Pesquisar neste blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Lucília Minssen

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação


Rogerio Carlos Petrini de Almeida







BIOGRAFIA DE LUCÍLIA MINSSEN













Porto Alegre
2010


 Rogerio Carlos Petrini de Almeida







Biografia de Lucília Minssen



Apresenta a biografia de Lucília Minssen. Trabalho de avaliação parcial da Disciplina Fontes Gerais de Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ministrado pela Professora Martha Bonotto.









Porto Alegre
2010

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO

1
BIOGRAFIA DE LUCILIA MINSSEN

2
CONSIDERAÇÕES FINAIS


REFERÊNCIAS





Resumo
Apresenta traços biográficos de Lucília Minssen, reunidos como importante para evienciar a sua pessoa. Usou-se como metódo a pesquisa junto a bilioteca, a entrevista junto a uma pessoa fonte e a consulta em meios eletronicos através da internet. O Objeto principal é reunir fatos importantes e representativos da vida da biografada para registrá-los de forma organizada . Conclui que a trajetoria da vida de Lucilia Minssen, constituiu-se de relações com o mundo dos livros, com a divulgação da leitura, deixando marcado seu nome na bilbioteca em que foi diretora.

Palavras-chaves: Fonte pessoal. Biografia de Lucila Minssen.


ABSTRACT

Shows traces biographical Lucília Minssen meeting as important to highlight his person. Used as a method to search along the library, interviews with one person and the source query in electronic media through the internet. The main object is to gather important facts and representative of the life of biographee to register them in an organized manner. Concludes that the trajectory of the life of Lucilia Minssen, consisted of relations with the world of books, with the release of the reading, by marking their name in the library where former director.

Keywords: Source staff. Biography of Lucila Minssen.

INTRODUÇÃO
O texto descreve a biografia de Lucílcia Minssen com informações de pesquisa realizado por grupo de alunos da UFRGS.
Biografia significa “texto sobre a vida”: texto onde se descreve, de uma forma organizada, e, com base em pesquisa em relatos e informações nas mais váriadas fontes, toda ou alguns momentos da vida de alguém (PALMA,2010).
De forma organizada reuniu-se vários registros da vida pessoal e prossifional na trajetória de sua vida. O trabalho realizado em sua existência lhe rendeu a perpetuação de seu nome incorporado na biblioteca localidada no espaço cultural Mario Quintana, centro de Porto Alegre-RS, que leva a razão social de Biblioteca Lucília Minssen.
O grupo pesquisador dividiu tarefas pesquisando junto a fonte pessoal Professora Glória Isabel Sattamini Ferreira, UFRGS-FABICO, que teve contato pessoal com a biografada e de onde se partiu com algumas informações. A própria Biblioteca Lucília Minssen, foi visitada para se obter maiores informações da vida desta pessoa, e, onde se obeve informações em registrops escritos e folders . O uso da internet resultou em vários ítens informativos que enriqueceram esta biografia.

1 BIOGRAFIA DE LUCILIA MINSSEN (1920 – 1968)


             Nasceu em Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul, em 15 de maio 1920, onde realizou seus estudos primários e escola complementar.
             Exerceu o cargo de professora primária em: Santo Ângelo; Cerro Chato, São SEPE; candelária e Cachoeira do Sul. Em 1947 bacharelou-se em Biblioteconomia pela Escola de Sociologia e Política em São Paulo-SP. Graduou-se em Artes no Wintrop de Carolina do Sul - Estados Unidos, em 1951 e em 1952 realizou o mestrado em Biblioteconomia no George Peabody College, em Nashville – Estados Unidos, sem tornando a primeira mulher mestrada em Biblioteconomia no Estado do Rio Grande do Sul. Entre 1954 e 1963 exerceu o cargo de diretora da Biblioteca Pública Infantil Central (que hoje leva o seu nome). Em 1955 elaborou bibliografias de Literatura Infantil e orientou a organização de bibliotecas escolares, ministrando cursos intensivos a professores encarregados destes tipos de bibliotecas. Em 1961 organizou e coordenou a criação das bibliotecas infantis do Bom Fim, Bairro São João e da Divisão Cultural da SEC. Docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na disciplina de Documentação e fez parte do órgão colegiado da URFGS. Foi a primeira mulher a exercer o cargo de diretora da Biblioteca Pública do Estado organizando a seção do Rio Grande do Sul. Lecionou a disciplina Noções de Bibliotecas Infantis e Escolares e exerceu o cargo de bibliotecária no Instituto de Educação General Flores da Cunha. Junto ao Conselho Regional de Biblioteconomia atuou como 1ª Vive-Presidente, no período de 16.06.1966 a 16.09. 1967, no período de 16.09.1967 a 16.09.1968, foi eleita para 2ª Vice-Presidência. Era membro do Conselho Consultivo da Associação Riograndense de Bibliotecário. Representou no Rio Grande do Sul a biblioteca do Congresso de Washington. Faleceu em 18 de novembro de 1968 sendo sepultada na sua cidade natal. Em 1971 a Biblioteca Pública Infantil Central, foi renomeada para Biblioteca Lucília Minssen, em sua homenagem.

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A trajetória da vida de Lucília Minssen foi repleta de realizações em prol da leitura e da expansão da biblioteca escolar e infantil.
Sua biografia é o espelho de uma vida dedicada ao mundo bibliográfico, de onde se conclui que era uma pessoa dedicada séria e com bons princípios, voltada a educação e a atividade de ensino. Não por menos em seus curtos 48 anos de existência deixou um rastro de dedicação e feituras que lhe valeu a homenagem de ter seu nome na biblioteca que foi diretora em 1954.
REFERÊNCIAS

CRB10. Institucional Disponível em: http://www.crb10.org.br/institucional.php > Acesso em: 16 de maio de 2010

Jornal Cachoeirense. Edição 46, 2005. Disponível em: <http://www.jornaldopovo.com.br/2007/anuario_2005/pdfs/anu46.pdf>. Acesso em: 17 de maio 2010.   

Jornal o Povo. Mês da Mulher: A Arte homenageia as mulhres. Disponível em:
<http://www.jornaldopovo.com.br/edicoes2001_2002/2cad1103.html>. Acesso em: 16 maio 2010.


PALMA, Ana Maria, et al. - Como fazer uma biografia. Disponível em:
<http://eb123-boliqueime.no-ip.org/site/images/ficheiros/2009-10/becre/dossier_aluno/guiao_biografia.pdf> Acesso em: 17 maio 2010.

Entrevista:
Glória Isabel Sattamini Ferreira, professora da UFRGS-FABICO, entrevista realizada em Porto Alegre – RS, 13 de maio de 2010.

Pesquisa:

Biblioteca Lucília Minssen – Secretaria de Estado da Cultura Governo do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário