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sábado, 30 de outubro de 2010

Relato de uma visita a biblioteca da UFRGS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA
BIB 3077 – INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
PROF. Samile
Grupo: Gonzalo Alvarez, Jose Marculino, Rogerio Almeida
15/04/09


VISITA A BIBLIOTECA DA UFRGS

A biblioteca central da UFRGS foi criada através da portaria nº 1516, de 13 de dezembro de 1971, como órgão suplementar vinculado diretamente à Reitoria e, por delegação de competência, à Pró-Reitoria de Coordenação Acadêmica. Ela coordena e supervisiona, sob forma sistêmica, o conjunto das 33 bibliotecas especializadas da universidade.
Conta com distinguida infra-estrutura bibliográfica, documentária e informacional para apoiar as atividades de pesquisa da Universidade, centrando seus objetivos nas necessidades de informação do indivíduo, membro da comunidade universitária. Paralelamente ao contexto acadêmico, tem compromisso com a sociedade não vinculada à instituição, que se efetiva através da prestação de serviços, proporcionando o acesso à informação, à leitura e a outros recursos disponíveis que são instrumentos de transformação dessa sociedade.
O acervo total da biblioteca supera os 60.000 exemplares, destacando-se a coleção Eichenberg. As obras da coleção foram compradas pela UFRGS em 1969, constituída por cerca de 50.000 volumes e abrange os mais variados assuntos, com predominância em direito, economia, religião, história, filosofia, literatura e arte.
Também encontramos biografias, relatos de viagens e alguns livros de medicina.
Desses 50.000 volumes da coleção Eichenberg, 10.000 correspondem às obras raras, distinguindo-se uma bíblia do século XVI escrita em letra gótica no idioma alemão.
O acervo é completado com obras de referência, entre as quais podemos mencionar: dicionários, enciclopédias, periódicos, revistas.
Os serviços oferecidos pela biblioteca são: consulta na sede, empréstimo domiciliar, orientação na normalização de trabalhos acadêmicos, levantamentos bibliográficos, comutação bibliográfica nacional e internacional, treinamento de usuários, acesso a catálogos eletrônicos nacionais e internacionais, acesso a base de dados nacionais e internacionais. Outros benefícios, o acesso ao catálogo eletrônico SABI (Sistema de Automação de Bibliotecas) que integra o acervo das bibliotecas que compõe o SBU (Sistema de Bibliotecas da UFRGS) coordenado pela Biblioteca Central.
Outro sistema muito utilizado é o COMUT (Comutação bibliográfica) que permite a obtenção de cópias de artigos de periódicos, teses, trabalhos publicados em anais de eventos, relatórios técnicos e partes de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. O COMUT é um serviço pago.
Existe pessoal especialmente treinado para fazer a higienização dos livros. O processo de higiene no acervo é individual, livro por livro. A conservação e restauração são feita cuidadosa e organizadamente por funcionários da biblioteca, entre eles, bolsistas.
A biblioteca compra o acervo através de licitações e distribui os volumes entre as bibliotecas que compõe o SBU (Sistema de Bibliotecas da UFRGS) atendendo às prioridades de cada uma delas.
Efetiva a compra, os livros passam para o setor de aquisição, logo para o setor de processamento técnico, se faz o registro, se coloca a etiqueta e se ordena nos estantes.
Os objetos raros ficam em um quarto fechado, climatizados adequadamente, sob uma iluminação especial. Não é permitido o acesso livre ao público, é preciso marcar entrevista e fazer a pesquisa dentro do mesmo local, sob a vigilância de um funcionário da biblioteca.
A organização hierárquica da biblioteca é composta por uma bibliotecária, coordenadores e assistentes administrativos, bolsistas, estagiários, porteiros e pessoal de limpeza.
O único ponto negativo da biblioteca é a iluminação precária. Existem projetos e desenhos para melhorar a qualidade, que serão implementados com brevidade.
Nos últimos tempos a quantidade de usuários presenciais na biblioteca diminuiu consideravelmente. A missão da instituição é captar novamente o interesse dos alunos universitários e para isso implementou modificações e pôs à disposição uma ampla variedade de serviços, que permite e facilita a busca da informação desejada.


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