Pesquisar neste blog

sábado, 30 de outubro de 2010

BARREIRAS AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

BARREIRAS AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO


Rogerio Carlos Petrini de Almeida

Prof. Juliano Machado de Magalhães

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnologia em Processos Gerenciais (Turma 2831) – Planejamento Estratégico
25/08/08


RESUMO


O presente texto tem como objetivo a evidência de algumas barreiras que ocorrem durante a execução do Planejamento Estratégico, alguns conceitos básicos de planejamento e o entendimento de cenários a serem visionados são fundamentais para se concluir que este tipo de planejamento é essencial à empresas e que as barreiras a estes impostas deverão ser combatidas pela participação de toda a organização. Utilizaram-se textos obtidos na Internet e caderno de estudo fornecido pela UNIASSELVI, material preponderante na formulação deste trabalho.

Palavras-chave: Plano estratégico, Planejamento; Barreiras ao planejamento.


1 INTRODUÇÃO


O texto, deste trabalho, enfoca a definição Planejamento Estratégico, de cenário e identifica algumas barreiras que podem socorrer durante a implementação de um planejamento estratégico, Apesar das restrições impostas pelas barreiras, as vantagens de planejar pesam mais favoravelmente em favor da empresa, que terá muitos tropeços em sua existência caso não adere ao estratégico, ao alcance de sua missão e visão.

Para compreensão deste conteúdo utiliza-se a pesquisa em artigo da Internet e caderno de estudo.

2 CONCEITOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

“Planejamento Estratégico é o processo coordenado de ações formalizado e de longo alcance, empregado para se definir e atingir os objetivos organizacionais” (TJGO, 2008).

É um conjunto estruturado de atividades que visa à elaboração de um documento, chamado plano estratégico que define para onde a organização pretende ir e como pretende construir o seu futuro” (FISTAROL, 2007).


3 OS CENÁRIOS

“Cenário é o espaço, real ou virtual, onde a história se passa” (WIKIPEDIA, 2008).

“É a descrição do futuro: deve ser internamente coerente, consistente e plausível” (ACADEMIADOFUTURO, 2008).
Segundo documentado pelo TJGO (2008), os cenários tem sua utilidade para descobrir as variáveis a serem considerada, os fatores e tendências a serem verificadas na evolução do planejamento e da atividade desenvolvida.
Diante de cenários apresentado é possível formar previsões e estipular ações diante de barreiras que possam advir do planejamento estratégico.


4 ALGUMAS BARREIRAS AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Segundo TJGO (2008) tem relatado como principais barreiras: dificuldade de criar visões a respeito do futuro; dificuldade do planejamento de operações não repetitivas; incapacidade de prever efetivamente; inflexibilidade na administração do plano; possível supressão da iniciativa; preguiça menta; falta de aderência entre o plano estratégico e seus desdobramentos; baixo envolvimento das partes interessadas; ausência de sistema de monitoramento. Ainda relaciona como barreiras ao planejamento estratégico os 10 erros cometidos na sua elaboração que são:

- Inexistência de um elemento coordenador com autoridade;
- Falta de visão operacional, com elaboração de planos mirabolantes;
- Organização distante de sua realidade operacional;
- Enfoque teórico;
- Enfoque interno sem a influência externa;
- Abordagem superficial dos assuntos tratados;
- Ambição distanciando do limite e realidade da empresa;
- Excesso de idealismo;
- Desconsiderações dos fatores psicológicos dentro da organização; e,
- Desprezo da capacidade de outras organizações.


4 CONCLUSÃO

O Planejamento Estratégico é sem dúvida uma das principais ferramentas que uma organização pode ter ao seu alcance. Por suas características deve ser presencial no quotidiano da empresa e na vida diária de seus colaboradores, mas não por isso de fácil implementação e de assimilação por todos os envolvidos com a empresa.

As barreiras que se apresentam ao perfeito funcionamento do planejamento estratégico estão presentes desde a sua formulação e pelo que se relata: pelo imediatismo das pessoas e pela falta e visão e paciência durante a execução do planejamento.

Conclui-se finalmente que as vantagens em planejar são superiores as barreiras que ocorrem no desenrolar do planejamento e que estas barreiras, que ocorrem com menor ou maior intensidade, devem ser combatidas com a participação de todos os elementos da organização.


5 REFERÊNCIAS

ACADEMIADOFUTURO, Glossário. Disponível em: http://academiadofuturo.blog.pt/376331/ Acesso em: 20 ago. 2008.

FISTAROL, C. F. Planejamento estratégico. Santa Catarina: Asselvi, 2007. p. 21- 30.

TJGO. Planejamento estratégico. Disponível em: http://www.tjgo.jus.br/Departamento/diretoria_geral/PLANEJAMENTO%20ESTRATEGICO%20-%20%20DIAGNOSE.pdf Acesso em 15 ago. 2008.

WIKIPEDIA, Cenário. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cenário Acesso em: 20 ago. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário