Pesquisar neste blog

sábado, 30 de outubro de 2010

Liderança: Um Princípio

LIDERANÇA: UM PRINCÍPIO


Rogerio Carlos Petrini de Almeida

Prof. Juliano Machado de Magalhães

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnologia em Processos Gerenciais (Turma 2831) – Técnica de Gestão
31/10/07


RESUMO


O presente texto tem como objetivo trazer de forma simples o significado de alguns termos e conceito de alguns estilos mais clássicos de liderança, utilizou-se de alguns artigos da Internet e como material de apoio a leitura do livro O Monge e o Executivo de James Hunter (2004) foi fundamental para se ter uma percepção da abrangência de liderança – influência; amar; comportamento; ação -, tem em seus comentários um realce. Na leitura a seguir pode-se concluir que liderança, líder, poder, liderado, independente de estilos coexistem por um ideal.


Palavras-chave: Gestão; Liderança; Motivação; Líder.

1 INTRODUÇÃO

A liderança se desenvolve no meio de organizações formais e informais e a cada dia que passa o tema tem se evidenciado e chamado à atenção no âmbito da ciência da administração.

Os artigos se multiplicam e os livros abrem maior espaço a este item que é uma função administrativa. Liderança ressalta a capacidade de lidar com pessoas ou de se ter habilidade de usar as pessoas para resolver alguma situação.

O presente texto, baseado principalmente em artigos da Internet, foca o significado de algumas palavras ligadas ao tema, ao estilo de liderança e aos tipos de líderes e reproduz em um pequeno tópico as características pretendidas para os líderes do nosso século.

2 A LIDERANÇA

Inicialmente para entender-se o que é a liderança passa-se a descrever o significado de alguns termos, tais como liderança, líder, liderar e motivar:

Segundo o Pequeno dicionário da Língua Português de Celso Pedro Luft (1988):

- “ Liderança s.f. Função ou influência de líder; chefia; 2. Ação ou efeito de liderar”.
- “Líder s.m. Guia; Chefe; Cabeça”.
- “Liderar v.t. Governar ou dirigir como líder”.
- Motivar: despertar interesse, incentivar.

Na Wikipédia (2007) “liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas,” já motivação: “é o processo responsável pela intensidade, direção, e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta”.

Biscaia (2007) relata que “liderar é fazer com as pessoas queiram fazer o que é preciso”.

No artigo sobre liderança (PEQUENOS GRUPOS, 2007), tem-se uma definição básica de liderança, mas de grande abrangência e que interage com as os significados das palavras vistas – “Liderar é exercer uma influência que inspire e move as pessoas à ação, obtendo delas o máximo de cooperação e o mínimo de oposição” e a liderança está descrita como a capacidade com que as coisas aconteçam.

3 ESTILOS DE LIDERANÇA

3.1 LIDERANÇA AUTOGRÁTICA

Na Liderança Autocrática ou diretiva a liderança esta focada na execução de tarefas. As decisões são individuais, desconsiderando a opinião dos liderados (WIKIPEDIA, 2007).

3.2 LIDERANÇA DEMOCRÁTICA

Liderança Democrática ou participativa ou ainda, consultiva, é voltada para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório (WIKIPÉDIA, 2007).

3.3 LIDERANÇA LIBERAL

Neste estilo de liderança os liderados ficam livres para por seus projetos em prática sendo delegado pelo líder liberal (WIKIPÉDIA, 2007).

3.4 LIDERANÇA SITUACIONAL

Estilo de liderança que aplica uma mescla de outros estilos onde é analisada as diferentes situações e o líder por sua vez aplica o estilo que a situação requer (MARTINELLI, 2007).


4 O LIDER
Os líderes influenciam e estimulam as pessoas graças ao seu poder e este poder pode ser legítimo, de referência, e o poder do saber. A partir deste poder os líderes apresentam-se em várias classes ou tipos definindo o estilo de liderança a ser aplicado em seus liderados.


4.1 LIDER DITATORIAL

É o líder é quem ordena, impõe sua vontade, centralizando todas as decisões. Não abre espaço a seus liderados (ADMINISTRADORES, 2007).


4.2 LIDER PARTENALISTA

Caracteriza-se em ações de simpatias e antipatias. É o líder que atua como um protetor de seus liderados escolhidos.


4.3 LIDER LIBERAL

Caracteriza-se pela total liberdade da equipe, pouco interfere nos negócios. As equipes tomam decisões e direcionam suas atividades e conhecem o ramo de negócios e o mercado (ADMINISTRADORES, 2007).


4.4 LIDER DEMOCRÁTICO

O líder orienta o grupo a executar suas atividades, fazendo-o participar da tomada de decisão (ADMINISTRADORES, 2007).


4.5 CARACTERISTICA DO LÍDER NO SÉCULO XXI

Segundo a Wikipédia (2007) tem-se as seguinte descrição para as característica do líder contemporâneo:

O líder deve apresentar a característica de um profissional que possua integridade de caráter, sendo um exemplo a ser seguido pelos demais na organização, com capacidade de mostrar tanto na sua vida pessoal como profissional ética e bons valores; ser visionário, com clareza do futuro, prevendo e antecipando o futuro; deve ser uma pessoa entusiasta que motive seus subordinados sempre que se acharem desmotivados; ser competente em suas atividades para com a empresa; nunca esquecer que as pessoas como causa principal da existência da liderança jamais deve ser por ele esquecidas, elogiando e valorizando sua contribuição para o sucesso da organização; ser um estimulador da criatividade; sempre está pronto para ajudar, ensinar e aconselhar e possui a capacidade de transformar erros e falhas gerenciais em oportunidades. Líder é definido como a pessoa que possui capacidade de influenciar um grupo de pessoas de maneira não coercitiva utilizando do poder de seu cargo de chefia na organização, medindo seus atos e decisões que poderão afetar toda a equipe de trabalho, que deve por ele ser valorizada.


5 CONCLUSÃO

O líder evidenciado com os traços da personalidade, os estilos de liderança e a liderança situacionista descritas compõem-se as principais teorias sobre a liderança, (WIKIPÉDIA, 2007) .

Como visto há diversas formas de liderar e estas formas estão sofrendo mutações nas administrações contemporânea onde o líder interage com seus liderados de alguma forma, com a finalidade de atingir algum objetivo.

Do texto pode-se concluir que liderança, líder, poder, motivação e liderado estão interligados em um único processo, coexistindo para alcançar a execução de determinada tarefa.

Não existe liderança sem um líder e um líder ser poder ou motivação (objetivo) e tudo não teria razão de ser se não houvesse o liderado ou grupo de pessoas que permitem um estilo de liderança a ser aplicado pelo líder.


5 REFERÊNCIAS

ADMINISTRADORES. Liderança. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/11960/ . Acesso em: 01 nov 2007.

HUNTER, J. C. O monge e o executivo – uma história sobre a essência da liderança. São Paulo: Sextante, 2007.

MATINELI,J. As formas de liderança – Liderança situacional. Disponível em:

PEQUENOSGRUPOS.Liderança. Disponível em:

LUFT, C. P. Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa.7 ed. São Paulo: Scipione, 1988.

WIKIPEDIA. Liderança Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Taxa_referencial . Acesso em 30 out 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário