Pesquisar neste blog

terça-feira, 26 de outubro de 2010

História em quadrinhos

 

HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO BRASIL: UM PARADIGMA HOLÍSTICO PARA JOVENS E ADULTOS.


Rogerio Carlos Petrini de Almeida


RESUMO


O texto relata quantitativamente o público interessado em história em quadrinhos, sem querer chegar a uma exatidão, e relaciona este mundo literário com a expectativa de ser um paradigma holístico. A metodologia empregada é a pesquisa na internet, através de motor de busca e tem por objeto a obtenção de elementos que permitam fazer algumas considerações do universo das histórias em quadrinhos, construída para jovens e adultos, porém sem extinguir o assunto. O trabalho conclui que o segmento de história em quadrinhos interage com o público tornando-se possivelmente condutor de modelo holístico e provavelmente um nascedouro de pessoas com pensamentos emergentes.

PALAVRAS-CHAVES
História em quadrinho; HQ Brasil, Paradigma holístico


1 INTRODUÇÃO


           A história em quadrinho no Brasil tem seu primórdio no início do século XX, com o surgimento das tiras satirizando alguns episódios da sociedade e da vida política.
A partir de 1930 começa a surgir um novo modelo de publicação de história em quadrinhos impulsionado pelo mercado americano e surge com o mundo Disney, na década de 1950, que caem no agrado do público.
          Uma associação de imagem e escrita que nasceu para atender ao gosto de muitos leitores, e como um propulsor ao hábito da leitura que remete o seu público ao imaginário muito além do cotidiano.
          Uma arte que coloca a imagens de cena diante do leitor, e o surpreende em sua expectativa inserindo um texto que o leva a reter sua atenção até o final da história.
É possível observar que o mundo da história em quadrinho antecipa em muitas vezes realidades tecnológicas, sonhadas, quem diria que o relógio de pulso, com transmissor de rádio, do personagem em quadrinho Dick Tracy, mais tarde imaginado com imagens ao vivo, pudesse a vir a ser realidade, em nossos micros celulares, a não ser por esta semente plantada por um paradigmas holístico.
          As festas infantis em nosso dia são temáticas e incorporam o herói da época ou personagens de revistas mais difundidas, como a turma da Mônica, por exemplo.
          É notável que o desenvolvimento deste segmento tem aumentado em número de leitores. Pais que lêem para os filhos, filhos que passam de histórias infantis para história infanto-juvenil, que passam para os quadrinhos mais específicos futurísticos ou não. São milhares de leitores que se lançam no mundo do herói, ao mundo do imaginário, ao futuro distante a uma galáxia longínqua, a uma nova forma de ver e pensar e será que este mundo literário conduz o seu leitor a ser inserido em um modelo emergente.

2 REALIDADES DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO BRASIL


          Acionado o motor de busca do Google (2010), com a expressão “história em quadrinho no Brasil”, surgem em poucos segundos 750.000 opções de consultas, se a opção por apenas “história em quadrinho, teremos 934.000 opções. Olhar uma a uma seria um sonho, pois, aí se teria uma grande noção do tema, porém o número já aponta para uma análise bastante interessante, são centenas de milhares de interessados, nesta cultura. Os números podem assustar ainda mais, basta realizar a buscar como “história em quadrinho online” e surgirão 58 milhões de opções, é fantástica a quantidade de interesse sobre este universo e por demais interessante a produção que o ambiente online pode sugestionar com sua facilidade. Outro segmento consultado foi os colecionadores de revistas em quadrinhos e aqui aparecem outros 281.000 itens. Não se deve esquecer também a pesquisa por “HQ Brasil” (HQ é uma abreviatura para história em quadrinhos, muito utilizada), nesta busca surgem outros 2.050.000 itens.
          A pesquisa poderia prosseguir com outras denominações, e abreviações – hb BR; hq brasileiro, mas o objetivo e verificar a evolução desta cultura literária e o interesse que desperta no seus leitores e como pode servir de paradigmas, que lhe permitem provocar uma mudança maior. A metodologia aplicada é o emprego do uso do motor de busca do Google, que permitirá, como uma enciclopédia, reunião alguns elementos para a elaboração deste texto.
A abrangência da história em quadrinho tem um aspecto holístico em sua magnitude, pois, não se detém exclusivamente a espaço de época restrito, se lança ao futurismo, inova em técnica de desenho, de disponibilização em meios tecnológicos e lança heróis e história que nos remetem a ambientes que jamais sonhamos estar.
Por holístico tem-se, a saber, segundo Wikipédia (2010) que:
A palavra foi criada por Jan Smuts, primeiro-ministro da África do Sul, no seu livro de 1926, Holism and Evolution, que assim a definiu: "A tendência da Natureza a formar, através de evolução criativa, "todos" que são maiores do que a soma de suas partes.
A própria definição nos coloca: evolução criativa e a interagir além do todo, e a história em quadrinho surpreende em sua evolução saindo do suporte de papel a mídia em cinema (JARCEM, 2010), não por menos deixando de estar presente em festas infantis e torna-se um paradigma de pensamento do herói vencedor do bem sobre o mal, na formação das pessoas. Paradigma segundo coloca Guimarães (2010), “é a percepção do geral e comum” é um modelo ou algo que serve de parâmetro. Dick Tracy, com sua parafernália para desvendar crimes (rádio de pulso), serviu de modelo para a pesquisa, que frutificaram em algo sólido em nossa contemporaneidade (WIKIPEDIA, 2010).
A história em quadrinho por definição de Luchetti e Luchetti (19--) “é uma narrativa formada por uma seqüência de pequenos quadros desenhados [...] Seu texto via de regra, dentro do quadrado circunscrito num balão [...]”, ingressa na vida do brasileiro no início do século XX.
Em 1930 foram introduzidos ao público do Brasil os heróis americanos que obtiveram grande aceitação e inspiraram novas criações e em 1950 é lançado os quadrinhos da Disney, cujos personagens chegam aos nossos dias e são popularmente conhecidos. Solero (2010) ressalta ainda em seu artigo, que em 1905 começou a surgir história em quadrinhos brasileiros e que na década de 1960 multiplicaram-se estes títulos.
Vergueiro (2007), em seu artigo “Discute o desenvolvimento das histórias em quadrinhos no Brasil, apontando, em anos recentes para a emergência de novas tipologias de produtos quadrinhísticos, direcionados para públicos mais adultos”. Relata uma tendência a diversificação de uso da tecnologia e do público apreciador deste atraente segmento literário da linguagem gráfica, se preocupa com a redução de leitores em geral e aprecia a inclusão, em 2006, de títulos em quadrinhos no Programa Nacional de Biblioteca Escola, como incentivador a leitura e a sobrevivência dos quadrinhos.
A matéria postada por Andre Dib, em março de 2007, no blog, Quadro Mágico, desenha uma história de quadrinho voltado a episódios da História do Brasil, a biografia de personagens ilustres, referenciando uma associação do quadrinho a área da arte, educação e diversão.
           O sítio Universohp (2010), como tantos outros nos remete a diversas informações em suas abas de acesso e neste, porém na aba intitulada coluna aparece um ícone com a denominação de “museu dos quadrinhos”, sinalizando um novo alcance deste mundo de arte literária.


3 COMENTÁRIOS FINAIS


           A trajetória da história da “história em quadrinho no Brasil” acompanha a evolução deste universo, e é perceptível o interesse de milhares de pessoas por este segmento, seja como leitores assíduos ou leitores eventuais, ou, mesmo leitores por acaso.
Surgem na internet milhares de páginas de assuntos, muitos blogs, fórum, sites temáticos, demonstram que este tipo leitura é apreciado e fazem parte da vida destas pessoas e em conseqüência tem uma tendência de influenciá-las de alguma maneira.
O rádio de pulso de Dick Tracy influenciou a pesquisa que pode ter sido um dos componentes de se chegar aos nossos celulares, isto como uma idéia especulativa, pois, pode haver dezenas de outros fatores, mas o que se pretende é semear que os criadores das histórias de quadrinhos em seus quadros seqüenciais de imagens: imaginárias, fictícias, futurística, vindas do cotidiano, em fatos reais, que de certa maneira geram expectativas e modelos que despertam a mente para a percepção de algo a mais.
A história em quadrinhos adapta-se aos tempos e ao seu público, assume as tecnologias existentes e lançam novos protótipos, transpassam as idéias presentes reformulam idéias do passado, permitem que animais falem que o homem voe pro si só. O mundo infantil é uma abordagem elegante que agrada até aos mais velhos, por certo milhares já viram os quadrinhos, transformados em filmes: de Rei Leão, Branca de Neve, a Bela e a Fera, saídos de clássicos da literatura e animados para algo que seus autores talvez nem sonhassem.
          A história em quadrinho no Brasil é um mundo abrangente e com um público considerável, que pratica esta leitura, e o texto leva a concluir que pela extensão que se projeta, pelos sentimentos que desperta, seja na busca de algo futurístico, ou a visão de solução de um impasse entre o mal e o bem, ou um momento de lazer, ou até mesmo, pela técnica na construção dos quadros, é um segmento condutor de modelo holístico e provavelmente um nascedouro de pessoas com pensamentos emergentes.

ABSTRACT

This report describes quantitatively the public interested in comics, without wanting to reach accuracy, and relates this literary world with the expectation of being a holistic paradigm. The methodology is to search the Internet via the search engine and has the objective of obtaining evidence to make a few in the world of comics, built for youth and adults, but not extinguish it. The paper concludes that the segment of comic interacts with the public becoming possibly the driver of the holistic model and probably a birthplace for people with thoughts that emerge.

KEY WORDS
Comics; HQ Brazil, holistic paradigm

REFERÊNCIAS


DIB, Andre. História (do Brasil) em quadrinhos: entrevista com Spacca. 23 mar. 2007.


GOOGLE. Historia em quadrinho. Disponível em: http://www.google.com/search?hl=en&q=historia+em+quadrinhos+brasil&btnG=Search&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= Acesso em 15 abr.2010.


GUIMARAES, Carlos A. Fragoso. O novo Paradigma Ecológico-Holístico. Disponível em: <HTTP://207.46.8.249/att/getAttachment.aspx?file=7223f280-e129-407d-ce8d339f8.. > Acesso em 22 mar. 2010


JARCEM, René Gomes Rodrigues. História das Histórias em Quadrinhos. Disponível em : <http://www.historiaimagem.com.br/edicao5setembro2007/06-historia-hq-jarcem.pdf> > Acesso em: 15 abr.2010.


LUCCEHTTI, Marco Aurélio e LUCCHETTI, Rubens Francisco. História em quadrinho: Uma Introdução. Revista USP [ 19--], p. 25-35. Disponível em: http://www.usp.br/revistausp/16/03-marcoaurelio.pdf Acesso em: 15 abr. 2010.


SOLERA, Rauph, Luiz. A história em quadrinhos no Brasil e no mundo. Disponível em: http://www.legal.adv.br/zine/hq/hq01a.htm Acesso em: 15 abr. 2010.


UNIVERSOHQ. Disponível em: http://www.universohq.com/quadrinhos/colunas_indice.cfm> Acvesso em: 20 abr. 2010.


VERGUEIRO, Waldomiro. A atualidade das histórias em quadrinhos no Brasil: a busca de um novo público História, imagem e narrativas
No 5, ano 3, setembro/2007 Disponível em: http://www.historiaimagem.com.br/edicao5setembro2007/01-w-vergueiro.pdf> Acesso em: 15 abr. 2010.


WIKIPEDIA. Holismo. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hol%C3%ADstico Acesso em: 15 abr. 2010.
ID. Dick Tracy. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Dick_Tracy Acesso em: 20 abr. 2010.


Aluno do Curso de Biblioteconomia – FABICO / UFRGS. Trabalho realizado como pré-requisito para avaliação da disciplina de Metodologia da Pesquisa Aplicada a Ciência da Informação (BIB03060), ministrada pela Professora Ana Dalla Zen. Porto Alegre, abril de 2010. E-mail: rogério_petrini@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário