DIFERENÇAS CULTURAIS ENTRE PAÍSES FOCO NO COMÉRCIO TRANSNACIONAL
Rogerio Carlos Petrini de Almeida
Prof. Juliano Machado de Magalhães
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnologia em Processos Gerenciais (Turma EMD2831) – Comércio Exterior
03/11/08
RESUMO
O objetivo do presente texto é o relato de algumas diferenças culturais existente entre dois países e uma síntese do início do relacionamento comercial entre o Brasil e a China, também se evidencia algumas diferenças culturais entre dois países. O texto é composto por artigos extraídos da internet de onde se conclui que as diferenças culturais de duas nações devem ser consideradas, aceitas e respeitadas para que se tenha um fortalecimento do relacionamento comercial e político.
Palavras-chave: Brasil e China; Diferenças Culturais; Comércio exterior.
1 INTRODUÇÃO
O homem tem necessidades que o levam à incessante busca que desencadeiam a descobertas tecnológicas e estes avanços são cobiçados por outros povos, para atender aos seus anseios de natureza primária ou de conforto.
A procura e aquisição dos bens se fazem através de relacionamento entre os negociantes e para que este flua em harmonia, o conhecimento de dos hábitos e fatores culturais são primordiais para que esta troca se concretize.
Há sempre que se ter em conta as diferenças culturais entre povos diferentes.
O Brasil e a China tem sua aproximação comercial fortalecida a partir da década de 80, suas culturas tão diferentes não impedem a aproximação pois há uma respeitabilidade em suas tradições, marcadas por termos e compromissos assumidos.
Este relato está baseado em artigos extraídos da internet e deixa a imaginação despertar para inúmeras diferenças culturais que possa existir entre os povos.
2 PERCEPÇÕES DAS DIFERENÇAS CULTURAIS
Em entrevista concedida e publicada pela "MundoRi.com", Jose Bueno Mundori, tece comentário sobre a importância do respeito às diferenças culturais para quem atua no comércio exterior, neste sentido comenta:
Extremamente importante. Temos que conhecer , aceitar e respeitar essas diferenças como parte da cultura de outros povos, de outros países, de outros costumes e valores. Não é fácil. Muitas vezes não conhecemos e não entendemos essas diferenças culturais e fazemos propostas e temos atitudes dentro dos padrões que conhecemos e estamos acostumados. Até estranhamos certos comportamentos e reações de alguns clientes quando iniciamos nosso relacionamento. Temos que estudar cuidadosamente os costumes e valores dos países com os quais estamos negociando e em especial se os estamos visitando a negócios.
Uma cor branca que nos é simpática e leve, significa luto em outro país. Assim sendo, um catálogo de roupas brancas certamente não será bem recebido pelo cliente. A ilustração de catálogo com mulher bonita em trajes de praia não é aceitável na cultura islâmica. As flores têm significado distinto para vários países e culturas – a mesma flor que é agradável e apreciada em um país, pode não agradar em outro, ter sentido negativo ou depreciativo.
Atitudes, falas, modo de cumprimentar e de saudar as pessoas, comidas exóticas, consumo de bebidas alcoólicas, fumo, até modo de entregar cartão de visita e segurá-lo com as duas mãos – tudo tem sua importância e seus riscos, dependendo do país e das pessoas com as quais estamos conversando.
Quanto aos negócios e condições contratuais, é importante que a comunicação seja sempre objetiva, completa e clara, sempre confirmada por escrito para não restar qualquer dúvida quanto ao que foi tratado e acordado. Qualquer dúvida deve ser esclarecida de imediato e com clareza, antes de se fechar qualquer negócio (MUNDORI, 2008).
Dentre os diversos fatores e exemplos que pode ser citado para a verificação da importância da cultura nas relações comerciais tem-se a cultura como um dos fatores mais importantes: o estilo de vida adquirido historicamente; o idioma; idéias; crenças; costume; tradição; códigos jurídicos e morais hábitos de vestimentas e alimentação e outros componentes integram-se na formação da cultura de um povo (WEBARTIGOS, 2008).
3 RELACIONAMENTOS COMERCIAIS ENTRE O BRASIL E A CHINA
Em agosto de 1974 a assinatura do Comunicado Conjunto sobre o e Estabelecimento das Relações Diplomáticas entre o Brasil e a China principia o relacionamento comercial de uma agenda comum, independente da forma de governo e regime político. E m 1984 tem-se o consenso quanto aos princípios da defesa da ordem internacional baseado no respeito á integridade territorial e não interferência em assuntos internos de cada país. A partir desta década intensifica o relacionamento entre os dois países (CABRAL FILHO, 2008).
4 ALGUNS HÁBITOS CULTURAIS CHINESES
Relaciona-se a seguir alguns comportamentos a serem observados em relacionamentos comerciais, especialmente por brasileiros cujo intercâmbio mantido é recente e deve-se avaliar e comparar tais fatores.
- na China é comum negociar em grupos, não se estabelece uma relação de amizade;
- frases negativas são consideradas de péssima educação;
- aplausos é comum, para sinalizar de acordo;
- cortesia e formalidades são marcas registradas;
- convite para almoço e jantares são freqüentes;
- abraços não são indicados;
- receba cartões de apresentação com as duas mãos;
- roupa amarela simboliza sexo;
- utilize a mandarim em cópia traduzida e no nos cartões de apresentação, é bem visto.
O assunto não se exauriu por aqui pois os valores tradicionais prevalecem e a milenar cultura chinesa é muito rica (GOI, 2008).
5 CONCLUSÃO
Angelo Lunardi (2008) em seu artigo imprime uma visão sobre a atividade do comércio exterior e relata em observância aspectos culturais, idioma, Lei e regras, práticas comerciais, política, religião, meio ambiente, controle governamentais, normas técnicas, enfim o que se faz necessário a percepção de diferença cultural entre os povos.
O Brasil e a China são exemplos de relacionamento entre duas nações bem distintas; o Brasil um países jovem e com cultura secular, a China formada por uma cultura milenar e com diferente regime político.
Finalmente leva-se a concluir que onde há interesse em se manter um relacionamento deve-se ter uma atenção especial as diferenças culturais e seus componentes formadores e este conjunto deve ser considerado e respeitado para solidificar o relacionamento.
6 REFERÊNCIAS
CABRAL FILHO. S.B O Brasil e China - relação de cooperação no século XXI. Disponível em: http://www.ccibc.com.br/pg_dinamica .php?idpagd=58 Acesso em: 27 out. 2008.
GOI, C. A cultura e ética nas negociações internacionais entre o Brasil e a China, no período pós-globalização. Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/2133/1/a-cultura-e-eacutetica-nas-negociaccedilotildees-internacionais-entre-o-brasil-e-a-china-no-periacuteodo-poacutes-globalizaccedilatildeo/pagina1.html Acesso em: 30 out. 2008.
LUNARDI, A. L. Os caminhos do comércio exterior. Disponível em: http://cursos.aduaneiras.com.br/treinamento/estudecomex_2004/site_estudecomex/mapa_caminhos.htm Acesso em: 30 out. 2008.
MUNDORI. Jose Bueno, presidente da trustextport consultoria. Disponível em:
http://www.mundori.com/web/imprimir.asp?panumero=460 Acesso em: 30 out. 2008.
que bom
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