Pesquisar neste blog

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Santa Clara e a Bacia das Almas

RESENHA

Santa Clara e a Bacia das Almas

Rogerio Carlos Petrini de Almeida1

Luiz Antonio de Assis Brasil, Porto Alegrense, nascido 1945 formado em Direito, Exerce atividade de docente na PUCRS, em literatura. Publicou várias obras e ganhou vários títulos literários, sendo o último em 1988, por Cães da Província, recebendo o prêmio Literário Nacional do Instituto do Livro.
Em bacia das Almas, narra a trajetória de uma família de elite de Santa Clara, cujo patriarca Trajano, intendente do município possui uma família conturbada e problemática. Uma família composta de 6 membros, Márcia, Argemiro, Gonçalo, Luis, Laura e Sergio, cada um com uma história e vida sexual diferentes. De um Trajano promíscuo, um filho homossexual, a um que sofre de impotência, passa as filhas em situação incerta de incesto e casamento pouco feliz.
           Vê-se o apogeu da fazenda até a morte de Trajano quando começa a declinar pelas contradições dos filhos. Fazenda que cresceu em extensão por artimanhas de Trajano. O convívio da sociedade na casa de prostituição local é realçado em vários momentos, pois é onde ocorrem vários episódios com o patriarca e filho.
           A morte de Trajano é noticiada na capital e alcança seus filhos em locais distante da fazenda. A partir deste fato a figura do morto passa a assombrar os pensamentos da comunidade que não consegue se afastar de sua presença. Por alguns é visto como herói por outros como um gaudilho avassalador, mas todos tentam afugentar estas lembranças.
           Num segundo momento tem-se o conhecimento de episódios marcantes de cada filho, um afiliando-se a um partido político demonstra sua covardia e traz consigo uma política militar que tenta impor aos peões da fazenda mas acaba sendo ridicularizado. Dos outros se tem a narração de uma vida irregular, tudo isto os leva a posição de desentendimento na partilha dos bens e ao declino da estância. Um município em desamparo administrativo, assombrado pelo poder do seu antecessor, é superado depois de várias investidas no seu tumulo para certificar-se de sua morte, por fim a política se restabelece e um monumento é erigido ao Trajano, com uma placa com dizeres pouco ortodoxo.
O romance é de todo interessante, pois no traz em pauta a vida familiar de estancieiros da época, as expectativas pelo sentimento do positivismo. A atribuição da importância ao livro como suporte de conhecimento.

REFERÊNCIA
ASSIS BRASIL, Luiz Antonio. Bacia das Almas …....


1 Aluno do Curso de Biblioteconomia – FABICO / UFRGS. Trabalho realizado como pré-requisito para avaliação da disciplina de Literatura e Biblioteconomia, ministrada pela Professora Martha Kling Bonotto. Porto Alegre, junho de 2009. E-mail: rogério_petrini@hotmail.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário