Pesquisar neste blog

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Biblioteca Lucilia Minssen

 



Relato da visita a Biblioteca Lucília Minssen




Marília Câmara de Oliveira1
Rogério Carlos Petrini de Almeida 2

A partir da visita realizada no dia 21 de outubro de 2010, elaboramos um relato a respeito da biblioteca em questão e procuramos, a partir da apresentação do contexto, abordar as questões de referência estudadas na disciplina.
A biblioteca Lucília Minssen, constituída em 1954, está localizada no quinto andar da Casa de Cultura Mário Quintana no centro de Porto Alegre. Foi inaugurada nesse local no dia 12 de outubro de 1990 e a diretora da biblioteca chamava-se Gládis Ferrão Barcelos, hoje sabemos que é escritora e bibliotecária atuante. Esta biblioteca infanto-juvenil é muito procurada por escolas do município e arredores e por famílias nos finais de semana (ocasião em que os pais jogam, lêem e se divertem com seus filhos).
O atendimento da biblioteca é das 8h30m até 18h30 de terça a sexta-feira, no sábado e domingo abre das 14h às 18h, horário que apresenta grande movimentação de público. Durante a semana tem a presença inclusive de público adulto e de sem tetos, que procuram o espaço para leituras as mais diversificadas.
As bibliotecárias responsáveis são Marília Diehl (diretora) e Nádia de Almeida esta bibliotecária trabalha a mais de quinze anos nessa biblioteca e por isso é muito experiente no trato e auxílio ao público infanto-juvenil. Há o trabalho de conservação e restauração das obras e o processamento técnico, no qual as obras são catalogadas e as obras recebem a lombada. A programação cultural é muito intensa. Há Programa Cultural de Literatura com contadores de história, apresentações teatrais, Hora do Conto dentre outras.
Chamou-nos a atenção o ambiente da biblioteca: muito iluminado, amplo, agradável e muito decorado com livros, esculturas, jogos e outros materiais interessantes.
A área de atendimento está localizada logo na entrada, em espaço claro e bem organizado, com visibilidade para o acervo, área de guarda-volume que fica a sua frente e a poucos passos a seção de obras de referência, formada principalmente por doações, motivo pelo qual se encontram um pouco desatualizadas, porém em bom estado de conservação, e com fluxo de consulta por várias pessoas.
Recebeu-nos no balcão a estagiária do curso de técnico em biblioteconomia do IFRGS, Malu de Moura. Primeiramente solicitamos obras de Mário Pirata. Ela pesquisou no computador (um tanto antiquado) pelo autor e anotou a localização na prateleira e nos alcançou as obras. Ela explicou que o catálogo está incompleto no computador sendo migrado para o sistema PHL, gradativamente, sem aceso ao público pela internet ou em computadores locais. É o funcionário do balcão que procura no sistema (PHL) por título ou autor e entrega o livro depois de retirá-lo da estante, em alguns casos o usuário retira o livro da estante, após a orientação do atendente. A biblioteca não tem site na internet, mas possui um Blog, que divulga os eventos culturais.
Há registros paralelos, ou seja, ainda em fichas de papel em que se procura pelo usuário e também no computador. A finalidade é gradualmente desfazer-se das de papel que por enquanto se mantêm.
Para que possa fazer o empréstimo, o usuário necessita levar comprovante de residência, documento de identidade e pagar uma taxa anual de R$ 10,00 maiores de 17 anos e de R$ 5,00 menores de 17 anos, após a confecção do registro pode fazer empréstimo na biblioteca. Atualmente constam como usuários ativos 200 pessoas cadastradas, as quais efetiva e frequentemente fazem empréstimos.
O catálogo topográfico está mantido e, muitos usuários ainda procuram ali o que desejam. A estagiária disse que procura auxiliar na pesquisa quando o usuário encontra dificuldade e, por já conhecer um pouco do acervo porque já está ali há um semestre, oferece as obras de acordo com a conversa que tabula com o usuário.
A procura pela simples curiosidade é muito grande, há crianças que procuram as enciclopédias e lêem o assunto que lhes interessam pela mais pura curiosidade. Há usuários que só frequentam a biblioteca para utilizar os joguinhos, se reúnem e jogam a tarde toda.
As estantes da biblioteca estão distantes mais de 0,90cm (conforme NBR 9050/04) entre uma e outra, o que possibilita a circulação de cadeira de rodas tranquilamente e as mesas de estudo possibilitam conforto aos cadeirantes, pois são acessíveis. Há uma obra do Mário Quintana em Braille a qual reúne os títulos: Sapo Amarelo, Batalhão das Letras, Lili Inventa o Mundo, Pé de Pilão e o Sapato Furado; essa obra é pouco procurada segundo a atendente. O acervo é diversificado, contendo obras de ensino de linguas estrangeiras, saúde e outros segmentos.
Ressalta-se que para crianças até 7 anos existe uma área específica com cadeiras baixa e mesas correspondentes, cercada por obras para esta faixa de idade.
Muitos usuários na época do vestibular procuram a biblioteca para estudar para as provas; outros procuram os livros dos cursos de idiomas, principalmente o francês.
Há uma planilha para fins estatísticos em que se anota o número de visitas, pesquisa, empréstimo, dentre outros.
A atendente nos disse: "essa biblioteca é uma biblioteca de contrastes"; recebe crianças e moradores de rua e também pessoas de classe social abastada. Há usuários que fazem origames e colocam no balcão para as crianças levarem para casa, principalmente o sapinho “pula-pula”; há um usuário que deixa seus desenhos para as crianças levarem.
A biblioteca possui um espaço amplo e aconchegante para leitura, a brinquedoteca e dali as crianças muitas vezes saem chorando, não querem mais ir embora.
Há de se revelar que na entrada há obras em divulgação e quadro informativo de eventos culturais ali realizados.

              Finalizando, na visita procurou-se observar os aspectos de serviços de referência, que por sua vêz apareceu como adequado àquela estrutura, dispondo de atendentes com conhecimentos do acervo, do público e do ambiente de um modo geral. Não por menos deixou-se de observar a biblioteca como um todo, cujo ambiente é agradável.

1Aluno do Curso de Biblioteconomia – FABICO / UFRGS. Trabalho realizado como pré-requisito para avaliação da disciplina de Serviço Referência e Informação (BIB03088), ministrada pela Professora Maria Lúcia. Porto Alegre, out. de 2010. E-mail:marilia2219@hotmail.com

2Aluno do Curso de Biblioteconomia – FABICO / UFRGS. Trabalho realizado como pré-requisito para avaliação da disciplina de Serviço Referência e Informação (BIB03088), ministrada pela Professora Maria Lúcia. Porto Alegre, out. de 2010. E-mail: rogério_petrini@hotmail.com.

REFERÊNCIA

Biblioteca Lucilia Minssen - Porto Alegre - Centro
Entrevista - Estagiária em Técnico em Biblioteconomia - Malu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário