Pesquisar neste blog

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Jornais na WEB - parte II

      

   A Internet era utilizada para serviços de jornalismos anterior ao evento do WWW, com o uso do recurso de e-mail, no envio de boletins de notícias, sua expansão ocorre a partir e 1990 com o crescimento do uso da rede. Alcança várias denominações: jornal digital; jornalismo eletrônico, online, ciberjornalismo, mas o que se pode constatar é o uso frequente da internet para a divulgação de notícias, de uma fase que passou da transposição das notícias para a construção da notícia inteiramente na Internet. ( MIELNICZUK, 2010).

      Mielniczuk (2010), relata as característica do webjornalismo, na interatividade: como processo que envolve a situação do leitor diante da situação máquina (computador); hipertexto da notícia que o autor publica e a relação autor e pessoas; na customização do conteúdo; na hipertextualidade; multimidialidade (os multimeios empregado como imagem e som ) e na memória, que permite ao leitor a busca de notícias antigas.
      Nas considerações finais de seu artigo Mielniczuk (2010) reúne as interrogações em três grupos: a esfera de produção (aqui especialmente sobre a necessidade da figura do jornalista) , do produto ( a dimensão do hipertexto, o formato multimeios, o tempo da notícia) e a esfera da recepção (a navegação da notícia, ora individualizada até ao seu receptor. E por fim deixa em aberto o assunto a novas pesquisas.

   O que se percebe é que o webjornalismo e o jornal na web estão consagrados na internet, interagindo com seu público leitor.  Ainda é interessante colocar que o site http://www.lospenetras.hpg.ig.com.br/jornais.htm , nos traz uma lista de todos os jornais nacionais, que podem ser lidos de maneira on-line.

REFERÊNCIA

MIELNICZUK, Luciana. Característica e implicações do jornalismo na Web. Disponível em:<
http://200.18.45.42/professores/chmoraes/comunicacao-digital/13-2001_mielniczuk_caracteristicasimplicacoes.pdf > Acesso em: 25 out. 2010.

Joirnais Nacionais On-line. Disponívelem: http://www.lospenetras.hpg.ig.com.br/jornais.htm.  Acesso em:
25 out.2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário