Pesquisar neste blog

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ARTE e Contemporaneidade

RESENHA
Arte e Contemporaneidade

Rogerio Carlos Petrini de Almeida1

Koneski (2008) começa seu artigo referenciando-se a inquietações e estranhamento da arte contemporânea, indaga “o que é arte?” neste momento e preocupação pela falta de ambição que a caraterizada. Fica sintetizado que a arte contemporânea está em um momento de inércia representando por uma estetização generalizada observada por um público cada vez mais desinformado a respeito de arte, que comumente se pergunta “isto é arte?”.
No texto apura-se a ocidentalidade da arte representada pelo cotidiano social e da realidade espetaculizada, como arte de nosso tempo, sem critérios, materialidade ou que fundamente a universalidade de valores que conduziam a arte e, deixa o convite a observar a arte como uma vocação de a vir para a luz, um rompimento da tradição.
Koneski (2008) utiliza a metáfora do Rosto de Levinas, para sensibilizar o enigma que envolve a arte contemporânea, nos dizeres “O Rosto é, principalmente, a expressão do diferente.” e, “A arte é o inominável.” sintetiza este diálogo, sem dispensar o entendimento do “outro” como o desconhecido, não íntimo e evidenciar a arte como um ser não ser - “murmúrio”.
A arte contemporânea aparece como errante, movida com desejo, configurada pela promessa e fascínio e desobediência de se mostrar e fluir e ser consciente.
O texto, também, relata a plastinização (cadáveres) de Hagens, não pelo aspecto de representação de um morto, mas sim pelo renascer de uma arte, um evento novo nas artes plásticas o surgimento do artistas fora de ateliês ou não pertencentes às correntes artísticas tradicionais.
A autora  finaliza fazendo algumas considerações e remete a pensar a arte contemporânea como desgarramento da essência, considerá-la arte fora de qualquer comparação, divisão de estilo ou forma. Pode-se afirmar que a arte contemporânea é narrativa e para se usufruir desta arte é necessário se ter novos pensamentos.

REFERÊNCIA
KONESKI, Anita Prado. O “murmúrio” na arte contemporânea in: Ensaios em torno da arte. Makowieky , Sandra; Oliveira, Sandra Ramalho (orgs). Chapecó: Argos. 19 -34 p. 2008.

1Aluno do Curso de Biblioteconomia – FABICO / UFRGS. Trabalho realizado como pré-requisito para avaliação da disciplina de Museologia e Arte (BIB03213), ministrada pela Professora Marlise Giovanaz. Porto Alegre, outubro de 2010. E-mail: rogério_petrini@hotmail.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário