Pesquisar neste blog

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

ENERGIA NO BRASIL:CONSUMO, IMPACTOS AMBIENTAIS

ENERGIA NO BRASIL:CONSUMO, IMPACTOS AMBIENTAIS


Rogerio Carlos Petrini de Almeida

Prof. Juliano Machado de Magalhães

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnologia em Processos Gerenciais (Turma 2831) – Economia
29/09/07

RESUMO

O presente texto está voltado ao conhecimento de algumas informações sobre os tipos de fontes de energia, seu consumo e o impacto que ocasiona no meio ambiente. Não se pretende aprofundar em nenhum deles, mas propor um breve conhecimento de algumas fontes, o consumo, seu crescimento e apontar informações de alguns impactos que causam danos ao sistema ambiental. Concluindo que haverá redução de consumo de energias não renováveis e o despertar para novas fontes energéticas.

Palavras-chave: Energia e meio ambiente; Consumo de energia; Meio ambiente; Poluição.


1 INTRODUÇÃO


O Brasil por ser um país jovem tem necessidades de consumo energético imposta por seu crescimento econômico e muitas vezes vai buscar energia em fontes que tem causado danos ao meio ambiente.

A expansão econômica e industrial, proposta pelo país, teve e tem como pilar a produção de energia elétrica, o petróleo, a exploração do carvão para mover termoelétricas e mais recentemente destacam-se energia provenientes de fontes nucleares e da biomassa.

O crescimento da necessidade de geração de energia: elétrica para a indústria e para satisfazer o consumo doméstico; de combustíveis para o consumo da malha rodoviária, tem levado o governo e empresas privadas a incessante busca em suprir estas carências. Os projetos de exploração destes recursos estão voltados às legislações ambientais e se preocupam em diminuir a agressão do local explorado.


2 FONTES DE ENERGIA: ORIGEM, GERAÇÃO E CONSUMO

2.1 HIDROELÉTRICA
Geração de energia elétrica movida a turbinas movida pela ação de água com utilização de recursos hídricos represados em rios. É considerada energia limpa e renovável.
Segundo notícia publicada no jornal Correio do Povo (COSUMO, 2007) o consumo de energia elétrica, em 2006, era na ordem 388,3 TW/h e respondia por 84% da energia no Brasil.

2.2 PETRÓLEO
É um recurso natural abundante, combustível fóssil, considerado atualmente como a principal fonte de energia. É composto de uma cadeia de hidrocarbonetos e base de fabricação de outros produtos, tais como: gasolina; diesel, plásticos benzinas e outros.

O consumo diário de petróleo no país em 1999 foi estimado em 2 milhões de barris e deve atingi 3,9 milhões de barris por dia em 2020. ( UNICAMP, 2007)

2.3 NUCLEAR
Energia gerada em Usinas, que utilizam a fissão nuclear utilizando materiais altamente radioativos, como o urânio. No Brasil tem uso pacífico e é fonte geradora de energia elétrica. Em outros países tem fins militares, como a fabricação de bombas.

A energia nuclear promovida por Angra I e Angra II localizadas no Rio de Janeiro, fornece ao sistema elétrico 1957MW. (NUCLEAR TECNOLOGIA E CONSULTORIA, 2000)

2.4 BIOMASSA
Segundo Ramos (2000)
Trata-se do conjunto de organismos que podem ser aproveitados como fontes de energia, como a cana-de-açúcar, o eucalipto e a beterraba (dos quais se extrai o álcool), o biogás (produto de reações anaeróbicas da matéria orgânica existente no lixo), diversos tipos de árvores (lenha e carvão vegetal), e alguns óleos vegetais (mamona, amendoim, soja e dendê).
A Agência Internacional de Energia (AIE) calcula que em mais ou menos 20 anos, cerca de 30% do total da energia consumida pela humanidade será proveniente da biomassa. Em geral, salvo algumas exceções, elas são energias “limpas”, isto é, não produzem poluição e nem se esgotam. Pelo contrário, até podem contribuir para recuperar o meio ambiente devido ao uso produtivo que fazem do lixo e de outros detritos.

Este tipo de fonte energética está sendo explorado, intensamente em nosso país, especialmente na fabricação de etanol.



3 A PRODUÇÃO DE ENERGIA E SUA RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE, ALGUNS FATOS.


A energia elétrica produzida com a geração de recursos hídricos, promove a devastação de grandes áreas terrestres, ocasionado pelas inundações. Incide o desmatamento a inutilização de terras cultiváveis e a migração de povoação ribeirinha é inevitável.

“Estes empreendimentos mesmo bem controlados, têm tido impactos na manutenção de diversidade de espécies (fauna e flora) e afetado a densidade de população de peixes, mudando ciclos de reprodução”. (JANNUZZI, 2001)

O Petróleo é extraído de jazidas encontradas no subsolo, através de perfuração de poço, que atingem grandes profundidades (BRASIL ESCOLA). Exige grandes investimentos. A principal agressão ao meio ambiente é a ocasionada por derramamento ou vazamento de óleo em águas marinhas, que afasta e mata a fauna e a flora, na região atingida. (EJIK, 2007)

Na geração e consumo da energia nuclear são exigidos grandes investimentos, e boa parte destes investimentos é destinado à processos ambientais, a proteção ao ambiente, no armazenamento do lixo tóxico.

A energia proveniente da biomassa por sua vez não gera impactos ambientais, e, em alguns casos, contribuem para manutenção deste ambiente, como acontece com a reciclagem e queima de lixos como fonte energética.


4 CONCLUSÃO

A demanda de energia vem a impactar no avanço econômico de um país e nas necessidades do conforto da raça humana como um todo. O Brasil não é diferente do resto do mundo. Não importa o tipo de energia a ser consumida, sua necessidade é crescente e o consumo se torna maior a cada dia.

Não importa o tipo de energia ou a fonte de geradora, como visto, de alguma forma o seu uso ou consumo causa maior ou menor dano ao meio ambiente, mesmo as consideradas limpas ou renováveis influenciam no ecossistema.

O que se visiona é uma contenção de consumo de energias não renováveis, a redução do desperdício energético e a descoberta de novas fontes não poluentes ou de baixo impacto ambiental.

5 REFERÊNCIAS




CONSUMO de energia sobe 73%. Correio do Povo, Porto Alegre, 04 jul 2007, p.11, Coluna Economia.

EJIK,C.W.V. Poluição. Disponível em: http://www.coladaweb.com/diversos/poluicao.htm. Acesso em: 11 jul. 2007.

JANNUZZI, G. Energia e meio ambiente, 2001. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/energiaeletrica/energia12.htm . Acesso em: 10 jul. 2007.

NUCLEAR TECNOLOGIA E CONSULTORIA. A energia nuclear no Brasil. Disponível em: http://www.nuctec.com.br/educacional/enbrasil.html Acesso em 10 jul. 2007.

RAMOS, J. B.Energia – Desafios e alternativas para o século XXI, Informativo 33, 2000. Disponível em: http://www.institutoaqualung.com.br/info_ener41.html . Acesso em: 10 jul. 2007.

UNICAMP. Brasil será auto-suficiente em petróleo até 2020, diz estudo. Disponível em: http://www.dep.fem.unicamp.br/boletim/BE23/mar_28_2.html. Acesso em: 10 jul.2007.


6 ARTIGOS CONSULTADOS


MATTOZO, V. Meio Ambiente e Energia, 2001. Disponível em: http://www.guiafloripa.com.br/energia/ambiente/ambiente_energia.php. Acessado em: 03jul 2007.

COMCIENCIA. Usinas de energia impactam no meio ambiente. 2001, Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/energiaeletrica/energia07.htm. Acessado em: 10.jul. 2007.

ERA de energia barata chega ao fim. Correio do Povo, Porto Alegre, 02 jul 2007, p. 11, Coluna Economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário