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quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

MERCADIZAÇÃO NO PONTO DE VENDAS


 

MERCADIZAÇÃO NO PONTO DE VENDAS

 


Rogerio Carlos Petrini de Almeida

Prof. Juliano Machado de Magalhães

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD2831) – Marketing de Vendas
22/06/09


RESUMO


O presente texto tem como objetivo repassar um pequeno conhecimento a respeito do que é merchandising e sua existência no ponto de vendas. Por certo pode se concluir que merchandising no ponto de vendas é uma série de atitudes que são aplicadas em um local para que o produto ali exposto se comunique de alguma forma com o seu futuro consumidor final. Utilizou-se textos obtidos na Internet, e caderno de estudos fornecidos pela UNIASSELVI, material preponderante na formulação deste trabalho.

Palavras-chave: Ponto de venda; Merchandising; Marketing.


1 INTRODUÇÃO


 

Este trabalho nos traz como objetivo principal, um breve conhecimento do que é merchandising e tece alguns comentários sobre o merchandising no ponto de venda: a comunicação o layout e algumas técnicas de exibição do produto foram considerados essenciais para o enriquecimento e compreensão do assunto.

Os comentários do texto foram fundamentados no caderno de estudos fornecidos pela UNIASSELVI, e por artigos extraídos da internet.


2 MERCHANDISING - NOÇÕES

Segundo a Wikipédia (2009), “é uma ferramenta de maketing, formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda, de maneira tal que acelere sua rotatividade”. Ainda podemos descrever que o merchandising, sugiu no decênio de 1930, nos Estados Unidos, como parte conceito de marketing, evoluindo para os nossos dias para uma definição mais abrangente por acompanhar a trajetória do produto até a sua aquisição pelo consumidor. Pode-se dizer que o ponto de vendas é o  local de sua existência.

O artigo escrito no site Archive.org (2009), descreve o ponto de venda como a distribuição que pode ser entendido como a combinação de agentes através dos quais o produto flui, desde o vendedor inicial até o consumidor final. Podemos aliar a este pensamento, o contido na Wikipédia (2009) que diz que é o local onde um produto é exposto ou oferecido para a aquisição de um consumidor final.


3 MERCHANDISING NO PONTO DE VENDAS

Para que de fato ocorra o merchandising, necessitamos de alguns ingredientes principais, localizados dentro no ponto de venda, os quais passarão a ser comentados.

3.1 A COMUNICAÇÃO

            Kremer (2008), se refere à comunicação como tudo aquilo que se relaciona com o visual da loja, que tenha o propósito de chamar a atenção do produto, segue-se aí, a harmonização da cor, do som, a luminosidade e o aroma que pode cativar o cliente em potencial. Refere ainda, como relevantes as indicações para o produto, o preço, como atrativo; as vantagens dos produtos a serem informadas, os tablóides e materiais promocionais.

            Pelo que se percebe a comunicação é o que se pode fazer para que o produto possa se comunicar com seu consumidor final.
             
3.2 O LAYOUT

            Ainda sob a visão de Kremer (2008) temos que o layout está relacionado à parte física da loja: planta baixa, localização dos objetos, circulação, criação de espaços nobres, planejamento de fluxo de cliente, de funcionários, disposição de mobiliário etc. Tudo para proporcionar a melhor estratégica para a colocação do produto.

3.3 EXIBIÇÃO DOS PRODUTOS

            A exibição dos produtos, talvez seja a técnica que mais requer atenção no que concebe o merchandising no pronto de vendas, isto por concentrar diversas atividades para se mostrar o produto dentro do ponto de venda. Começa por exibir os produtos para facilitar a compra, a escolha do melhor local, de melhor e imediata visualização do preço do produto, a disposição do produto em expositores, ao melhor alcance do cliente, os atrativos de vitrine, as decorações internas externas, promocionais estratégias são alguns dos itens citados por Kremer (2009).


4 CONCLUSÃO

O marketing tem como principal objetivo satisfazer com produtos ou serviços, os desejos do consumidor e o composto de mecadologia ou maketing mix, inclui toda a atividade relativa ao produto em si, e neste tem-se como objetivo principal, o negócio e a procura permanente da satisfação e fixação do consumidor.
Como podemos ver o merchandising e uma fatia do marketing, e ainda pode-se concluir que merchandising no ponto de vendas é uma série de atitudes, que são aplicadas em um local onde o produto ali exposto tenha a possibilidade de se comunicar de alguma forma com  o seu futuro consumidor final. As técnicas e os recursos são vários e acredita-se que novas possibilidades possam aparecer, pois o merchandising tem sua origem e aplicabilidade iniciadas por assim dizer recentemente e tem possibilidades de fluir amplamente para ambiente da internet.

5 REFERÊNCIAS

ARCHIVE. Maketing básico e descomplicado - o terceiro “P” ponto de Vendas. Disponível em: http://web.archive.org/web/20070316212056/http://www1.uol.com.br/livromarketing/cap20.htm
Acesso em: 20 jun. 2009.

KREMER, J. Marketing de Vendas. Ed. Asselvi. Indaial. 2008.

WIKIPEDIA, Merchandising. Disponível em; http://pt.wikipedia.org/wiki/Merchandising Acesso em 20 jun. 2009.


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