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sábado, 30 de outubro de 2010

LOGÍSTICA E COMPETIVIDADE

LOGÍSTICA E COMPETIVIDADE


Rogerio Carlos Petrini de Almeida

Prof. Juliano Machado de Magalhães

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnologia em Processos Gerenciais (Turma EMD2831) – Logística
15/12/08


RESUMO


O presente texto tem como objeto a compreensão do termo logística o desenvolvimento deste processo ao longo dos anos até o presente. Também, como objetivo proposto está relatado alguns itens que podem promover ou trazer vantagens competitivas quando empregada a logística no relacionamento com cliente, fornecedor e fabricante. Texto produzido a partir de pesquisa em artigos obtidos na internet e que levam a concluir que o emprego da logística com seus mais variados processos trazem de fato uma melhor abrangência às vantagens na competitividade.

Palavras-chaves: Logística; vantagens competitivas; economia.

1 INTRODUÇÃO


O texto relata um histórico breve histórico da evolução da logística e uma visão conceitual do significado do termo: logística. Discorre sobre vantagens que se pode obter sobre o emprego da logística objetivando fornecer uma compreensão sobre esta temática.

Este trabalho está baseado em artigos obtidos na internet e leva a concluir que o emprego da logística é um diferencial que permite se ter em relação na busca de vantagens competitivas.

2 A ORIGEM E CONCEITO DE LOGÍSTICA


A hermenêutica de logística está na palavra do grego “LOGISTIKOS”, e tem como significado: cálculo e raciocínio no sentido matemático.

No decorrer dos séculos o termo vem sendo empregado de forma contundente às movimentações na arte de guerra: deslocamento de tropas do exército; movimentações de armamento e alimentos, estabelecimento de guarnições e fortes, e a inclusive estabelecendo o local de origem de muitas cidades.

Pode-se perceber que a logística está ligada ao progresso humano; ao planejamento estratégico a incorporação de novas tecnologias e a arte de controlar.

    Segundo o artigo publicado por Tigerlog (2008) têm-se relatos dos principais fatos relevante da logística a partir de 1901, como segue:
   .
  • 1.901 - A logística é examinada pela primeira vez sob o prisma acadêmico no início do século XX através de um artigo de John Crowell, no artigo Report of the Industrial Commission on the Distribution of Farm Products, tratando dos custos e fatores que afetavam a distribuição dos produtos agrícolas;
  • 1.916 - Arch Shaw em seu artigo An Approach to Business Problems aborda os aspectos estratégicos da logística; no mesmo ano, L.D.H. Weld introduziu os conceitos de utilidade de marketing (momento, lugar, posse) e de canais de distribuição.
  • 1.927 - Ralph Borsodi, em sua obra The Distribution Age define o termo logística conforme utilizado hoje.
  • 1.941 - 1.945 - Com a 2ª Guerra Mundial a logística tem um impulso em evolução e refinamento.
  • Década de 50: as empresas começam a enfatizar a satisfação do Cliente no lucro. Serviço ao Cliente torna-se mais tarde a pedra fundamental da administração da logística.
  • 1.956 - artigo publicado pela Harvard Business School introduz o conceito de análise de custo total na área de logística.
  • Início dos anos 60: a Michigan State University e a The Ohio State University são as primeiras faculdades a ministrar cursos de graduação em Logística, devidamente reconhecidos pelo Governo americano.
  • 1.963 - Criado o National Council of Physical Distribution Management, mais tarde mudado para Council of Logistics Management, primeira organização a congregar profissionais de logística em todas as áreas com o propósito de educação e treinamento.
  • 1.976 - é publicado um estudo do CLM identificando os componentes do custo de manutenção dos estoques e apresentando uma metodologia para o seu cálculo.
  • 1.978 - a consultoria A . T . Kearney e o CLM publicam estudo denominado Measuring Productivity in Physical Distribution, a primeira avaliação completa do estado da arte da atividade de serviço ao Cliente nas empresas americanas.
  • Anos 70 e 80: implementação de diversas técnicas em logística como MRP, Kanban, JIT, etc., mostrando a eficácia das práticas logísticas e a necessidade do relacionamento entre Logística, Marketing, Produção e outras funções empresariais.
  • Década 80: grande aumento na utilização de computadores na administração da logística
  • Artigo publicado por Graham Sharman, intitulado The Rediscovery of Logistics aponta a necessidade de a alta administração reconhecer a importância da administração logística.
  • Década 90: formação de mercados globais (MCE, NAFTA, Mercosul, etc.)

  No Brasil:

em 1.977 são criadas a ABAM - Associação Brasileira de Administração de Materiais e a ABMM - Associação Brasileira de Movimentação de Materiais, que não se relacionavam e nada tinham de sinérgico;
• em 1.979 é criado o IMAM - Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais
• em 1.980 surge o primeiro grupo de Estudos de Logística, criando as primeiras definições e diretrizes para diferenciar Transportes de Distribuição e de Logística;
• em 1.982 é trazido do Japão o primeiro sistema moderno de logística integrada, o JIT - Just in Time e o KANBAN, desenvolvidos pela Toyota;
• em 1.984 é criado o primeiro Grupo de Benchmarking em Logística;
• em 1.984 a ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados cria um departamento de logística para discutir e analisar as relações entre Fornecedores e Supermercados;
• é criado o Pálete Padrão Brasileiro, conhecido como PBR e o projeto do Veículo Urbano de Carga;
• em 1.988 é criada a ASLOG - Associação Brasileira de Logística;
• instalação do primeiro Operador Logístico no Brasil (Brasildock’s)
• estabilização da economia a partir de 1.994 com o plano Real e foco na administração dos custos;
• evolução da microinformática e da Tecnologia de Informação, com o desenvolvimento de software para o gerenciamento de armazéns como o WMS - Warehouse Management System, códigos de barras e sistemas para Roteirização de Entregas;



O artigo “O que é logística?” publicado pela Tigerlog (2008) diz que a logística é reconhecida pela doutrina moderna como uma das 3 artes básicas militares neste caso a Logística se relaciona a provisão de recursos para suportar a estratégia e as táticas das forças de combate em terra, ar e mar. No mesmo texto tem-se a definição do meio empresarial como sendo “o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos Clientes“; finalizando com o conceito do The Internacional: Logística: “é a integração dos processos de negócio desde o usuário final até os Fornecedores originais que proporcionam os produtos, serviços e informações que agregam valor para o Cliente”


3 COMPETITIVIDADE E A LOGÍSTICA


Pode-se iniciar o entendimento desta abrangência citando a definição de competitivo fornecida pelo Dix (2008) que escreve: “Diz-se do produto que tem capacidade para competir com similares, em preço e/ou qualidade. A logística por sua vez é tudo aquilo que envolve o transporte de produto, estoque e a localização nesta cadeia de suprimento e a tecnologia que estão à disposição e se relacionam entre cliente, fornecedor e fabricante (MONTEIRO, BEZARRA, 2008).

A tecnologia que está à disposição da solução da logística é capaz de gerar soluções que satisfaçam qualquer necessidade de mercado. Sistemas integrados, códigos de barra, controles eletrônicos de estoques e outros aplicativos, otimizam o processo o que traz, em pauta, a real vantagem na competitividade do emprego da logística (MONTEIRO, BEZARRA, 2008).

Machado (2008) comenta em seu artigo que “Para aumentar a competitividade das empresas e do país uma das premissas é as a aplicação da logística de forma integral”, refere-se que este processo não esta isolado, que interage com a satisfação do cliente, com as condições das vias de transportes, com o armazenamento adequado do produto, com a redução de custos.

Segundo entrevista publicada na revista Fae Business (2002), Carlos Taboada relata que:
...o desenvolvimento de vantagem competitiva depende da capacidade da organização de se diferenciar dos concorrentes e de operar a baixo custo. Nesse sentido, as vias tradicionais para melhorar a produtividade, a qualidade e os custos foram se esgotando.Surgiu, então, a logística como uma nova oportunidade de conseguir esses ganhos.”


5 CONCLUSÃO

A logística apareceu como uma nova oportunidade para se conseguir ganhos e como ferramenta para se diferenciar entre os concorrentes.

O foco no cliente a busca de sua satisfação induziu a buscas de processos que viessem a atendê-los de forma a não agregar custos e neste meio surge na logística, mecanismos que atribuem vantagens nesta competição, sejam na agilidade de entrega de produtos; na redução de custos; na diminuição de tempo de entrega ou em controles.

Conclui-se finalmente que as vantagens competitivas que se pode obter com o emprego adequado dos processos de logísticas são de fatos um diferencial que pode beneficiar a cadeia de suprimento de qualquer negócio.

6 REFERÊNCIAS

FAE BUSINESS. Logística: o diferencial da empresa competitiva. Disponível em:

MACHADO, R.A logística como estratégia para a obtenção de vantagem competitiva. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/logistica_uma_vantagem_competitiva/20429/ Acesso em: 03 dez. 2008.

MICHAELIS. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/ Acesso em: 03 dez. 2008.

MONTEIRO, A.; BEZERRA, A. L. B., “Vantagem competitiva em logística empresarial baseada em tecnologia de informação”. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/Semead/6semead/PGT.htm Acesso em: 03 dez. 2008.
TIGERLOG. O que é Logística?. Disponível em: http://www.tigerlog.com.br/logistica/definicao.asp
Acesso em: 03 dez 2008.

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