Pesquisar neste blog

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A EMPRESA E A ESTATÍSTICA


Rogerio Carlos Petrini de Almeida

Prof. Juliano Machado de Magalhães

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnologia em Processos Gerenciais (Turma 2831) – Estatística
14/07/08


RESUMO


Este conteúdo tem como finalidade descrever a influência da estatística nas empresas e mostra que sua aplicação pode estar presente em qualquer segmento de mercado e que seu uso, correto ou não, é uma ferramenta utilizada pelos administradores. Para compor o trabalho foram utilizados textos da Internet que levou a conclusão de que as empresas de um modo geral utilizam a estatística, para o benefício de sua gestão e produção.

Palavras-chave: Estatística; Estatística na empresa; Gestão.

1 INTRODUÇÃO


O presente texto nos traz uma visão do emprego da estatística nos mais diversos setores da atividade produtiva. O emprego de coleta de dados em campanhas eleitorais é um dos mais vivo exemplos da utilização da estatística, estas informações, dispostas em quadros e gráficos são vistas por milhares de pessoas, através dos noticiários da televisão e jornais de pequena a grande circulação.

Com base em conteúdo extraído de artigos da Internet pretende-se imprimir uma pequena visão do emprego desta parte da matemática que vem auxiliando a compreensão de muitos fatores sociais e econômicos.


2 APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA PELA EMPRESA

A tomada de decisão com base em dados estatísticos tem se tornado um ponto vital na economia de um país. A estatística está contribuindo com as tomadas de decisões, na seleção e organização da estratégia a ser adotada por organizações empresariais. As técnicas da estatística: de sondagem; coleta e organização de dados, e outras pesquisas auxiliarão na obtenção da realidade social e geográfica, permitindo a verificação e avaliação quantitativa e qualitativa, do dado pesquisado (CARMO, 2008).

O artigo da UNIP (2008) menciona, que profissionais do turismo, nutricionistas, médicos, fisioterapeutas, hoteleiro e outros, que necessitam de conhecimentos estatísticos para entender e atuar com desempenho melhor em sua atividade, pois as pesquisas nestas áreas estão fundamentadas em dados que são organizados dentro das técnicas e metodologias da estatística.

O artigo publicado pela Universia (2008), cita o emprego da estatística por rede de loja varejista para verificação em determinado período da redução de preço em produtos; cita um relatório de jogadores de beisebol que se utilizaram de drogas; relatório de marketing baseado em dados estatístico; fundo de renda fixa, com classificação de quatro estrela; dados demográficos em um cemitério. Citações que nos leva a percepção do emprego da estatística nos mais variados setores e com os mais variados interesses.

Na publicação da revista FAMAT em Revista (2008), tem-se dois trechos a considerar “[...]as empresas armazenam grandes volumes de dados sobres suas operações. Estas grandes bases de dados e a aplicação de técnicas estatísticas e de mineração de dados geram informações relevantes para a tomada de decisão[...].” ; e, “[...] A demanda é muito grande e mão se contra profissionais disponíveis.[...}”. Evidencia-se a preocupação pelo garimpo de informações com a utilização da melhor mão-de-obra disponível.

3 CONCLUSÃO

A estatística está inserida nos mais variados meios da sociedade produtiva. O uso crescente da estatística empresarial, esta ligado ao grande volume de informações armazenados pelas empresas que tem a necessidade de conhecer seu mercado, seu cliente, para prestar melhor serviços e maximizar os seus lucros.

A área da saúde utiliza-se da estatística em pesquisa de avanço ou recuo de epidemias e doenças, por exemplo, o caso de alastramento da dengue, em evidência, nestes últimos anos. O nível de mortalidade e nascimento, pesquisado pelo IBGE é importante para o desenvolvimento de uma cidade ou região.

A estatística abre espaços a todo instante e pode-se concluir que ganha fundamental importância junto às empresas que queiram se manter competitivas junto ao mercado e tem se mostrado uma ferramenta essencial em pesquisa e divulgações de órgão governamentais.

4 REFERÊNCIAS

CARMO A. A natureza da estatística. Disponível em: http://www.iasp.br/sys_arquivos/arquivos/133.ppt Acesso em 07 jul. 2008.

FAMAT. E o meu futuro profissional. N. 10. Ed. 04.2008. Disponível em http://www.famat.ufu.br/revista/index.htm Acesso em: 09 jul. 2008.

UNIP. Curso de estatística on line. Disponível em: http://www.chsk.com/unip/files/EstatisticaOnline1234.doc Acesso em 07 jul. 2008.

UNIVERSIA. Uso – e mau uso – das estatísticas: como e por que os números são tão facilmente manipulados. Disponível em: http://wharton.universia.net/idex.cfm?fa=viewfeature&id=1503&language=portuguese Acesso em: 09 jul. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário