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sábado, 30 de outubro de 2010

DIFERENÇAS CULTURAIS ENTRE PAÍSES FOCO NO COMÉRCIO TRANSNACIONAL

DIFERENÇAS CULTURAIS ENTRE PAÍSES FOCO NO COMÉRCIO TRANSNACIONAL


Rogerio Carlos Petrini de Almeida

Prof. Juliano Machado de Magalhães

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnologia em Processos Gerenciais (Turma EMD2831) – Comércio Exterior
03/11/08


RESUMO


O objetivo do presente texto é o relato de algumas diferenças culturais existente entre dois países e uma síntese do início do relacionamento comercial entre o Brasil e a China, também se evidencia algumas diferenças culturais entre dois países. O texto é composto por artigos extraídos da internet de onde se conclui que as diferenças culturais de duas nações devem ser consideradas, aceitas e respeitadas para que se tenha um fortalecimento do relacionamento comercial e político.


Palavras-chave: Brasil e China; Diferenças Culturais; Comércio exterior.



1 INTRODUÇÃO


O homem tem necessidades que o levam à incessante busca que desencadeiam a descobertas tecnológicas e estes avanços são cobiçados por outros povos, para atender aos seus anseios de natureza primária ou de conforto.

A procura e aquisição dos bens se fazem através de relacionamento entre os negociantes e para que este flua em harmonia, o conhecimento de dos hábitos e fatores culturais são primordiais para que esta troca se concretize.

Há sempre que se ter em conta as diferenças culturais entre povos diferentes.

O Brasil e a China tem sua aproximação comercial fortalecida a partir da década de 80, suas culturas tão diferentes não impedem a aproximação pois há uma respeitabilidade em suas tradições, marcadas por termos e compromissos assumidos.

Este relato está baseado em artigos extraídos da internet e deixa a imaginação despertar para inúmeras diferenças culturais que possa existir entre os povos.

2 PERCEPÇÕES DAS DIFERENÇAS CULTURAIS

          Em entrevista concedida e publicada pela "MundoRi.com", Jose Bueno Mundori, tece comentário sobre a importância do respeito às diferenças culturais para quem atua no comércio exterior, neste sentido comenta:

Extremamente importante. Temos que conhecer , aceitar e respeitar essas diferenças como parte da cultura de outros povos, de outros países, de outros costumes e valores. Não é fácil. Muitas vezes não conhecemos e não entendemos essas diferenças culturais e fazemos propostas e temos atitudes dentro dos padrões que conhecemos e estamos acostumados. Até estranhamos certos comportamentos e reações de alguns clientes quando iniciamos nosso relacionamento. Temos que estudar cuidadosamente os costumes e valores dos países com os quais estamos negociando e em especial se os estamos visitando a negócios.

Uma cor branca que nos é simpática e leve, significa luto em outro país. Assim sendo, um catálogo de roupas brancas certamente não será bem recebido pelo cliente. A ilustração de catálogo com mulher bonita em trajes de praia não é aceitável na cultura islâmica. As flores têm significado distinto para vários países e culturas – a mesma flor que é agradável e apreciada em um país, pode não agradar em outro, ter sentido negativo ou depreciativo.

Atitudes, falas, modo de cumprimentar e de saudar as pessoas, comidas exóticas, consumo de bebidas alcoólicas, fumo, até modo de entregar cartão de visita e segurá-lo com as duas mãos – tudo tem sua importância e seus riscos, dependendo do país e das pessoas com as quais estamos conversando.

Quanto aos negócios e condições contratuais, é importante que a comunicação seja sempre objetiva, completa e clara, sempre confirmada por escrito para não restar qualquer dúvida quanto ao que foi tratado e acordado. Qualquer dúvida deve ser esclarecida de imediato e com clareza, antes de se fechar qualquer negócio (MUNDORI, 2008).


Dentre os diversos fatores e exemplos que pode ser citado para a verificação da importância da cultura nas relações comerciais tem-se a cultura como um dos fatores mais importantes: o estilo de vida adquirido historicamente; o idioma; idéias; crenças; costume; tradição; códigos jurídicos e morais hábitos de vestimentas e alimentação e outros componentes integram-se na formação da cultura de um povo (WEBARTIGOS, 2008).


3 RELACIONAMENTOS COMERCIAIS ENTRE O BRASIL E A CHINA

Em agosto de 1974 a assinatura do Comunicado Conjunto sobre o e Estabelecimento das Relações Diplomáticas entre o Brasil e a China principia o relacionamento comercial de uma agenda comum, independente da forma de governo e regime político. E m 1984 tem-se o consenso quanto aos princípios da defesa da ordem internacional baseado no respeito á integridade territorial e não interferência em assuntos internos de cada país. A partir desta década intensifica o relacionamento entre os dois países (CABRAL FILHO, 2008).


4 ALGUNS HÁBITOS CULTURAIS CHINESES
Relaciona-se a seguir alguns comportamentos a serem observados em relacionamentos comerciais, especialmente por brasileiros cujo intercâmbio mantido é recente e deve-se avaliar e comparar tais fatores.

- na China é comum negociar em grupos, não se estabelece uma relação de amizade;
- frases negativas são consideradas de péssima educação;
- aplausos é comum, para sinalizar de acordo;
- cortesia e formalidades são marcas registradas;
- convite para almoço e jantares são freqüentes;
- abraços não são indicados;
- receba cartões de apresentação com as duas mãos;
- roupa amarela simboliza sexo;
- utilize a mandarim em cópia traduzida e no nos cartões de apresentação, é bem visto.

O assunto não se exauriu por aqui pois os valores tradicionais prevalecem e a milenar cultura chinesa é muito rica (GOI, 2008).


5 CONCLUSÃO

Angelo Lunardi (2008) em seu artigo imprime uma visão sobre a atividade do comércio exterior e relata em observância aspectos culturais, idioma, Lei e regras, práticas comerciais, política, religião, meio ambiente, controle governamentais, normas técnicas, enfim o que se faz necessário a percepção de diferença cultural entre os povos.
O Brasil e a China são exemplos de relacionamento entre duas nações bem distintas; o Brasil um países jovem e com cultura secular, a China formada por uma cultura milenar e com diferente regime político.
Finalmente leva-se a concluir que onde há interesse em se manter um relacionamento deve-se ter uma atenção especial as diferenças culturais e seus componentes formadores e este conjunto deve ser considerado e respeitado para solidificar o relacionamento.

6 REFERÊNCIAS

CABRAL FILHO. S.B O Brasil e China - relação de cooperação no século XXI. Disponível em: http://www.ccibc.com.br/pg_dinamica .php?idpagd=58 Acesso em: 27 out. 2008.

GOI, C. A cultura e ética nas negociações internacionais entre o Brasil e a China, no período pós-globalização. Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/2133/1/a-cultura-e-eacutetica-nas-negociaccedilotildees-internacionais-entre-o-brasil-e-a-china-no-periacuteodo-poacutes-globalizaccedilatildeo/pagina1.html Acesso em: 30 out. 2008.

LUNARDI, A. L. Os caminhos do comércio exterior. Disponível em: http://cursos.aduaneiras.com.br/treinamento/estudecomex_2004/site_estudecomex/mapa_caminhos.htm Acesso em: 30 out. 2008.

MUNDORI. Jose Bueno, presidente da trustextport consultoria. Disponível em:

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