Pesquisar neste blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Socialização digital

Socialização digital, na internet 


Imagem contida no site Convergência digital


   Sabemos que o ser humano tem a necessidade de se relacionar e procura as mais variadas maneiras de interagir pretendendo estar presente e ser conhecido entre o maior número de pessoas. A internet veio a proporcionar ferramentas que lhe permite romper distância geográfica, mesmo que pequenas, veio a romper o conceito de tempo, pois lhe fornece serviço 24 horas por dia, permitindo a comunicação simultânea com mais de uma pessoa. Em tudo isto se estabelece as redes sociais e comunidades virtuais, com um número de adeptos em crescimento geométrico. As redes sociais com recursos da web se tem como uma rede de comunicação com inter-relacionamento entre as pessoas, de modo afetivo, de trabalho, de troca de idéias, de estudo em fim tem-se a formação de grupos sob um mesmo interesse de se corresponder. Neste espaço os serviços do Orkut, facebook, Myspace, por exemplo, são preferidos. As comunidades virtuais por sua vez, oferecem ao grupo de interesse comum a troca de experiência e compartilhamento de informação e provocam a colaboração, cooperação e aprendizado ao grupo. Poderia se dizer que tais comunidades se ressumem a nichos distinto de assuntos com um fim comum.

    O expansionismo verificado revela a importância crescente desta engrenagem. As comunidades virtuais em propor aos seus envolvidos a disseminação de um conhecimento e ali armazenar opiniões e dados relativos ao assunto. As redes sociais, por permitir a troca de notícias, auxílio de informação, proporcionar descobertas de novas informações, entre as pessoas do grupo. Não obstante há de se dizer que tanto as redes sociais e comunidades virtuais são pivô do expansionismo das mídias e meio de comunicação, pois, exigem que novas descobertas sejam realizadas, para atender a voracidade deste público, que criam e proporcionam um depósito informacional de proporções gigantesca.

REFERÊNCIA



ROZADOS, Helem Beatriz Frota. TEMA 9: Comunidades Virtuais e Redes Sociais. Disponível em: http://moodleinstitucional.ufrgs.br/course/view.php?id=10743. Acesso em: 29 nov.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário