Pesquisar neste blog

sábado, 30 de outubro de 2010

O gerente de Produção

O GERENTE DE PRODUÇÃO


Rogerio Carlos Petrini de Almeida
Prof. Juliano Machado de Magalhães
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnológico de Processos Gerenciais (EMD 2831) – Administração de Produção
21/01/08


RESUMO

A preservação ambiental, a utilização adequada dos recursos naturais estão relacionadas ao gerente de produção. A matéria obtida da internet comenta a atividade do gerente de produção, a ISO 14000 e a responsabilidade ambiental, concluindo-se que existe afinidade e relacionamento entre o gerente de produção e o meio ambiente, pois os recursos de produção são extraídos do ambiente e o resíduo retornado a ele.

Palavra chave: Gerente; Responsabilidade; Isso 1400.


1 INTRODUÇÃO

O presente texto está baseado em artigos da internet e versa sobre o gerente de produção, suas obrigações, seu relacionamento e com as exigências estipuladas para a proteção do meio ambiente . Com relação ao tema, relata-se a responsabilidade ambiental e a ISO 14000, norma que emite certificação ISO 14001, que expede o Certificado de Gerenciamento Ambiental.

2 GERENTE DE PRODUÇÃO

O gerente de produção tem que ter posição firme de liderança, assumindo as responsabilidades de coordenar os recursos de produção e atividades administrativas, programação de produção, previsão de pessoal, equipamentos, controle de qualidade, controle de estoque, fazendo sempre a interface com outros setores (REAL CONSULTORIA, 2008).

O gerente de produção trabalha com departamento de compras para assegurar as especificações e manutenção dos estoques de ótimo nível. A prioridade do gerente esta no planejamento do tempo e horário da produção de cada lote, analisando o tempo disponível e suas limitações sem se preocupar com a carga horária de trabalho e sendo chamado a qualquer hora para solucionar um problema até que esteja tudo sob controle (REAL CONSULTORIA, 2008).

O gerente de produção deve dar exemplo à sua equipe, seguindo as regras e normas de trabalho, usando roupa protetora e equipamentos exigidos, fazendo reuniões com sua equipe e outros gerentes, analisando dados de produção e fazer relatórios (REAL CONSULTORIA, 2008).

Conforme classificação brasileira de ocupações, o gerente ambiental também tem como atividade a preservação do meio ambiente (MTE, 2008).


3 RESPONSABILIDADES DE UM GERENTE

  • Planejar, organizar e supervisionar as atividades de produção;
  • Supervisionar a elaboração do plano anual de metas de produção;
  • Supervisionar a elaboração de cronogramas de fabricação;
  • Supervisionar a elaboração do plano de expansão das instalações industriais;
  • Participar de discussões relativas a desenvolvimento de novos produtos;
  • Controlar as despesas gerais do departamento de produções;
  • Analisar e avaliar os aspectos econômicos do processo produtivo, mão-de-obra e quantidades de materiais consumido;
  • Elaborar procedimentos e determinar diretrizes para a manutenção do visual da fábrica referente a limpeza, pintura, conservação etc.;
  • Definir os turnos de trabalho necessários para o balanceamento da mão de obra;
  • Estudar, desenvolver e aperfeiçoar processos, equipamentos, ferramentas etc., estabelecer controle de processos;
  • Acompanhar e controlar sistematicamente o desempenho da produção, por meio de análise de indicadores gerenciais apropriados, propondo os planos e ações necessários;
  • Estudar em conjunto com a Engenharia e Qualidade, as necessidades de a empresa implementar os respectivos programas de desenvolvimento de novos equipamentos, produtos, automações, lay-aut, processos etc.;
  • Supervisionar as atitudes de inspeção de materiais de controle de qualidade da matéria prima;
  • Supervisionar as atitudes de estocagem de produtos acabados;
  • Acompanhar a execução de auditorias, visando a identificar necessidades de alterações, que permitam obtenção das certificações.


4 RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Responsabilidade ambiental é entendida como imputação de conseqüências ao infrator da legislação ambiental. Juridicamente a infração de normas ambientais poderá ter reflexos penais, civis e administrativos conforme a natureza da norma em pauta. Está regulamentada em nossa constituição no capitulo VI, artigo 225 e na Lei 6.938/81, artigo 3º, esta última também conceitua responsabilidade ambiental (MEZZOMO, 2008).


5 ISO 14000 E ISO 14001

A ISO 14000 determina as normas e regras para obtenção do certificado ISO 14001, que é a certificação do Sistema de Gerenciamento Ambiental – SGA, pretendido pelas empresas. A ISO 14001 é uma elaborada pela International Organization for Standardization com mais de 100 países membros (FIEC, 2008).

A ISO 14000 busca a exigência de boa política ambiental, aspectos ambientais, exigências legais, programas de gestão entre outras coisas (FIEC, 2008).


6 CONCLUSÃO

Através deste estudo conclui-se que a legislação atual tem se preocupado constantemente com a preservação ambiental, não por menos as empresas se despreocupam com o seu relacionamento, com a preservação deste ambiente, pois lhe é fundamental no processo produtivo. Delegando ao gerente de produção a gestão deste assunto.
O Texto revela o relacionamento do gerente de produção e a afinidade de suas atividades e cargo em relação ao meio ambiente, inclusive sendo incluída descrição desta atividade na CBO – Classificação Brasileira de Ocupação.


7 REFERÊNCIAS


FIEC,ISO. Disponível em:

MESSOMO,M C. Responsabilidade Ambiental. Disponível em:

TEM, Gerente de Produção. Disponível em :

PROMERITO, Gerente se produções. Disponível em:

REAL CONSULTORIA- Gerente de produção. Disponível em:



Nenhum comentário:

Postar um comentário