Pesquisar neste blog

sábado, 30 de outubro de 2010

CARGOS E SALÁRIOS

CARGOS E SALÁRIOS


Rogerio Carlos Petrini de Almeida
Prof. Juliano Machado de Magalhães
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnologia em Processos Gerenciais (Turma EMD2831) – Administração de Recursos Humanos
02/03/09


RESUMO


O presente texto tem como objeto a visão da política que pode ser idealizada por uma organização e noção de planejamento de cargos e salários. A Remuneração tradicional e a remuneração estratégica é vista de uma forma conceitual simples, mas que leva a concluir que as empresas de uma forma geral aplica algum tipo de planejamento de cargos e salários tem sua política a respeito de remuneração seja ela tradicional, estratégica ou outra forma. Texto foi produzido a partir de pesquisa em artigos obtidos na internet e caderno de estudo fornecido pela UNIASSELVI.

Palavras-chaves: Cargos e salário; sistema de remuneração; remuneração estratégica.

1 INTRODUÇÃO


O texto relata uma breve visão da política que pode ser empregada na definição de cargos e salários. Discorre sobre a confecção de um plano de cargos e salários e dá uma pequena idéia de remuneração tradicional e remuneração estratégica.

Este trabalho está baseado em artigos obtidos na internet e caderno de estudos fornecido pela UNIASSELVI e leva a concluir que as empresas têm em seu âmbito organizacional o planejamento de cargos e salários e aplica em seu conhecimento a melhor forma de remunerar o cargo exercido, que lhe resultará em retorno financeiro.

2 POLÍTICA DE CARGOS E SÁLARIOS


Segundo o artigo de Promerito (2009) a política de administração de cargos e salários será feita considerando: a relatividade interna – remuneração estabelecida pela responsabilidade e qualificação na função; o equilíbrio orçamentário – levada em consideração o desempenho e resultados financeiros da empresa; a situação de mercado - remuneração efetuada conforme padrões do mercado para a função exercida.

O objetivo da política de cargos e salários e reconhecer a capacitação profissional e o desempenho dos seus funcionários e sua contribuição efetiva para os resultados da empresa.


3 PLANOS DE CARGOS E SALÁRIOS

Pode-se enumerar vários passos para se obter um bom plano que remunere adequadamente as funções exercidas em cada cargo dentro de uma empresa inicia-se pelo salário de admissão, a estipulação do salário na concepção de um cargo novo, as promoções verticais – ascensão de hierarquia dentro da empresa; as promoções horizontais – no tocante ao desempenho dentro do cargo exercido; ajustes de mercado; avaliação e desempenho; procedimentos para vagas, cargos, transferência e responsabilidade inerentes a função (PROMERITO, 2009).

É de se entender que a maioria das organizações tem em seu âmbito o princípio de um planejamento de pagamento de salários, pois sem o qual está se encaminhado a deficiência financeira.

4 REMUNERAÇÃO TRADICIONAL E ESTRATÉGICA

Segundo Kielwagen (2007) “A Remuneração estratégica foi introduzida nas organizações no sentido de valorizar as competências, habilidades e resultados alcançados pelas pessoas...”

O Sistema de Remuneração tradicional tem a predominância de motivações estabelecidas por incentivos financeiros e materiais (KIELWAGEN, 2007)

Além das remunerações citados observa-se outras formas de aplicar remuneração: remuneração variável, remuneração por competência, por tarefa.


5 CONCLUSÃO

A política de administração sobre cargos é salários e matéria de crescente importância dentro das empresas que visionam uma situação econômica- financeira estável, o plano de cargos e salários e modalidade de remuneração – estratégica, tradicional, variável são pontos de importância dentro de um recurso humano organizacional que se preocupa com custos e com desenvolvimento de pessoas para atender melhor as tarefas a serem exercidas.

Conclui-se finalmente que cargos e salários aplicados dentro de uma empresa estão no seu dia a dia e de alguma forma aplicam um planejamento salarial e tem empregada uma política de administração sobre remuneração.


6 REFERÊNCIAS

KIELWAGEN. E.k. Administração de recursos humanos, Indaial, Ed. Asselvi, 2008

Acesso em: 26 fev 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário