Pesquisar neste blog

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

NOÇÕES DE RENDA FIXA E RENDA VARIÁVEL

NOÇÕES DE RENDA FIXA E RENDA VARIÁVEL


Rogerio Carlos Petrini de Almeida

Prof. Juliano Machado de Magalhães

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnológico de Processos Gerenciais (EMD2831) – Matemática financeira
13/08/07

RESUMO

Imprime-se uma noção de fundos de investimentos de rendas fixas e renda variáveis, trazendo o a definição conceitual de duas organizações. Aspectos do rendimento do capital são enfatizados concluindo que o investidor disponibiliza reservas de capitais para aplicação que lhe trarão um ganho melhor.

Palavras-chave: Renda Fixa; Renda variável; fundo.


1 INTRODUÇÃO


O presente texto pretende abordar conceitualmente o significado de fundos de renda fixas e variável e imprimir uma visão simples destas aplicações financeiras.
O conteúdo está baseado em pesquisa em artigos e fontes na internet.
Pretende-se imprimir conhecimentos iniciais em fundos de investimentos em renda fixa e renda variável.


2 NOÇÕES CONCEITUAIS

Os fundos de Investimentos, são aplicações em títulos de renda públicos ou privados. Possuem gestão que buscam o retorno do capital investido, não contam com a garantia do administrador ou outra qualquer. (SHOPINVEST, 2007).
A tributação do ganho, nos fundos, é regulamenta por instruções normativas da Receita Federal.
Estes tipos de investimentos estão classificados em dois segmentos: Mercado de renda variável e mercado de renda fixa.

2.1 FUNDO DE RENDA VARIÁVEL OU FUNDO MÚTUO DE AÇÕES

2.1.1 Segundo Banrisul Corretora (2007) renda variável é:

Conjunto de recursos administrados por uma distribuidora de valores, sociedades corretora, banco de investimento, ou banco múltiplo com carteira de investimento, que os aplica em uma carteira diversificada de ações, distribuindo os resultados aos cotistas, proporcionalmente ao número de quotas possuídas.

2.1.2 Segundo Receita Federal (2007) o mercado de Renda Variável

Compõe-se de ativos de renda variável, quais sejam, aqueles cuja remuneração ou retorno de capital não pode ser dimensionado no momento da aplicação. São eles as ações, quotas ou quinhões de capital, o ouro, ativo financeiro, e os contratos negociados nas bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas. (Grifo nosso)


2.2 FUNDO DE RENDA FIXA

2.2.1 Segundo Banrisul Corretora (2007) é:
Muitas vezes usado como sinônimo de Fundo de Investimento Financeiro (FIF). Um fundo de renda fixa pode ter até 49% de sua carteira composta por ações, mas basicamente aplicam em títulos públicos federais, títulos privados (debêntures) e CDBs. Dependendo do enquadramento do fundo, podem usar derivativos para proteção ou para alavancar rentabilidade.
2.2.2 Segundo Receita Federal (2007) o mercado de Renda Fixa:
Compõe-se de ativos de renda fixa aqueles cuja remuneração ou retorno de capital pode ser dimensionado no momento da aplicação. Os títulos de renda fixa são públicos ou privados, conforme a condição da entidade ou empresa que os emite. Como títulos de renda fixa públicos citam-se as Notas do Tesouro Nacional (NTN), os Bônus do Banco Central (BBC), os Títulos da Dívida Agrária (TDA), bem como os títulos estaduais e municipais. Como títulos de renda fixa privados, aqueles emitidos por instituições ou empresas de direito privado, citam-se as Letras de Câmbio (LC), os Certificados de Depósito Bancário (CDB), os Recibos de Depósito Bancário (RDB) e as Debêntures.
Equiparam-se a operações de renda fixa, para fins de incidência do imposto de renda na fonte, as operações de mútuo e de compra vinculada à revenda, no mercado secundário, tendo por objeto ouro, ativo financeiro, as operações de financiamento, inclusive box, realizadas em bolsas de valores, de mercadorias e de futuros e as operações de transferência de dívidas, bem como qualquer rendimento auferido pela entrega de recursos a pessoa jurídica.


3 RENDIMENTOS, RENTABILIDADE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS



Para se obter o rendimento ou a rentabilidade do investimento aplica-se a taxa paga pelos bancos que pode ser pré-fixada, pós-fixada ou flutuante. A taxa flutuante está atrelada a um percentual da variação, de um índice financeiro oficial que pode ser a TR, TJLP, CDI, ou um índice de inflação, como o IGP-DI ou IGP-M.
Em títulos, pré-fixado, fica-se sabendo na hora da compra quanto irá receber em juros, enquanto nos pós-fixados a remuneração que você receberá só será definida depois do vencimento do título.
As aplicações de renda fixa, normalmente, têm prazos que variam entre 30 dias e 180 dias enquanto que as de renda variável podem não ter esta normalidade.
Em geral os bancos, que negociam este tipo de investimentos, concedem taxas melhores de acordo com o volume (quantidade de capital) investido. Portanto quanto maior o capital, maior é a taxa e maior é o ganho.(ACIONISTA, 2007)
Em qualquer modalidade destas aplicações poderá haver incidência de imposto.


5 CONCLUSÃO

Observa-se que os fundo de investimentos são aplicações de recursos disponíveis de uma pessoa física ou jurídica, negociados por instituições bancárias e cujo rendimento podem estar atrelados ao mercado de renda variável ou mercado de renda fixa.
Para os investimentos dos capitais são esperados ganhos ou remuneração do capital investido, sendo que estes ganhos dependem das taxas de juros e do volume do capital aplicado.
Não há garantias, mas expectativa de ganhos mesmo sabendo que existe tributação fiscal sobre os rendimentos.

6 REFERÊNCIAS


ACIONISTA, Mercado renda fixa. Disponível em: http://www.acionista.com.br/mercado/renda_fixa.htm Acessado: em 07 ago. 2007.

BANRISUL CORRETORA. Glossário. Disponível em: http://www.banrisulcorretora.com.br/?secao_id=53 Acesso; 07 ago. 2007.
RECEITA FEDERAL. Aplicações financeiras – renda fixa e renda variável. Disponível em : http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2004/Perguntas/AplicFinanRenFixaRenVariavel.htm Acesso em 07 ago. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário