alimenta do meio ambiente que deve ser mantido preservado.

 

Palavras-chave: Sustentabilidade; Ciclo financeiro; Ciclo operacional.

 

 

1 INTRODUÇÃO

 

Este trabalho tem a finalidade de trazer noção de sustentabilidade, ciclo financeiro e ciclo operacional de uma empresa.

 

O índice de sustentabilidade empresarial e o artigo 255 da Constituição Federal, são comentados com a idéia de trazer a tona a importância do tema e seu relacionamento com o ciclo financeiro da empresa.

 

Para a elaboração do texto foram utilizadas informações extraídas de sites da Internet.

 

     

2 SUSTENTABILIDADE

 

Segundo artigo de Abreu (2008) representa a promoção de áreas ou uso de recursos planetários de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e a comunidade humana. Isto significa que exploração de atividades que podem impactar podem ser exploradas mas devem ter um planejamento que minimizem ou anulem os efeitos que causem dano ao meio ambiente.

 

A sustentabilidade fomentou a criação de índice para medir o grau de sustentabilidade empresarial, criado pela BOVESPA, para despertar o interesse de investidores em ações que se preocupam com a saúde da região onde está sediada um e de modo geral com o meio ambiente mundial, quando distribui seus produtos (ABREU, 2008).

 

 

3 A CONSTITUIÇÃO E A SUSTENTABILIDADE

 

O texto da Constituição Brasileira de 1988  (SENADO,2008), deva ser citado pois, reluz a preocupação  do governo  e a importância dada ao meio ambiente.

 

Capítulo VI - Do Meio Ambiente

 

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

[...]

 

IV - exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade;

 

V - controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente;

[...]

VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.

 

§ 2º Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.

 

§ 3º As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

 

 

Como pode ser observado na Constituição há a preocupação com o meio ambiente e sujeita as empresas a penalidade pecuniária caso cause dano ambiental.

 

           

4 A SUSTENTABILIDADE E O CICLO FINANCEIRO E CICLO OPERACIONAL DA EMPRESA

 

O ciclo operacional tem a haver com a produção e o giro de estoques, isto significa que a empresa tem que se preocupar com sua matéria prima para desenvolver o seu produto que formaram o seu estoque e com os resíduos que resultam deste processamento, seja embalagens, matéria prima básica, e tudo isto tem um custo financeiro. Além disso, a empresa deve se preocupar com sua continuidade e não exaurir a fonte de sua sobrevivência (FR.ANSWERS, 2009).

 

O ciclo financeiro – prazo médio de pagamentos e de recebimentos, é uma preocupação constante da empresa é uma informação importante para o traçado de uma estratégia comercial viável e o desenvolvimento de parcerias junto a clientes e fornecedores (FR.ANSWER, 2009).

 

O ciclo financeiro e o ciclo operacional, devem estar em consonância pois, o giro financeiro, e a geração de caixa devem ser equilibrados dessa forma a empresa adquire a matéria prima e esta se transforme em dinheiro novamente, e assim promove a sustentação da empresa.

 

 

5 CONCLUSÃO

 

Vê-se que a sustentabilidade é uma preocupação progressiva, o meio ambiente mexe com a economia da empresa e a empresa para se preservar se preocupa com sua sustentabilidade de um modo geral, pois, se não estiver atenta poderá ser seu fim.

 

Para uma empresa se manter plenamente sustentável deve ter uma saúde financeira estando atenta com seu ciclo operacional e financeiro.

 

Pelo relacionamento do texto pode-se concluir que a sustentabilidade empresarial esta relacionada o ciclo financeiro que move o ciclo operacional da organização, e este ciclo operacional por sua vez se alimenta do meio ambiente que deve serpreservado.

 

 

 

6 REFERÊNCIAS

 

ABRE, C. Sustentabilidade? O que é sustentabilidade? Disponível em : http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/  Acesso em: 01 abr. 2009.

 

CONSTITUÇÃO BRASILEIRA, Artigo 225. Disponível em: http://www6.senado.gov.br/con1988/CON1988_19.12.2006/CON1988.pdf   Acesso em: 01 abr. 2009.

 

FR.ANSWERS, O que é ciclo peracional! O que é ciclo financeiro!. Disponível em:

http://www.fr.answers.yahoo.com/question/index?qid/20080517121328AAtQH1d.  Acesso em: 01 abr. 2008.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário