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sábado, 30 de outubro de 2010

MODELOS DO COMPOSTO DE MERCADOLOGIA

MODELOS DO COMPOSTO DE MERCADOLOGIA
 
Rogerio Carlos Petrini de Almeida
Prof. Juliano Machado de Magalhães
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnologia em Processos Gerenciais (Turma EMD2831) – Marketing
29/09/08
 
RESUMO 
O presente texto tem como objetivo a colocação de três modelos existentes para o composto de mercadologia conhecido também através do termo em inglês ‘marketing mix’. Os 4 P’s, 4 A’s e 4 C’s, vieram para implementar o mundo capitalista de novas percepções a respeito de negócio. Por certo pode se concluir que o composto de mercadologia, seja qual for o modelo, tem como objetivo principal, o negócio e a procura da satisfação do consumidor
e que a evolução do mercado poderá abrir caminho para novos modelos. O marketing ou mercadologia como é tratado por alguns especialista é a principal ferramenta para se chegar ao cliente. Utilizaram-se textos obtidos na Internet, material preponderante na formulação deste trabalho.
Palavras-chave: 4 P’s; 4 A’s; 4 C’s; Marketing.
 
1 INTRODUÇÃO
 
Este trabalho, relata o modelo 4 P’s de Carthy, o modelo 4 A’s de Raimar e o modelo 4 C’s de Lauterborn, todos como elementos que formam o composto de mercadologia. Cada elemento pode revelar-se interdependente mas possuem suas variáveis e características próprias.
O produto , preço, praça e promoção abordados pelos 4 P’s se encostam na visão dos 4 A’s: análise adaptação ativação e avaliação que espreita ao meio ambiente da empresa e consumidor. Os 4 C’s, têm uma concepção mais atual da integração dos 4 P’s, com as exigências do consumidor.
Para compreensão deste conteúdo utiliza-se a pesquisa em artigo da Internet .
2 O MODELO FORMADO PELOS 4 P’s – PRODUTO – PREÇO – PRAÇA - PROMOÇÃO
A divisão em quatro grupos de atividades foi desenvolvida por Jeronme MacCarthy, com base na teoria de Neil Borden, que em 1949 utilizou a combinação de elementos variáveis na composição da mercadologia. O produto, preço, promoção e praça, formam o composto , conhecido internacionalmente como os 4 P’s (SERRANO, 2008).
 
2.1 PRODUTO
O produto por sua vez tem em seu conteúdo a atividades de tipos de design, diferenciais de concorrências, características de produto, marca, especificações, embalagem, garantia.
"O produto refere-se ao "o que" está sendo oferecido ao cliente, podendo ser desde um bem físico, como, por exemplo, um televisor, como algo intangível, como, por exemplo, uma consulta médica" (FARIA, 2008).
2.2 PREÇO
Compõe em suas atividades o financiamento, condições de pagamento, prazo médio, número de prestações, descontos (SERRANO,2008).
Segundo Faria (2008) preço refere-se ao desembolso financeiro, mais os custos não financeiros, envolvidos na aquisição ou obtenção do produto.
2.3 PROMOÇÃO
"Refere-se aos meios utilizados para dar conhecimento, informar, lembrar e convencer os clientes sobre o produto" (FARIA, 2008).
Nesta função temos propaganda, publicidade, relações públicas, promoções.
 
2.4 PRAÇA
É conhecido como canais de distribuição ou pontos de distribuição, refere-se aos meios (lojas, logística, armazenamento, distribuição) que se utilizam para fazer chegar o produto até ao cliente (FARIA, 2008).
 
3 O MODELO FORMADO PELO 4As –ANÁLISE – ADAPTAÇÃO – ATIVAÇÃO – AVALIAÇÃO
Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação, é o modelo concebido por Raimar Richers, e forma as funções básicas incorporada pela administração de marketing, no plano de estudo do mercado e realidade brasileira (SERRANO, 2008).
Raimar, foi o primeiro a utilizar o termo "mercadologia", em lugar de "marketing" (SERRANO, 2008).
Para Raimar os 4 A’s ficam assim identificados:
- Analise: é a fase de identificação de forças do mercado (política, sociedade, legislação, tecnologia e concorrência);
- Adaptação: é a fase de adaptação dos produtos ou serviços às necessidades levantadas na fase de análise;
- Ativação: é a fase de concretizar os planos;
- Avaliação: é a fase de análise dos esforços despendidos e das forças e fraquezas organizacionais (SERRANO,2008).
 
4 O MODELO FORMADO PELOS 4Cs – CONSUMIDOR , NECESSIDADES E DESEJO – CUSTOS – CONVENIÊNCIA – COMUNICAÇÃO
Neste modelo criado por Robert Lauterborn, em 1990, temos uma equivalência com os composto do s 4 P’s.
Para "Consumidor – desejos e necessidades", têm o relacionamento com "produtos" de Carthy; Custos para satisfazer o consumidor se equivalem ao preço dos 4 P’s; "Conveniência para comprar" interage com as variáveis de praça de Carthy e "Comunicação" se relaciona com a "Promoção" dos 4Ps (SERRANO, 2008).
No artigo de Gerteiny (2008), enfatiza que: "Lauterborn considera que as empresas devem se concentrar no "Cliente", entender o que é importante para ele e apresentar o Produto em relação aos seus desejos ou necessidades e especialmente pelo custo que está disposto a pagar".
Ainda, o artigo de Gerteiny (2008) cita composto de mercadologia (mix de marketing) de Lauterborn, visto segundo a orientação do consumidor:
 
- Valor para o Consumidor: Benefício do produto na visão do comprador.
- Custo para o Consumidor: Preço mais custos do transporte.
- Conveniência para o Comprador: equivale à Praça/Canais de distribuição.
- Comunicação: um diálogo de duas vias e não unicamente Promoção.
 
5 CONCLUSÃO
A Uol (2008) na publicação digital do livro Marketing Básico e Descomplicado, traça a trajetória do marketing como o estudo do mercado onde surgiu da necessidade dos industriais de administrar uma nova realidade, causando uma transformação de um mercado de vendedores para um mercado de compradores, pois, inicialmente sua preocupação era puramente de logística e produtividade, para a maximização dos lucros. Os consumidores não tinham qualquer poder de barganha e a concorrência era praticamente inexistente.
Mercadólogos começaram a teorizar sobre como atrair e lidar com seus consumidores e sob as técnicas existentes que se baseavam mais na intuição do que na prática e passou-se a pensar em oferecer produtos/serviços/idéias de qualidade e valor, para que os consumidores voltem a comprar e a falar bem da empresa e de seus produtos.
O composto mercadológico foi formulado primeiramente por Jerome McCarthy , em 1960, e tratou do conjunto de pontos de interesse divididos em 4 elementos: preço; produto; praça promoção, para os quais as organizações devem estar atentas, para atrair e manter clientes rentáveis.
O marketing tem como principal objetivo satisfazer com produtos ou serviços, os desejos do consumidor e o composto de mecadologia ou maketing mix, inclui toda a atividade relativa ao produto em si; pode-se concluir que independente do modelo de marketing mix, tem-se como objetivo principal, o negócio e a procura permanente da satisfação e fixação do consumidor e que a evolução do mercado poderá abrir caminho para novos modelos.
 
6 REFERÊNCIAS
FARIA, C. A. Os 4Ps morreram? (I - o que são). Disponível em:
GERTEINY, G. G. O marketing mix dos tempos modernos, Disponível em:

SERRANO, D. P. Marketing Mix( Composto de marketing). Disponível em:
UOL, Marketing básico e descomplicado, Disponível em:
http://www.merkatus.com.br/10_boletim/104.htm Acesso em: 24 set. 2008.http://www.institutomvc.com.br/costacurta/art_GGG_O%20MARKETING%20MIX%C2%A0%20DOS%20TEMPOS%20MODERNOS.htm Acesso em: 24 set. 2008.http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Marketing%20Mix.htm Acesso em: 11 set. 2008.HTTP://www2.uol.com.br/livromarketing/cap14.htm Acesso em: 25 set. 2008.

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