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quinta-feira, 11 de novembro de 2010

SRI: Educação interativa

RESENHA
SRI: Educação interativa

Marília Câmara de Oliveira[1]
Rogério Carlos Petrini de Almeida[2]
O artigo elaborado a partir do trabalho de conclusão de curso de Biblioteconomia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2006 apresenta o serviço e atendimento ao usuário online e outras ferramentas tecnológicas para o Serviço de Referência e Informação (SRI); trata, portanto, com bastante atualidade, desse assunto importante para as mais diversas unidades de informação. E no artigo, a autora detém-se a descrevê-lo numa biblioteca universitária (BU) da UFSC.
A autora começa o texto definindo que segundo Grogan (1995) o trabalho de referencia é: “uma atividade essencialmente humana, que atende a uma das necessidades mais profundamente arraigadas da espécie, que é o anseio de conhecer e compreender”. Em seguida comenta a existência, na UFSC, de um programa destinado a oferecer treinamento, pré-agendado, para que o usuário tenha maior autonomia para encontrar a informação que deseja, e usar os recursos que a biblioteca disponibiliza.
O programa de treinamento foi desenvolvido com tecnologia de automação para dinamizar e capacitar o usuário a usar os serviços de referência e servir de informação a comunidade acadêmica como auxílio no processo de aprendizagem.
Schweitzer relata a o pensamento de vários autores com relação à importância das bibliotecas universitárias e a influência que elas vêm sofrendo devido às novas tecnologias que estão sendo disponibilizadas: “Como unidades que refletem as transformações da sociedade, as bibliotecas devem estar em constantes mudanças para atender às alterações políticas, sociais, econômicas, culturais e tecnológicas da sociedade para qual está voltada”. A autora conclui neste momento que “é conveniente dizer que a BU necessita interagir cada vez mais no ambiente a qual está inserida, acompanhando as mudanças, adequando seus serviços e desenvolvendo novos produtos para atender todas as demandas de informação existentes na universidade”.
O serviço de referência da UFSC está assim descrito pela autora: Consulta ao acervo; Base de dado; Programa de Capacitação do Usuário (proporciona treinamentos visando tornar os usuários mais aptos para a realização de pesquisas); Comutação bibliográfica; Normalização. Afirmando por fim, “que no serviço de referência de uma unidade de informação, o bibliotecário, deve promover o fluxo de informações entre a fonte e o usuário, atuando como mediador deste processo”. Ainda com relação ao profissional da informação esclarece que deve ser estimulado ao uso dos recursos e ferramentas informacionais, oferecendo suporte na pesquisa e servindo como suporte ao uso dos sistemas na busca da informação.
As atividades de educação do usuário ao uso dos recursos da biblioteca são pertinentes ao Serviço de Referência, e, Schweitzer descreve que o Programa de Capacitação de Usuários desenvolvido pela BU/UFSC, orienta os usuários na busca de fontes de informação online, na elaboração de referências, nas citações e na normalização de trabalhos acadêmicos, mas com certa carência de orientação a sistemática empregada. Para suprir esta carência a BU/UFSC está empregando a ferramenta wiki (software livre, de edição, colaborativa, e. gerenciador de conteúdo) como suporte ao usuário em expor suas dúvidas e realizar contribuições.
Em suas considerações finais a autora reporta-se a “Biblioteca Universitária como principal veículo de disseminação da informação científica deve acompanhar os processos de inovação tecnológica, adequar seus serviços e produtos e promover cada vez mais o uso intensivo dos recursos informacionais”. Ao profissional da área no dever de inovar suas práticas, aperfeiçoar o uso dos recursos informacionais existentes na biblioteca apropriando-se das tecnologias como aliadas aos serviços da biblioteca e enfatiza que o bibliotecário deve assumir o papel de educador, de incentivador da aprendizagem e mediador na formação do conhecimento.
A autora situa, com muita coerência, o profissional bibliotecário, em especial o que trabalha no serviço de referência, frente a sua responsabilidade de aprendizagem e busca de educação continuada para acompanhar as mudanças tecnológicas e o que elas implicam ao serviço de referência para melhor atender o usuário: com eficiência, com segurança, com ética e, principalmente, com o compromisso de bem atender o usuário.
Segundo a autora: “A Biblioteca Universitária como principal veículo de disseminação da informação científica deve acompanhar os processos de inovação tecnológica, adequar seus serviços e produtos e promover cada vez mais o uso intensivo dos recursos informacionais.
O texto traz uma evidente importância do serviço de referência no desenvolvimento de aplicativos facilitadores da busca do conhecimento, e suporte ao usuário, evidenciando por certo o importante papel de educador no processo de pesquisa ao auxílio do usuário.

REFERÊNCIA


SCHWEITZER, Fernanda. O serviço de referência da biblioteca central da UFSC e o programa da capacitação do usuário: desenvolvimento de uma ferramenta colaborativa com base na tecnologia wiki.  Revista brasileira de Biblioteconomia e Documentação. Nova Série, São Paulo, v.4, n.1, p 6 -19. Jan./jun, 2008.


[1] Aluno do Curso de Biblioteconomia – FABICO / UFRGS. Trabalho realizado como pré-requisito para avaliação da disciplina de Serviço Referência e Informação (BIB03088), ministrada pela Professora Maria Lúcia. Porto Alegre, nov. de 2010. E-mail:marilia2219@hotmail.com

[2] Aluno do Curso de Biblioteconomia – FABICO / UFRGS. Trabalho realizado como pré-requisito para avaliação da disciplina de Serviço Referência e Informação (BIB03088), ministrada pela Professora Maria Lúcia. Porto Alegre, out. de 2010. E-mail: rogério_petrini@hotmail.com.

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