Pesquisar neste blog

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O inimigo público em síntese.

O inimigo do povo em síntese.
Rogerio CP Almeida ( 2009/1)
 O dramaturgo Henrik Ibsen – 1828-1906, nasceu em SKien, na Noruega. Teve uma vida modesta, a partir de 16 anos.  Aos 58 estava coberto de honrarias. Viajou por diversos países, como Alemanha e Itália. Escreveu 11 dramas considerados moderno, 08 dramas românticos e um triologia. Escreveu o Inimigo do Povo em 19882, peça dividida em cinco atos, cuja ação passa em uma pequena cidade da Noruega e se concentra em uma tema social. No enredo percebe-se o relacionamento da burguesia local diante da necessidade de solucionar um problema da cidade quanto ao destino de uma rede de esgoto.
 ATO I – Diálogo entre os Stockman e o prefeito Peter (irmão) representante da classe burguesa. O tema inicia é em torno de uma refeição que está acontecendo, cuja refeição é vista como um status, diálogo que se desloca para uma correspondência que poderia vir a ser objeto de publicação na imprensa local. Neste ato tem-se a participação de vários personagens: os filhos, Petro, Matheus, Estif, Billig do jornal, Hostad – redator. Termina o ato com uma suposta aclamação a ser feita ao Dr. Stockman, por sua descoberta em benefício a sociedade local.
ATO II - Inicia o ato com a chegada da correspondência esperada por Stockman. Esclarece ao sogro Martin Kill, que é a contaminação e o vírus causa de malefícios a população, mas não crê no assunto e na canalização que se faz necessária. A publicação da notícia fica em discução motivada pelo impacto que causaria, se fosse publicada. Vem a tona os custo elevados e o tempo necessário a para solucionar a poluição causada. Aparecem as diferenças entre o Dr. Stockman e o Prefeito Peter – seu irmão. Neste espaço desponta a colocação de “inimigo do povo” pela posição contrária ao prefeito, que primazia o fator econômico. Sob a ameaça de demissão e pressão da esposa. Drt. Stockman, mantém posição, e termina o ato.
ATO III -  Entra em pauta a impressão do artigo pondo em evidência a prefeitura e a burguesia local. O manuscrito deve ser posto em publicação com palavras fortes e revolucionárias. Billing , o impressor concorre a cargo de secretário na prefeitura e tal publicação não lhe seria favorável. Surge o prefeito que  recorre ao jornal com sua habilidade e expõem a repercussão que poderia incidir na população  sem recursos. Sugere a publicação de outro artigo e traz para seu lado o  jornal, demonstrando a força da burguesia sobre os inferiores. O ato termina com o apoio incondicional de sua esposa, diante do vira casaca de seus apoiadores, que se escoram na burguesia.
ATO iV – Uma sala para reunião é ofertada, onde se reúne uma multidão  para receber o discurso de St6ockman que como orador coloca todos os seus pontos de vista e se declara  adepto a destruição da comunidade que vive em mentira e é aclamado como inimigo do povo, por votação.
ATO V – O gabinete do Dr. é apedrejado. Recebe a demissão da mão do Prefeito. Do sogro, Martin Kill, recebe uma proposta que pode lhe corromper – é as ações da casa de banhos públicos – o principal gerador de esgoto. Ações compradas a preço vil.  Diante do sogro, um milionário, se dobra: o diretor e o editor do jornal, que mudam de lado a cada situação. Refuta a proposta e permanece na cidade com o ideal de criar homens livres e o ato termina com a família abraçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário