Pesquisar neste blog

sábado, 30 de outubro de 2010

Informação

INFORMAÇÃO


Rogerio Carlos Petrini de Almeida

Prof. Juliano Machado de Magalhães

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnologia em Processos Gerenciais (Turma 2831) – Sistema de Informação
09/04/08


RESUMO


O presente texto tem como objetivo o entendimento da palavra informação seu significado e o relacionamento construído a partir de dados na gestão da informação e em sistemas de informação. O uso de textos obtidos na Internet e o material fornecido no módulo de Sistema de Informação, da UNIASSELVI, foram fatores preponderantes, para que se conclua que o sentido da palavra informação é abrangente em seu significado e que a preocupação do homem em armazenar, organizar e trabalhar a informação lhes proporcionou a ideologia de sistemas de informações, que hoje lhe estão servindo.

Palavras-chave: Gestão; Informação; Gerenciamento; SIG.

1 INTRODUÇÃO


O texto, deste trabalho, enfoca a informação quanto ao seu conceito. Propõe o entendimento e o sentido de Sistema de Informação descrevendo a essência do SIG – Sistema de Informações Gerencial e o SAD – Sistema de Apoio a Decisão, modelos empregados contemporaneamente.

Para compreensão deste conteúdo utiliza-se a pesquisa em artigo da Internet e fundamentalmente a análise do Caderno de Estudos Sistema de Informação fornecido pela UNIASSELVI.

2 O CONCEITO DE INFORMAÇÃO

O artigo, “A Revolução Digital e a Sociedade do Conhecimento” (IME, 2008), nos traz uma visão do conceito de informação. Conceito que está enraizada em nossa consciência, mas não o consege-se de fato descrevê-lo. Cita-se alguns trechos do artigo, para que possa-se entender e absorver estas idéias.

O conceito, a noção que temos de informação é bem vago e intuitivo. Quando fazemos uma pergunta, estamos pedindo informação. quando assistimos televisão ou um filme, estamos absorvendo informação. Ao ler um jornal, uma revista em quadrinhos, ou ao ouvir uma música, sabemos que estamos lidando com algum tipo de informação. Até quando contamos uma piada estamos transmitindo informação. Usamos, absorvemos, assimilamos, manipulamos, transformamos, produzimos e transmitimos informação durante o tempo todo, durante todo o tempo. Entretanto, não temos uma definição precisa do que é informação. Não temos uma definição que diga o que é e o que não é informação. [..]

Os dicionários definem informação como o ato de informar. sob essa visão, a informação é vista como "algo" advindo de uma ação, advindo do verbo informar. Entretanto, não é feita uma descrição desse algo que advém do ato de informar; não se faz um descrição das características desse objeto, desse algo, sobre o qual a ação de informar age.

Então, o que é a informação?

Poderíamos resolver esse problema dizendo que a informação é um conceito primitivo, assim como o conceito de "conjunto" também o é; e é isso o vêm sendo feito até o presente. Entretanto, a realidade que está delineando-se têm exigido uma definição precisa do que é a informação, já que estamos entrando na era da sociedade da informação.
[...]

Tentar descrever detalhadamente o que é a informação pode parecer um exercício de futilidade para aqueles mais desatentos.
[...] Sabemos que o conteúdo de um livro é informação, o mesmo se aplica a filmes, músicas, jornais e revistas[..]

O artigo faz menção a conceito de dados como: uma seqüência de símbolos, ente totalmente sintático, não envolve semântica e podem ser representados com sons, imagens, textos, números e estruturas. Questiona e deixa o léxico informação descrita como: sujeita a evolução através da diversidade e expansível.

3 SISTEMA DE INFORMAÇÃO

A informação é um bem precioso de uma organização ou um indivíduo (KLOCH, 2007. p.3).

O dado de forma organizada traz a informação que por si produz o conhecimento que é o entendimento da informação.

A informação é o considerado um elemento de grande importância para a sociedade. O homem vem evoluindo na forma de seu gerenciamento, construindo sistemáticas que permitem sua melhor compreensão (KLOCH, 2007, p.3-5).

Sistema de informação são sistemas que permitem a coleta, o armazenamento, o processamento, a recuperação, a disseminação e interpretação do dado que constitui a informação. De forma organizada permite o entendimento do fato gerado. (KLOCH, 2007 p.6).

No passar dos anos, para administrar a informação, foram construídos alguns sistemas que permitem melhor acompanhamento dos dados convertidos em informação. Pode-se citar o Sistema de Informação Gerencial – SIG e o Sistema de apoio a Decisão – SAD, estes no âmbito do Sistema de Informações Empresariais.


3.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Os SIG – Sistemas de Informação Gerencial – são construídos para suprirem com informações a área de gerencia, informações com capacidade de dar suporte à decisão.

As principais funções destes sistemas é a coleta dos dados, o processamento gerando informações, o armazenamento guardando valores, distribuição no fornecimento de gráficos e o feedback do monitoramento das áreas no cumprimento de suas metas (KLOCH, 2007, p.81).

3.2 SISTEMA DE APOIO Á DECISÃO – SAD

São sistemas com funções específicas não vinculados aos sistemas existentes, mas permitem a busca de informações em bases de dados, retirando informações e são desenvolvido para apoiar a solução de um problema gerencial onde o usuário pode iniciar e controlar suas necessidades de forma amigável (KLOCH, 2007, p.82-83).

Segundo consta na Wikipédia (2008) “é uma classe de sistema de informação [...] Refere-se simplesmente a um modelo genérico de tomada de decisão que analisa um grande número de variáveis para que seja possível o posicionamento a uma determinada questão”
Apoio à decisão significa auxiliar na escolha gerando estimativas, evolução ou comparação e escolha.


5 CONCLUSÃO

Constata-se que ao abrir-se os olhos já depara-se com dados que identificamos e o tornamos em informação.

Estas informações nem sempre estão ao alcance de nosso entendimento. A proporção, ordenação, distribuição dos dados devem estar organizadas para que possa-se assimilá-las e entendê-los.

O Homem ser incansável na busca de mais e maior número de informações criou sistemas e mecanismo para guardar e manipular as informações por ele obtidas.

Pode-se, por fim, concluir que a informação e a administração destas informações são base de todos os conhecimentos e essenciais ao desenvolvimento do homem como um todo.


6 REFERÊNCIAS

KLOCH H. Caderno de estudos sistema de informações. Indaial: Asselvi, 2007.

IME. MAC 333 - A Revolução Digital e a Sociedade do Conhecimento. Disponível em:

WIKIPEDIA, Sistema de suporte a decisão. Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário